Para 59% dos brasileiros, país está indo na direção errada

  • por | publicado: 27/07/2019 - 00:09
Pesquisa Ipsos mostra que 59% dos brasileiros acham que país está na direção errada.

Pesquisa Ipsos mostra que 59% dos brasileiros acham que país está na direção errada.

Uma pesquisa de opinião global feita pelo Instituto Ipsos, que acaba de ser divulgada, mostra que os brasileiros estão pessimistas com o futuro do país. Pelo levantamento, realizado entre o fim de abril e o começo de maio, 59% dos ouvidos afirmam que o país está indo na direção errada.

O mesmo instituto havia medido o ânimo dos brasileiros logo após o primeiro turno da eleição presidencial, em 7 de outubro de 2018. Na ocasião, 50% dos entrevistados disseram que o país estava indo na direção certa.

O instituto pediu que os brasileiros listassem suas três principais preocupações no momento. Para 47%, a violência é o principal problema, seguido da qualidade do atendimento de saúde (46%) e o desemprego (39%).

A corrupção, que em 2016 chegou a ser a principal preocupação dos brasileiros, caiu para o quarto lugar – foi citada por 38% dos entrevistados.

Explicação do CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, em entrevista à BBC News Brasil: “O que isso mostra é que o brasileiro em geral está tão alarmado com as questões mais prementes que ele não consegue nem se preocupar com temas mais abstratos, de ordem moral”.

Pesquisa global

A pesquisa do Ipsos é feita todos os meses em 28 países. A amostra total é de 19.529 pessoas, que são entrevistadas por meio da internet. No Brasil, são ouvidas pouco mais de mil pessoas entre 16 e 64 anos e a margem de erro é 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Instituto Ipsos é a terceira maior empresaa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo e tem sede na França.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 4
Views:
728
Categorias:
Política

All Comments