Senador será senador ou deputado federal na reforma da Previdência? Senador será senador ou deputado federal na reforma da Previdência?

Senador será senador ou deputado federal na reforma da Previdência?

Partido do presidente do Senado, David Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia (ambos do DEM) sai vencedor, Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Seis meses após ser apresentada na Câmara dos Deputados, a reforma da Previdência desembarcou, na quinta (8), no Senado Federal, cumprindo a última etapa, ou apenas mais uma, antes da sanção presidencial que imporá as impactantes mudanças na aposentadoria dos brasileiros.

Câmara dos Deputados conclui votação da reforma da previdência

A proposta oficial foi alterada e ajustada na Câmara, mas, agora, surge o primeiro desafio dos senadores, que, até outubro, pretendem concluir a votação. A questão é saber se irão avaliar e alterar o texto, piorando ou aperfeiçoando-o. Se fizerem quaisquer mudanças, o texto terá que voltar para a Câmara dos Deputados para revalidação. Nesse caso, tudo indica que há grande possibilidade de a sanção final ficar para o ano que vem.

Diante disso, a pressão do governo federal será fortíssima para que os senadores não mexam no texto, que apenas homologuem o que fizeram os deputados federais. Qual será o papel dos senadores na reforma da Previdência?

Senadores estudam adoção de pec paralela

Quem defende mudanças, como, por exemplo, a reinclusão dos estados e municípios na reforma e o abrandamento da redução (de até 40%) das pensões por morte, sugere a adoção de uma proposta de emenda constitucional (PEC) paralela à oficial. Se assim for, o Senado, de existência contestada, em vez de um papel (aperfeiçoador) passará a ter dois: homologatório e paralelo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, faz previsão de votar tudo em 60 dias.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments