Prefeitos cobram repasse que garanta piso nacional de enfermagem Prefeitos cobram repasse que garanta piso nacional de enfermagem

Prefeitos cobram repasse para garantir piso nacional de enfermagem

Presidente da AMM, Marcos Vinicius, discute com prefeitos demandas do municípios, foto site AMM

Disposta a viabilizar o pagamento do piso nacional da enfermagem, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reivindica o aumento do FPM em 1,5%. O FPM é o Fundo de Participação dos Municípios no bolo da arrecadação tributária em todos os mais de 5.500 municípios brasileiros. Essa é uma das pauta prioritárias do Encontro Municipalista, que será realizado na próxima terça (13), em Brasília, na busca pelo avanço da pauta do setor no Congresso Nacional.

A iniciativa é da CNM, que sediará o evento, que foi discutido no Congresso Mineiro de Municípios, de iniciativa da Associação Mineira dos Municípios (AMM), entre os dias 9 e 10 de maio. Já no dia 30 de maio, quase mil prefeitos municipais de todo o país referendaram o encontro.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que prevê o aumento de 1,5% do FPM está na pauta da Câmara dos Deputados, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Transição em caso de queda

Outra pauta que pode avançar é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/2023, que cria um período de transição gradual ao longo de dez anos para quedas de coeficiente no FPM. O texto também prevê que o Censo 2022, que será divulgado em 28 de junho, tenha impacto imediato no FPM. O texto foi aprovado na CAE e segue para análise do Plenário.

A Comissão de Assuntos Econômicas (CAE), do Senado Federal, aprovou, no dia 6 de junho, esse projeto. A votação ocorreu uma semana após a mobilização realizada pela CNM, com a presença de quase mil gestores. O texto ainda deve passar pelo Plenário do Senado.

Prazo de migração

Demanda prioritária da entidade, o texto foi construído pela CNM e apresentado pelo então deputado federal Efraim Filho (União-PB), hoje senador. O objetivo é evitar mudanças bruscas no FPM em razão da contagem populacional por meio do Censo. Assim, com a medida proposta, sempre que forem atualizados os dados pelo IBGE, os municípios terão um prazo até migrarem efetivamente para faixa mais baixa de coeficiente.

(*) Com informações da Agência CNM de Notícias

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments