Política

Plano de cargos sai de pauta e 1ª greve da gestão Zema é suspensa

Com mediação do secretário de Cultura do Estado, Leônidas Oliveira, a primeira greve na gestão do Governo Zema foi suspensa na Rádio Inconfidência. Além de, pessoalmente, retomar o diálogo com os sindicatos representantes dos funcionários da emissora, o secretário determinou, nesta quarta (8), a retirada de tramitação do Plano de Cargos e Salários e Carreira (PCSC). Participaram da reunião, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Minas (Sintert).

O plano de cargos é um dos principais pontos de reivindicação dos trabalhadores da emissora, que é vinculada à Secretaria da Cultura. O SJPMG concorda em debater o PCSC, “desde que seja justo para todos”, conforme posição manifestada pela presidente Alessandra Mello. Outra questão cobrada pelos funcionários e seus respectivos sindicatos eram o diálogo e transparência sobre suas reivindicações e decisões da empresa. A direção da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia a emissora e a TV Minas, contestou, afirmando que houve diálogo e transparência. Argumentou ainda que um dos cinco membros do Conselho Administrativo da emissora é representante dos trabalhadores e que todas as decisões são registradas em ata. Porém, pelo menos duas delas, ainda não foram publicizadas.

O fato é que o ambiente que levou à primeira greve na gestão de Zema foi agora superado, após sete dias, permitindo o diálogo e a suspensão da paralisação. A partir desta quinta (9), haverá a primeira reunião entre os dois sindicatos e dois representantes da Secretaria, indicados por Leônidas Oliveira, para conduzir as negociações e evitar novos impasses. Foram indicados Fábio Caldeira, da diretoria da emissora, e José Júnior, presidente do Conselho Administrativo da empresa. Além do PCSC, irão discutir também a questão salarial e a das condições de trabalho e de segurança nas operações da emissora.

LEIA MAIS: Zema enfrenta a 1ª greve de servidor e Inconfidência vira radiola

Orion Teixeira

Ver Comentários

Posts Relacionados

Abu Dhabi desiste do controle da Braskem

A petroleira Adnoc, estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), desistiu de assumir…

9 horas atrás

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

4 dias atrás

Cummins mantém projeção de queda em 2024

A Cummins, Inc., de Columbus (Indiana, EUA), líder global em segmento de motores, encerrou o…

4 dias atrás

CSN avança para dobrar produção de cimento

O Grupo CSN Companhia Siderúrgica Nacional) avança nas tratativas para dobrar sua capacidade de produção…

4 dias atrás

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

5 dias atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!