Refém das redes, Zema ignora comunicação e abre espaço a Kalil

Zema grava mensagem de fim de ano, reprodução Facebook de Romeu Zema

Perto de completar o primeiro ano de gestão, o governador Romeu Zema (Novo) ainda não conquistou o êxito tão esperado e desejado por quem o elegeu. Apesar do esforço contábil no controle das contas públicas, ele encerra o ano repetindo o insucesso de seu antecessor, Fernando Pimentel (PT). Como o petista, não conseguiu honrar os compromissos com os salários dos servidores. O pagamento em dia dos salários e do décimo terceiro é um dos principais indicadores da saúde financeira de uma empresa e de um governo. É o primeiro compromisso. Caso contrário, os sinais são de que a situação ainda é a mesma, sem sinais de melhora ou piora.

O direito ao décimo terceiro, por exemplo, é um direito básico, sabido desde o primeiro ao último dia do ano. Ainda assim, os governantes não o priorizam, pior, descumprem. Neste ano, além de parcelar novamente a gratificação natalina, parte dos servidores estaduais, ou 40% deles ainda não sabem quando irão recebê-la. Aí, chegamos a outro direito afetado, o da isonomia. Por razões óbvias, pode trazer, e vai trazer, problemas de ordem judicial.

Não atinge os 21 milhões de mineiros

E também de ordem política, desgaste para o governo, que poderá até esconder ainda mais suas eventuais realizações. Para agravar, o governo não faz comunicação com os cerca de 21 milhões de mineiros. Usa as redes sociais que têm alcance limitado e que costumam falar apenas para alimentar a própria torcida. Não amplia os torcedores.

Até mesmo a mensagem de fim de ano de Zema, desejando felizes Natal e Ano Novo, se parece mais como a de um cidadão comum. Não com a de que alguém investido na possibilidade de mudar destinos em vez de desejá-los. Não fez balanço do que fez nem reforçou a esperança que depositam nele.

Falta a ele acreditar em uma comunicação institucional e amplificada, sustentada em pesquisas bem-feitas. Pesquisas que não tenham a preocupação com o marketing, mas para, principalmente, saber se os mineiros estão compreendendo ou não suas propostas.

Indicadores perigosos para continuidade

De acordo com os últimos números divulgados, Zema teria aprovação razoável, ou de 53,7% (segundo o instituto Paraná do início deste mês), de sua gestão, o que é muito pouco para a aprovação eleitoral que recebeu. E um indicador perigoso para quem deseja a reeleição.

Governar é diferente, sim, traz desgastes, mas bem diverso de fazer campanha. Não basta sair por aí cumprimentando eleitores e falando para as redes sociais, onde, sabemos, convivem o real e falso, o chamado fake News.

No vácuo deixado, Kalil crescerá

Pelo rumo das coisas, Zema vai facilitando os argumentos da oposição, que irá, com certeza, estabelecer os contrapontos. O principal beneficiado disso deve ser o prefeito de Belo horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que já confirmou que pretende buscar um novo mandato nas eleições do ano que vem.

De acordo com aliados, a aprovação de sua gestão (73% segundo o mesmo instituto e período) será aliada. Junto disso, fará contraponto à gestão de Zema, para pavimentar uma futura candidatura a governador em 2022. Está muito longe ainda, mas parece que o momento é sempre de construção e planejamento.

Ouça aqui o áudio de Zema para o fim de ano

Pagamento do 13º com recursos do nióbio passa a ser dúvida no governo estadual

Kalil: “Sou candidato à reeleição e não aceito negociar meu vice”

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Soares

Parei quando comparou Zema a Pimentel…tive nem tesão de continuar lendo…

Pedro

Pimentel no seu último ano deixou um rombo de 11 bilhões. Zema no seu primeiro ano vai deixar um rombo de 13 bilhões. Da pra comparar tranquilo

Matheus Silva

Vá em frente e compare, analfabeto funcional.

Wagner Gonçalves

O Estado não tem nem dinheiro para pagar salários e vai investir em propaganda?
Aprovação de 53% é ruim?
Comparar Zema a Pimentel?

Cláudio Lopes

Choramingo de um jornal que sempre viveu com dinheiro público bancando propagandas sem sentido! Chora DIÁRIOS ASSOCIADOS!

Pedro

A equipe do Zema bloqueia todos que comentam algo negativo sobre ele. O curioso é que quase nenhum político bloqueia seguidores. Zema vai viver sua bolha sozinho

Gustavo Castro de Andrade

Comparar a gestão Zema com a de pilantrel é ridículo. O cara pegou a casa toda esculhambada. Não é com um ano que coloca as coisas em ordem. Os municípios estão recebendo o que é de direito (IPVA e ICMS) pagou o 13º da gestão anterior e ainda vai pagar mais da metade dos 13º dos servidores estaduais.

Flávio Queiroz

Se não faz nem a obrigação é o mal governador. Quando vão acabar com a farra das viagens de avião? Quando vão devolver os salários já que assinaram um compromisso em cartório?

