Seca obriga Copasa a implantar racionamento em Montes Claros

Racionamento chega a Montes Claros, foto Guilherme Bergamini/ALMG

Após reunião com o prefeito de Montes Claros (Norte), Humberto Souto, o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares, anunciou o racionamento de água para a cidade e região. A medida foi tomada na forma de rodízio a partir do dia 17 de novembro. Além deles, participaram do encontro, os diretores de operação da estatal.

O objetivo da extrema decisão é o de garantir o fornecimento de água aos moradores da cidade durante o período crítico. “A companhia está adotando o rodízio como medida emergencial. Portanto, equalizando a distribuição de água nas partes mais altas e baixas”, informou o técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Ponciano Neto.

“Foi uma decisão acertada, diante do anseio da população que há tempos vem implorando para que o rodízio voltasse “dia sim – dia não”, diante dos desperdícios observados”, disse o técnico.

Obras para o ano que vem

Ele apontou que há informações segundo as quais, no início do ano que vem, serão feitas obras da captação no Rio São Francisco em Ibiaí (MG). “É uma garantia para o desenvolvimento de Montes Claros, que não pode esperar por construções de barragens ainda ilusórias. Esta nova captação irá garantir água por mais 50 anos na capital do Norte de Minas”, afirmou.

De acordo com o técnico, o longo período de estiagem que vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão das fontes de produções. Entre os quais, os Rios do Alfeirão (Lapa Grande); Porcos; Pacuí; Saracura; Juramento; Canoas e Verde Grande (sazonal) – os três últimos já secos.

Ainda nesta tarde, o superintendente de Operação Norte da Copasa, Roberto Botelho, concedeu entrevista para falar sobre a situação do abastecimento de água na cidade de Montes Claros.

Características de Montes Claros

Área: 3.470 Km2
População: 336.132 habitantes
Clima: Tropical
Temperatura: Média anual de 24,20º.

Sistema Gorutuba em ‘situação crítica de escassez hídrica’

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
847
Categorias:
Política