TRE mineiro empossa dirigentes que irão conduzir eleições de 2022 TRE mineiro empossa dirigentes que irão conduzir eleições de 2022

TRE mineiro empossa dirigentes que irão conduzir eleições de 2022

Galeria com fotos dos presidentes do TRE de Minas, foto Ascom/TRE-MG

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) terá novos dirigentes a partir desta sexta-feira (18). O desembargadores Marcos Lincoln dos Santos será o novo presidente e Maurício Soares, o vice-presidente e corregedor. Eles exercerão os cargos até junho de 2022. Até lá, vão preparar a Justiça Eleitoral para o grande desafio de conduzir as eleições para presidente da República, em Minas, para governador, senador e deputados federal e estadual. Conforme a regra interna, o vice Maurício Soares assume a presidência a partir de junho do ano que vem.

Por causa da pandemia de covid-19, a solenidade será totalmente virtual, com transmissão ao vivo no canal do TRE no YouTube. O evento terá início às 17h. Os desembargadores foram eleitos em sessão da Corte Eleitoral mineira no dia 16 de abril. Marcos Lincoln vai suceder o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, cujo biênio na Corte se encerra neste 18 de junho, e ficará à frente da instituição até junho de 2022. O desembargador Maurício Torres Soares foi eleito novo vice-presidente e corregedor.

A votação foi feita durante sessão da Corte Eleitoral, transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube. A eleição ocorreu por meio do sistema Vota Net, disponibilizado pelo TRE do Pará. Cada um dos sete membros titulares da Corte Eleitoral recebeu uma senha de acesso e registrou seu voto utilizando dispositivo móvel ou computador conectado à internet. Primeiro, eles elegeram o presidente (seis votos) e, em seguida, o vice-presidente (sete votos).

Novos dirigentes do TRE mineiro a partir desta sexta (18), montagem Ascom/TRE/MG

Trajetória dos novos dirigentes

Natural de Elói Mendes/MG, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos era, na gestão que se encerra hoje, o vice-presidente e corregedor do TRE, desde 18 de junho de 2020. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Ingressou na magistratura como juiz auxiliar em 1989, na Comarca de Patrocínio, e atuou como juiz de direito nas Comarcas de Ouro Fino, Ituiutaba, Poços de Caldas e Belo Horizonte. Foi juiz eleitoral nas Comarcas de Ouro Fino e na 30ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Em 2007, foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG. Integra, atualmente, a 11ª Câmara Cível daquela instituição.

Nascido em Caratinga/MG, o desembargador Maurício Torres Soares é graduado em Direito pela PUC/MG. Desde 1993, integra a magistratura mineira, tendo passado pelas Comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa e Contagem. Em 2015, foi promovido a desembargador no TJMG. Presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros entre 2016 e 2018.

A Corte Eleitoral mineira é composta por sete membros titulares (dois desembargadores e dois juízes indicados pelo TJMG, um juiz federal, indicado pelo TRF-1ª Região, e dois juristas). Há também igual número de substitutos nas respectivas classes. Cada integrante da Corte tem o mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por igual período.

LEIA MAIS: Presidente do TRE/MG fez apelo contra abstenção nas eleições

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments