Política

Pressão de policiais por reajuste deixa indefinida data do 13º salário

Ao fazer acordo com a Assembleia Legislativa pelo pagamento do 13º salário dos servidores, e não definir data, o governo Zema (Novo) teve um objetivo. O de reduzir a pressão dos policiais militares e civis e agentes penitenciários por reajuste de 28%. Na próxima segunda (18), termina a trégua acertada com a categoria para apresentar a contraproposta. As entidades dos servidores da segurança reivindicam reajuste de 28%, referentes às perdas salariais dos últimos quatro anos.

Na mobilização feita em setembro passado, eles conseguiram arrancar do governo o reconhecimento das perdas e promessa de reposição. Com dificuldades para pagar o 13º salário e acabar com o parcelamento dos salários, o governo apresenta dois obstáculos para atendê-los. Primeiro, diz que não tem dinheiro em caixa. Segundo, porque não quer atender a uma só categoria, provocando pressão por isonomia e gerando efeito cascata.

Governo teme reações de policiais

No entanto, o governo receia pela reação e manifestações de policiais, que prometem paralisações e bloqueios de vias públicas. Como efeito, o colapso da área de segurança pública. Por isso, o governo quer ganhar tempo, contando que a quitação integral do 13º salário e a regularização dos salários acalmariam a tropa.

Pelo acordo com a Assembleia, os deputados deverão votar até o dia 18 de dezembro, último dia do ano parlamentar. Podem, no entanto, antecipar a tramitação para atender aos prazos do governo. Secretários argumentam que precisam de três a quatro semanas para operar na bolsa de valores a negociação dos royalties do nióbio. A operação é o principal meio pelo qual, conforme o projeto, o governo mineiro espera pagar o 13º salário integral do funcionalismo.

Como o governo esperar arrecadar cerca de R$ 5 bilhões, sobraria dinheiro para colocar em dia o pagamento dos salários. Assim, poria fim ao parcelamento dos salários e voltando a pagá-los até o 5º dia útil.

Policiais são convocados para manifestações

Pelas redes sociais, algumas lideranças dos militares estão convocando a tropa para se concentrar diante da Cidade Administrativa no dia 18. Está prevista reunião dos secretários da área econômica com as lideranças de entidades na sede do governo estadual.

Em sua página no Facebook, o líder parlamentar da categoria, deputado Sargento Rodrigues, acusa obstrução na Assembleia pela votação do projeto do 13º. “Todas as categorias serão beneficiadas e não apenas uma, como alguns insistem em insinuar. Acusam este deputado de querer acelerar a tramitação para agir em causa da classe que represento”, criticou Rodrigues. Por sua vez, convocou os servidores para pressionarem os deputados em outra data, durante audiência pública sobre o projeto do 13º no próximo dia 20.

Zema pagará 13º em dezembro; fim do parcelamento pode ficar para janeiro

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Policiais,não tem,fundo de garantia,insalubridade,periculosidade,trabalham 30 anos para se aposentar isso homens,não estamos reenvindicando aumento e sim a reposição ,das perdas salariais dos últimos 5 anos outra coisas tem muita classes aí no estado maior do a classe policial,que não elegem seus representantes políticos,por isso que se encontram nessa draga aí,a classe que não tem representatividade está fadado ao insucesso, nós policiais acordamos após termos que vender o almoço para compra a janta. Que o restante saia do comodismo e lutem como nós lutamos

  • Em caso de baderna, de balbúrdia basta chamar o exército e descer a lenha nos baderneiros. Que bom assistir a isso de camarote. "A Culpa é da Dilma". Quem está querendo promover baderna é o MOLEQUE Rodrigues, coloca ele na jaula que acaba essa palhaçada. "O Novo" de Novo! Sifu legal.

  • 13 não tem nada a ver com a recomposição salarial. Já esta assinado pelo governo a recomposição. O que vai ser mostrado são os índices. O governo dia 18 vai mostrar os índices. Esse foi o compromisso e as polícias acreditam na oalavra do Zema. Não tem nada de greve e paralisação. O acordo já está assinado

  • A Saúde ele está querendo cortar ajuda de custo e demais gratificações pra servidores que não ganham um auxílio-moradia desses aí que abusam dos cofres públicos passando pra Organização Social e até tirar a refeição eles já quiseram. A Saúde virou inimiga para o Zema, por acaso!? Não tem diálogo, não há transparência... não foi pra isso que votamos nele, não.

  • Não entendo o medo dos governadores de Minas com os policiais e bombeiros. Parece que só existe inflação para essas categorias que já ganham muito bem. A escola, o supermercado e as demais despesas dos outros servidores não aumentam???? 28% para todos ou para ninguém. Se o ZEMA conceder aumento somente para policiais seu governo acaba ai!

    • Conversa fiada pra enganar trouxa, as polícias e bombeiros tiveram 100% de reajuste em apenas três anos desde 2012, sendo 15% em 2015. Agora pega a inflação desse período, em que o IPCA sequer passou de 30%. Só na sua cabeça que estão sem recomposição.

      • Esqueceu de falar que a categoria se aposenta cedo, recebe aposentadoria integral, tem estabilidade e, ainda, ganha acima da média nacional. Qualquer um trocaria um vale refeição por estabilidade ou por aposentadoria integral. Outra coisa: que papo é esse de não tem direito a greve mas, desobedece a lei quando faz greve? O estado está falido e aí uma determinada categoria ainda quer ter privilégios?

    • Cara, que bobagem é essa que não tem que se falar em Lei de Resp Fiscal? Quer dizer que se é pra beneficiar uma determinada categoria, foda-se o resto? A PMMG é uma das mais bem pagas do país. Por exemplo: pode nos informar quanto um jovem de 19, 20 anos que, não consegue emprego no mercado de trabalho, passa a ganhar quando opta em ingressar para a PMMG? Pode nos dizer qual o salário de um 3º sargento, inclusive, aposentado, aliás, na PM se aposenta c/ 45, 50 anos e continua recebendo integral? E olha que estou falando das patentes menores. Não fala asneira.

      • Não tem leão de internet, não. Não sou um desses colega. Apenas, expresso minha opinião. O Domingos Sávio de Oliveira escreveu a pouco um posição que, também, é minha, ou seja: Todos têm direitos, mas o Estado não aguenta pagar diferenciado para uma classe em detrimento de outras.
        Todos têm de dar sua cota de sacrifício, o Estado está à beira da falência, mas judiciário, MP, políticos e polícia não querem ver o óbvio........Ah, e um dos maiores males que temos nesse paizinho é o tal do corporatismo, principalmente, do setor público. Nós que carregamos o estado nas costas com o pagamento de altos impostos temos o direito de definir o que deve e o que não deve ser prioridade. Outra coisa, se o salário está ruim basta procurar outra profissão como qualquer outro ser normal faria e não ficar achacando o governo e, principalmente, a sociedade, não é mesmo?

      • Tá com inveja, tenta entrar pra polícia. Vê se consegue passar nas 7 fases. E a pessoa não opta a entrar na PM, ela vence uma batalha para ser aprovado no concurso.

        • Me desculpe colega. Na verdade, hoje, se opta em entrar. Foi-se o tempo em que se buscava a carreira militar por paixão ou um sonho de vida. Hoje, é questão de interesse pessoal, de estabilidade de emprego, de falta de emprego no país e por remuneração garantida pelo resto da vida. Por essa e por outras que o setor público tornou-se um grande elefante branco. Basta vermos quantos candidatos concorrem a uma vaga quando há um concurso. Ah, e isso vale, também, pros demais setores públicos, inclusive, o MP, o judiciário, o legislativo, etc...Outro detalhe: não sou contra valorizar as profissões importantes a sociedade como saúde, educação e segurança mas, desde que, tenhamos condições para que essa valorização ocorra. Simples assim.

        • As pessoas optam pelo trabalho em segurança pública por exclusão. Aqui não é a Suécia, meu caro. Exigi-se apenas o nível médio de formação para dentrar aos quadros da PM. Inveja de PM? Deixa de ser bobo, meu caro.

          • analfabeto funcional é herança PT.Para ingressar na PC ou PM o Mínimo exigido é o grau superior, isso é mínimo. Entendeu ou quer que eu desenha?

          • É só ler o edital oficial da PMMG que vc constatará que a sua informação é inverossímil. Agora, se vc está se referindo a exigência para o cargo de um oficial da PM, aí sim eu seria um desinformado, pois a obviedade é óbvia. (Pleonasmo)

          • Acho que o bobo e mal informado aqui é VC, para se ingressar nas fileiras da PMMG um dos requisitos é curso superior, e isso já tem alguns anos. Agora meu caro, se for mudar o nível da conversa com ataques pejorativos, deixo vc com sua ignorância e falta de informação e conhecimento.

          • Deixa de ser burro, meu caro. Exigi-se apenas o nível médio. Muitos lá não concluíram nem o ensino fundamental. Interese, pesquise. Ok, Terraplanista? A norma que exigia nível de escolaridade superior foi retirada do edital. Essa exigência jamais foi colocada em prática. Passa vergonha não, meu caro.

          • Está falando de concurso da pm? Para soldado é nível superior e para oficial é bacharel em direito.

          • Talkey, Terraplanista. "Para soldado é nível superior e para oficial é bacharel em direito" - Jesus Cristo!

          • O simples fato de você discordar disso, já mostra o quanto está desinformado e com um desinformado não adianta debater, a pessoa fica cega e morre com sua opinião

          • "Erros de Português" (Sic). jejeje! Garcia dos Reis, pelas bobagens que cê propagas no eres un Professor de Língua portuguesa. factum! Harará

          • Só se for o Primário! Ou berçário. Ok, Terraplanista! Vc tem razão! Não se pode contrariar os terraplanistas. Vai que eles passam mal. Acho que vc não consegue entender qual diferença entre um soldado, um cabo, um sargente e um oficial. Para um tipo como vc que vive em uma realidade paralela, os editais oficiais da instituição não são confiáveis.

