Retrovisores da política na USP e Unesp - Além do Fato Retrovisores da política na USP e Unesp - Além do Fato

Retrovisores da política na USP e Unesp

  • por | publicado: 13/12/2023 - 11:15

Fantasmas da Agrishow 2023 perturbam o presidente Lula na retomada da confiança com empresariado do agro. Bolsonaro continua nas agendas do agribusiness. Em 2022, ainda como presidente, ele desfilou a cavalo pela alameda principal da feira, em Ribeirão Preto (SP) -Crédito: Reprodução/Redes Sociais/TV

As editoras de duas das principais universidades públicas no Estado de São Paulo e, portanto, do país, seguem afinadas com publicações em temas contemporâneos da política.

A Editora da USP (Edusp), da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, firmou contrato de cessão de direito com os historiadores (doutores) Maria Luiza Tucci Carneiro e Frederico Croci, para publicação da 2ª edição de Tempos de Fascismos. Ideologia, Intolerância, Imaginário. O contrato prevê tiragem de 1.010 exemplares. A 1ª edição, pela própria Edusp, foi em 2010.

O livro dos historiadores auxilia, então, no entendimento para um dos temores do país com o Governo Bolsonaro. Este tentou reacender caminhos da ideologia fascista (ver abaixo), que levou para o Planalto. Além disso, buscou elos com governos de mesma linha doutrinária.

A Fundação Editora Unesp (FEU), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por sua vez, tem dois contratos de destaque. Ambos, para aquisição de direitos autorais em obras de Filosofia, com a francesa Les Editions Grasset & Fasquelle. Um é com À quoi bom la vérité? (“Para que serve a verdade?”). Livro de autoria de Pascal Engel e Richard Rorty foi publicado também pela FEU, em 2008.

O segundo contrato da FEU envolve Liberté et neurobiologie: réflexions sur le libre arbitre, le lange et le pouvoir politique (“Liberdade e neurobiologia: reflexões sobre o livre arbítrio, a linguagem e o poder político”). Obra do norte-americano John R. Searle também foi editada pela Unesp, em 2008.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments