Funcionários da Rádio Inconfidência aprovam, em assembleia, o fim da greve, foto SJPMG
Com mediação do secretário de Cultura do Estado, Leônidas Oliveira, a primeira greve na gestão do Governo Zema foi suspensa na Rádio Inconfidência. Além de, pessoalmente, retomar o diálogo com os sindicatos representantes dos funcionários da emissora, o secretário determinou, nesta quarta (8), a retirada de tramitação do Plano de Cargos e Salários e Carreira (PCSC). Participaram da reunião, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Minas (Sintert).
O plano de cargos é um dos principais pontos de reivindicação dos trabalhadores da emissora, que é vinculada à Secretaria da Cultura. O SJPMG concorda em debater o PCSC, “desde que seja justo para todos”, conforme posição manifestada pela presidente Alessandra Mello. Outra questão cobrada pelos funcionários e seus respectivos sindicatos eram o diálogo e transparência sobre suas reivindicações e decisões da empresa. A direção da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia a emissora e a TV Minas, contestou, afirmando que houve diálogo e transparência. Argumentou ainda que um dos cinco membros do Conselho Administrativo da emissora é representante dos trabalhadores e que todas as decisões são registradas em ata. Porém, pelo menos duas delas, ainda não foram publicizadas.
O fato é que o ambiente que levou à primeira greve na gestão de Zema foi agora superado, após sete dias, permitindo o diálogo e a suspensão da paralisação. A partir desta quinta (9), haverá a primeira reunião entre os dois sindicatos e dois representantes da Secretaria, indicados por Leônidas Oliveira, para conduzir as negociações e evitar novos impasses. Foram indicados Fábio Caldeira, da diretoria da emissora, e José Júnior, presidente do Conselho Administrativo da empresa. Além do PCSC, irão discutir também a questão salarial e a das condições de trabalho e de segurança nas operações da emissora.
LEIA MAIS: Zema enfrenta a 1ª greve de servidor e Inconfidência vira radiola
O técnico do futebol europeu mega campeão Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegará daqui a…
O Brasil continua pequeno, brasilzinho, no cenário internacional. Será que o Ministério das Relações Exteriores,…
Os deputados estaduais já admitem a possibilidade de autorizar a privatização de apenas uma das…
Após quatro trocas na sua articulação política, o governo Zema (Novo) ainda não aprendeu como…
O presidente do INSS, Gilberto Waller, nesta quinta (08/05), tentou posicionar a autarquia vítima das entidades…
Em operações de alienação e compra, em abril, a maior gestora global de ativos, BlackRock,…
Ver Comentários
Obrigado, Orion, por seu apoio. Viva a comunicação pública de qualidade!