Prefeito de BH mexe na equipe para superar derrota de olho em 2024 Prefeito de BH mexe na equipe para superar derrota de olho em 2024

Prefeito de BH mexe na equipe para superar derrota de olho em 2024

  • por | publicado: 05/01/2023 - 05:29 | atualizado: 10/01/2023 - 03:15

Fuad põe terno no domingo de réveillon para prestigiar o concorrente Gabriel Azevedo na Câmara, foto Adão de Souza/PBH

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está preparando mudanças em seu governo, mas não é porque começou um novo ano. Ao contrário. A motivação foi a derrota sofrida no final do ano passado durante a eleição para a Presidência da Câmara de Vereadores. Esse cargo é do Legislativo, mas de grande importância para a governabilidade do Executivo que ele comanda.

O que o levou a derrota? Fuad entrou nessa disputa pra valer, o que foi um erro brutal, e perdeu feio, o que não é bom no campo administrativo, onde precisa da aprovação de seus projetos. Muito menos no campo político, onde precisa se fortalecer o projeto de buscar a reeleição no ano que vem. Por isso, o prefeito agora corre contra o tempo, vai fazer ajustes na área política, na saúde e na comunicação.

Concorrente difícil e não desejado

Para agravar, o eleito foi o vereador Gabriel Azevedo (sem partido), que assumiu com muito gás e sede de poder. Ninguém duvida de que o protagonismo que ele conquistou já o cacifa ser um pré-candidato a prefeito em 2024. Concorrente difícil e não desejado por Fuad.

Diante disso, 2023 será o ano mais importante para Fuad, suas eventuais realizações administrativas e a recomposição política. Ele tem pressa porque a realidade política mudou desfavoravelmente e precisa buscar, além da governabilidade administrativa, as chances de ser competitivo na sua reeleição.

As mudanças alcançariam, em primeiro lugar, a coordenação política, após a derrota na eleição da Câmara. O atual secretário da área, Josué Valadão está na prefeitura desde 2008, mas teria perdido o rumo na relação com os vereadores. Na Saúde, desde que assumiu, a atual secretária Claudia Navarro tem sido contestada pelo setor e, de lá pra cá, não teria dado respostas convincentes ao desafio. E na Comunicação, o prefeito quer mais agilidade e melhorar a relação com a população e a divulgação de seus eventuais feitos. Segundo alguns vereadores, quase tudo na atual gestão soa como velho e ultrapassado e sem dialogar com os novos tempos.

“Tenho pressa”

Em seu discurso de posse, no primeiro dia do ano, Gabriel Azevedo admitiu que tinha pressa. “Daqui a três meses, completo 37 anos. E com essa mesma idade, Juscelino Kubitschek assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte dizendo que não iria exercer o seu mandato no gabinete. Ele o faria nas ruas. Assim foi. E diante da velocidade com que ele desejava mudar a cara de uma Belo Horizonte, que ainda possuía apenas duzentos mil habitantes, recebeu o apelido de ‘Prefeito Furacão’. Esse é o ritmo que me inspira. Assim também será comigo nessa Presidência da Câmara Municipal. Prometo agilidade. A cidade cansou de esperar”, antecipou Gabriel ao eleger seu trinômio: teto, trabalho e transporte. Ao contrário de Fuad, está com o discurso e a proposta prontos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments