Política

Senador mineiro negocia com Moro proposta de prisão após 2ª instância

O líder do DEM no Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco, foi incumbido de negociar com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, o futuro da proposta de prisão após condenação em 2ª instância. Tão logo, ele recebeu a missão, nesta quinta (21), o ministro Moro o convidou a acompanhá-lo a Belo Horizonte, para trocarem ideias sobre o tema. O ministro participou, na capital mineira, da XVII reunião plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla 2020). O fórum reúne, anualmente, instituições envolvidas no combate a esse tipo de crime.

A iniciativa de Pacheco é de buscar pacificar com o ministro a discussão que agita a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, sobre a prisão após condenação em 2ª instância. “Vou ouvir o ministro da Justiça, colher dele as impressões com relação a esse tema, até porque é importante que o Executivo participe dessa construção”, afirmou o senador mineiro.

“Em obediência à Constituição”, diz Pacheco

Pacheco contou que, nos últimos dias, tem buscado o consenso, entre Câmara e Senado, sobre o tema. “Vamos fazê-lo de forma segura, com obediência à Constituição”, ressalvou ele, em referência à divisão de pensamento no Congresso. Parte dos parlamentares apoia a mudança constitucional com validade para o futuro. Já os defensores da Operação Lava Jato, defendem o efeito retroativo.

No centro do debate, a situação do ex-presidente Lula (PT), que foi solto, após 580 dias de prisão. Ele foi beneficiado pelo entendimento do STF, segundo o qual as prisões só devem acontecer após condenação em transitado e julgado. Ou seja, até o esgotamento final dos recursos (até a 4ª instância), como definem a Constituição e o Código de Processo Penal.

Senador descarta engavetamento

O senador garantiu ainda que não haverá nenhum tipo de “engavetamento” a qualquer projeto relacionado à proposta. “Posso garantir que não haverá nenhum tipo de engavetamento de proposta alguma em relação a isso. O que vai se estabelecer é um acordo de vontades, que é um anseio da sociedade e uma necessidade do país”, acrescentou.

Nessa quarta (20), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por 50 votos a 12, a proposta. Na CCJ do Senado, também tramita proposta de mesmo teor.

Consenso entre Executivo e Congresso Nacional

De acordo com o senador, as duas Casas devem se reunir e estabelecer, juntas, cronograma de ação de forma a aprovar um texto coerente e constitucional. “Como esse assunto ganhou uma relevância muito grande na sociedade e no país, é preciso fazer como foi com a reforma da Previdência. Os líderes partidários e os presidentes das duas Casas se sentaram e estabeleceram um cronograma comum de convergência. A ideia é evitar o dissabor de uma Casa avançar e a outra não. Ou seja, o mais importante é haver uma convergência de ideias para se chegar a esse denominador comum”, disse.

Na próxima terça-feira, a CCJ do Senado promoverá audiência pública com o ministro Sérgio Moro para discutir o tema. Segundo Pacheco, será oportunidade para amadurecer o tema e de debater, com o ministro, a condução eficaz do projeto.

Petistas acreditam que Lula vai recuperar seus direitos políticos até o final do ano

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Esse Rodrigo Pacheco consta como indeciso no site segundainstancia.com.br. E agora vem abraçando Moro. Espero que não atrapalhe a votação. Quando querem, votam tudo rápido, mas se não tem interesse... afff....

  • Vamos reverter a segunda instancia e ano que vem todos e outros tantos de volta ao cumprimento de penas pelo novo Brasil.De toda maneira nesta votação do sigílo bancário vai ter bate boca no Supremo, a ver.!!!!!!!!!!!!!!

  • Votei neste aí pra não eleger a Dilma que inventou tanta bobagem e puniu os mineiro com pedágios em estradas onde o pedagio é mera arrecadação ex br040

  • Gente assim não nos serve como representante. ¨Um vaselina¨ que tenta escorregar de sua responsabilidade com o povo brasileiro ( e mineiro em primeiro lugar) e ¨adoçar¨os urubus togados com a sua subserviência. Provavelmente é apenas mais um de rabo preso !

  • Pacheco, nós votamos em você pra tirar a Dilma e você está mostrando ser pior que ela, então, aproveita bem seu mandato pq será o ultimo. 2ª instancia não tem negociação ,é simplesmente assim, foi condenado por tribunal colegiado é prisão e fim de papo. Não vem quer salvar seus amiguinhos bandidos de Brasilia, não, pq é vc que vai se ferrar.

  • Se o homem tivesse o poder de vidente veria muitos ladrões disfarçados em todas as classes da sociedade humana. Contudo existe Deus para quem acredita ou não em sua justiça dará a cada um a recompensa como disse Jesus: "Em verdade,em verdade já receberam a recompensa."

Posts Relacionados

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

12 horas atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

2 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

3 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

3 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

5 dias atrás

Caso Daniel Alves inspira bares de BH no combate à violência contra mulher

A maioria dos 4.136 estabelecimentos de BH já pode aderir ao Protocolo Quebre o Silêncio,…

5 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!