Igor Burkowski

Absurdo seu comentário . O Governo vem apresentando os melhores resultados do Brasil , mesmo em validade financeira .

Flávio Queiroz

Falar a verdade é absurdo? Me desculpe, você não é a melhor pessoa para contrapor o meu comentário, falta isenção. Estamos vendo os melhores resultados, tendo que vender a janta para pagar o almoço.

Gilney

Depois de ler estes seus comentários e você achar que o outro é que não tem isenção?? Parei aqui.

Matheus Silva

Comparação ridícula. E os próximos Prefeito e Governador serão conforme apoio do Bolsonaro (inclusive eventual possível reeleição de Zema). Lembrando que Kalil é lambe bota do Ciro Gomes.

Willer Rabelo

Bolzonaro apoiando e um “cachorro cagando é a mesma coisa”

Flávio Queiroz

Próximos prefeito ou governador deverão ser milicianos, pois o seu presidente apenas apoia milicianos?

Alexsandro Ferreira

Sou servidor estadual da saúde e não recebi ainda o 13°, mas sei que o Zema tem feito muito esforço pra pagar e também colocar em dia o salário. Na gestão do pilantrel a falta de transparência, a politicagem e o desperdício do dinheiro público foram a tônica. Isso também vale para os anks do tucano Aécio. Posso estar errado, mas acredito que o Zema é esforcado e bem intencionado, além de ser liberal, o que já é meio caminho andado.
Sobre o texto do Orion só posso classificar como raso, e que duvida da inteligência do leitor.

Ildeu Ramires

Deixa de ser bobo ele tá sentado em cima de bilhões e está segurando para poder aprovar a reforma da previdência aqui em minas…acorda zé

Alexsandro Ferreira

Previdência é aquele negócio que seus netos só conhecerão pelos livros de história? Eu acho que quem tem de acordar não sou eu.

Willer Rabelo

Falou pouco, ma falou bonito.
O pior cego é o que não quer enxergar ( e em Minas temos muitos cegos e muitos que tem políticos de “estimação”.
O povo está em um sono profundo. #ACORDAMINAS!!!

Flávio Queiroz

Por profissionais como você, se vê como está ruim a saúde do estado.

Ildeu Ramires

Não voto em Zema ou Kalil já basta que vou ter de pagar estádio para atleticanos.

Paulo de Sousa

Parabéns pelo comentário!

Flávio Queiroz

Segunda divisão, de onde tirou que o estádio do galo vai ter verba pública?

Gilney

Votei em Zema, detesto o populista barato Kalil e concordo que o estádio do galo não terá verbas públicas.

Paulo de Sousa

Kalil é o famoso encantador de jumentos!

Flávio Queiroz

Foi péssimo não cumpre nada do que prometeu, desde o salário, a venda dos aviões. O estado está pior hoje do que no ano passado.

kamal abdul zaydan

no way…………

Igor Burkowski

Matéria rasa, desconsidera o enorme desafio enfrentado nas contas públicas deixadas pelos seus antecessores. E compara maçã com banana . Lamentável este jornalismo !!!

Sergio Antonoff

Grande equívoco comete o Governador ao transgredir a isonomia, beneficiando os policiais militares priorizando o 13º e repondo perdas, deixando os demais à margem do arrocho salarial. Todos os servidores têm direito ao 13º e a atualização dos salários. Postura, ao meu sentir, equivocada; grave erro político.

Dourado Brasilis

Enquanto estiver tratando a Saúde com desprezo e falta de transparência, cortando até alimentação e querendo passar pra organismo privado que está dilapidando a Saúde do RJ, será assim pra baixo… Se quiser reeleição terá de tratar a Saúde melhor!

pedro mito

As redes sociais é que mandam hoje. Jornais e televisões abusaram de Fakes News e de ideologia. Fez com que o povo a abandonasse.

Marcos Jose Da Silva

O estado está Quebrado !!! À muito anos , e o zema está tanto aumento, sem ter dinheiro em caixa , ficou Doido , dinheiro que não existe , vai ter que tirar da onde ?? Da saúde?? educação?? , mais impostos ??? Minas não tem casa da moeda !!!!!!!

Leandro Martins

Kalil com 73% de aprovação? O cara não passa de um pipoqueiro oportunista.
Disse que ia abrir a caixa preta da BHtrans e quando “abriu” decidiu que a passagem tava barata. Se aproveitou de uma tragédia no Anel Rodoviário pra aparecer, dizendo que ia assumir o Anel, que o DNIT só empatava numa demagogia barata com a população fragilizada pelo fato, e agora com a tragédia das enchentes faz cara de paisagem, em ano eleitoral se falar muito sai outra demagogia barata.

Gilney

Que comparação mais idiota e sem sentido com a gestão Pimentel. A bomba foi criada e detonada no governo Pimentel. Foi uma gestão extremamente desastrada e perniciosa com a benção da amiga Dilma, que era a presiDANTA que estava afundando o país. Pena que os funcionários públicos não percebam quem foram os responsáveis por suas dificuldades financeiras. .