Política

Pimentel reage à condenação: “sentença absurda e insustentável”

O ex-governador Fernando Pimentel (PT) reagiu, nesta quinta (21), à condenação de 10 anos por tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Sua manifestação foi dirigida aos amigos e postada em seu perfil no Facebook. O petista foi condenado pela juíza Luzia Peixoto, da 32ª Vara Eleitoral de Belo Horizonte na quarta (20). “A sentença da 32ª Vara Eleitoral contra mim, divulgada para a imprensa antes mesmo da publicação oficial, é absurda, injusta e juridicamente insustentável”, disse.

Pimentel reafirmou sua inocência e apontou que não há no processo qualquer prova, “sequer uma evidência objetiva”, de sua culpa. “Tudo se baseia apenas numa delação questionável e contraditória, como a maioria das que foram obtidas nessa temporada de abusos judiciais que o Brasil infelizmente atravessa”. De acordo com o processo, Pimentel teria cometido as irregularidades no período em que foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (2011/2014).

Pelos autos, ele teria favorecido a empresa JHSF, de José Auriemo Neto, que pretendia construir e explorar aeroporto (Catarina) na Grande São Paulo. Em troca, esse empresário teria dado dinheiro para a campanha eleitoral de Pimentel a governador em 2014, por meio de Bené Rodrigues, apontado como operador financeiro do petista. Bené também foi condenado a oito anos, mas fez acordo de delação e poderá ter a pena reduzida.

Recurso será feito na mesma Vara

Adiantou que recorrerá aos tribunais superiores, e que está convencido que a sentença será revista. “Até lá, manterei a firmeza e a serenidade que sempre marcaram minha trajetória, com fé em Deus e esperança renovada no futuro do nosso país”. De acordo com seu advogado, Eugênio Pacelli, o primeiro recurso será interposto na mesma Vara que emitiu a sentença.

O advogado contestou a decisão, mas reconheceu que a juíza é inquestionável do ponto de vista de sua seriedade e independência. “Mas essa condenação ultrapassou qualquer limite do razoável. Nunca vi nada tão despropositado e tão contrário à prova dos autos. Colaboradores mudando versões, fatos claramente inventados na polícia e em juízo, e desvendados em audiência. E acolhidos como verdade! Uma coisa é certa. O Direito Penal passou longe da decisão! Muito longe!”, criticou.

“Sentença de fragilidade surpreendente”

Pacelli manifestou confiança nos Tribunais do país. “Ainda temos juízes em Berlim e em terrae brasilis. Essa sentença, de fragilidade surpreendente, será inteiramente revista em recurso”, afirmou, acrescentando que estuda direito penal há mais de 25 anos.

Absolvido, empresário confirma delação

Em nota, a JHSF esclarece que não é parte nesse processo e que não foi apresentada qualquer denúncia contra a companhia. A empresa teria sido favorecida por tráfico de influência para construção e exploração de aeroporto em São Paulo.

Em 2017, o controlador da empresa, José Auriemo Neto, celebrou acordo de colaboração com as autoridades brasileiras. A delação homologada pelo Superior Tribunal de Justiça. O empresário também se manifestou, confirmando o acordo com o Ministério Público, homologado pelo STJ e pela Justiça Eleitoral de Minas. Pelo acordo, “foi estabelecida a suspensão do processo mediante pagamento de R$ 1 milhão para o hospital do câncer de Barretos”. Segundo Auriemo, o pagamento foi efetuado.

Pimentel é condenado a 10 anos por tráfico de influência e lavagem de dinheiro

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Fique tranquilo seu bandido comunista, que o Gilmar vai quebrar seu galho. Agora é interessante isso, os caras andam juntos fazem as falcatruas todas e depois que um faz delação passa ser inimigo, mentiroso, que nunca teve relação com o delator, essa turma é foda mesmo..kkkkkkkkk são uns anjinhos .

Posts Relacionados

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

4 horas atrás

Imprensa viu o tributo de Lula ao amigo. E só

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), na última sexta (26/04), até…

19 horas atrás

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

4 dias atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

5 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

6 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!