Lula cumprimenta simpatizantes em Salvador, foto site do PT nacional
Ao reunir três dos quatro governadores do partido no primeiro encontro partidário, Lula realinhou e reaglutinou os petistas. Desde sua prisão de 580 dias, eles andavam sem rumo e sem foco. O encontro aconteceu nessa quinta (14), em Salvador (BA) onde apontou vários caminhos que irão orientar a trajetória do PT daqui pra frente. Primeiro, com relação ao momento presente (governo Bolsonaro). Segundo, sobre o futuro, especialmente nas próximas eleições municipais e nas presidenciais.
De olho na inevitável polarização, adiantou que o PT vai ocupar o lugar que está vago na política nacional, o da oposição ao governo Bolsonaro. E o foco será a política econômica. Criticou medidas recentes, como a MP do programa Verde e Amarelo, a reforma tributária e o leilão da Petrobras. “É como um desses desastres que acontecem de vez em quando”, disse sobre Bolsonaro.
Segundo ele, o partido deve apostar na polarização, apontando que quem polariza é quem disputa o título. O PT vem polarizando desde 1989 e vai polarizar em 2022.
No mais reafirmou que o partido tem que estar unido, que não tem que fazer autocrítica e que nem a fará, como cobram aliados internos e externos. “Vocês já viram alguém pedir para FHC fazer autocrítica? […] Quem quiser que o PT faça autocrítica, que faça a crítica você. Quem é oposição que critica, ela existe para isso […] Na dúvida, a gente defende o nosso companheiro”, afirmou o ex-presidente. Seu partido, o PT, foi acusado e julgado pelos escândalos do mensalão (2005) e do petróleo (2017).
Com o realinhamento partidário feito, confirmou que o PT terá candidatos próprios nas eleições do ano que vem e nas presidenciais de 2022. Diante disso, descartou de vez aliança com Ciro Gomes (PDT), justificando que o “PT não nasceu para ser partido de apoio” a outro.
Sobre Bolsonaro e possíveis rivais, deixou críticas e ironias. Voltou a ligar o nome do presidente ao de milicianos e ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de seu motorista Anderson Gomes. No entanto, não irá brigar com os milicianos, porque essa briga, segundo ele resultou na (morte de) Marielle.
Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…
A Cemig Distribuição S.A. fará captação de R$ 1,5 bilhão. Operação será via emissão de…
Parece que o combate à corrupção no Brasil ainda tem fôlego. A expectativa ressurge após…
A partir da próxima quinta-feira (3/3), quando será empossado prefeito de BH, oito dias após…
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), relança, em sua sede,…
A carteira de clientes brasileiros potencializa a meta da Wabtec Corporation, líder global em locomotivas…
Ver Comentários
A imprensa esquerdofrenica não mostrou a "recepção calorosa" que Lula recebeu em Recife. Ainda bem que temos as redes sociais. Deveriam ter vergonha em ter um idolo ladrão e corrupto e que esvaziou os cofres da Petrobrás e do Brasil.
Foi chamado de "luladrão": tem vídeo no YouTube. Ele ou o candidato dele não tem chance em 2022 sem Ciro. Não aprendeu nada.
O caudilho mesmo inelegível continua querendo dominar o campo da esquerda quadrilhesca e atrasada impedindo qualquer fresta de renovação ou respiro... tem que afundar, mesmo, esse fdp.