  • Desinformação total os policiais receberam reajuste, foram privilegiados no recebimento dos proventos , 1 parcela de 3000 e receberam 13 antes de todo mundo. Algumas categorias tiveram a substituição do vale alimentação, 66p reais pela s ajuda de custo, 15pp reais em média! Tá faltando sinceridade aí! Isso não ajuda, denigre o servidor público! NO concordo com m isso!

  • Rodrigues Souza você deve ser um daqueles frustados que olha para um policial que gostaria de ser....cuida da sua atividade (se é que você é servidor público)...as vezes nem é...não fique olhando se tal classe irá ter aumento ou não.

  • Pelo visto, esse frouxo desse Zema vai agir da mesma forma que os governos passados medrosos do PSDB: arregar para as polícias. E assim, Minas nunca sairá desse paradigma, mantendo o governo como refém desses corporativistas covardes. E continuando com as contas no vermelho, porra tão pedindo reajuste! Sinceramente, tenho profunda pena dos servidores das outras áreas do Executivo. Afinal, é muito fácil juntar toda a turma de soldados, todos jovens, armados e numerosos, com disposição para fazer paralisações e pressionar o governo. Mas as demais categorias não têm esse perfil. Aí fica fácil brigar. Resta torcer para que o Zema largue de ser frouxo e vire homem para peitar esses sindicalistas policiais vagabundos e covardes, que ficam inflando a categoria. Corta o salário deles, mete uma multa astronômica nos sindicatos e associações, chama o MP pra denunciar e prender esses pulhas, seja o que for. #virahomemzema.

  • A verdade é uma só: desGovernos de Aécio e Anastasia deram aumentos insustentáveis para as polícias e hoje o Estado não aguenta pagar.
    Todos têm direitos, mas o Estado não aguenta pagar diferenciado para uma classe em detrimento de outras.
    Todos têm de dar sua cota de sacrifício, o Estado está à beira da falência, mas judiciário, MP, políticos e polícia não querem ver o óbvio...

      • Meu caro, até chegar ao grau de professor a pessoa tem que estudar muito, depois de formado continuar estudando, enfrentar graves problemas em escolas em ruínas. Que governo arregou para os professores? Lembra do policial que postou a foto de um porrete quebrado na cabeça dos professores? Que a categoria dos policiais peguem o lencinho e chorem.

          • Tente fazer uma graduação em licenciatura. Depois tente um mestrado. Depois tente um fazer
            doutorado. Aí, então você fala comigo. Faz o dever de casa, senão você leva bomba.

          • Seus comentários me dão ânsia de vômito. Já disse, não gosto de comunistas. Fica em paz no seu canto.

          • Ôpa! Garcia Reis, cuidado com o uso inadequado da vírgula (,). Qualquer dúvida é só me chamar. Estou sempre por estas terras. Jejeje harará

          • Tente ser um soldado, e ver seu companheiro ao lado o qual você trabalha junto a 3 anos, morrer baleado e deixar mulher e 3 filhos menores sem a presença do pai, por defender pessoas iguais a você

          • Tente não ser capitalista. Tente não ser um religioso fundamentalista. Tente pensar no bem comum. Tente entender que as melhores coisas da vida são de graça. Tente entender que os ricos e poderosos querem mais que os trabalhadores se explodam. Agora, pense que seu estimado companheiro poderia estar vivo se vc e o outros iguais refletissem sobre esses fatos.

          • Esse discurso da esquerda já deu filhinho. Ninguém é bobo. Essa lavagem cerebral de professores acaba quando o jovem vira adulto e tem opinião própria

          • Fala aí adulto. Quem opina naquilo que não conhece é você. Não quero discutir com um esquerdopatas pois essa doença aliena o cérebro.

          • Talkey, Terraplanista. Nao sei se percebeu? Mas vc já está discutindo. Cérebro? Se vc tivesse um até poderíamos continuar discutindo. Garotinho.

          • Retardado, uma graduação, um mestrado e um doutorado são títulos inalcançáveis para burraldos de sua estirpe. Os professores buscam especializações, até porque quanto mais conhecimento melhor será a compreensão do mundo, além de ser um diferencial.Ô Ô Ô Ô Oxford!

  • Seria bom a população de Minas saber o quanto ganham nossos policiais, inclusive, aposentados para que ela possa formar melhor sua opinião quanto a pressão que os órgãos de estão fazendo sobre o governador. Com isso a sociedade irá perceber que o achaque é impróprio, injusto e inadequado. Esse corporativismo indecente, apenas, prejudica, ainda mais, o governo e, de quebra, penaliza a sociedade que tem de pagar essa conta. Além disso, a PMMG precisa apresentar melhores resultados.

Posts Relacionados

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

2 dias atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

4 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

4 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

5 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

7 dias atrás

Caso Daniel Alves inspira bares de BH no combate à violência contra mulher

A maioria dos 4.136 estabelecimentos de BH já pode aderir ao Protocolo Quebre o Silêncio,…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!