Antas morrem contaminadas por agrotóxicos pulverizados de aviões nas lavouras de grãos. Essa denúncia é antiga. Porém, ficaram mais frequentes desde 2018, principalmente no Centro-Oeste do país. O assunto retornou, nesta sexta (09/07), no Jornal Hoje, da TV Globo. Os mamíferos, fato novo, estão contaminados mesmo em áreas ainda nativas.
O mercado de agrotóxicos, no Brasil, em 2019, superou os US$ 13,6 bilhões. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) estimava perda de 11,8% dos negócios. Conheça detalhes AQUI.
O Portal G1 citou, no dia 30/06, citou noticiário de fatos revelados por pesquisadores da fauna em trabalho de campo em Mato Grosso do Sul (MS), entre 2015 e 2017. Estão na revista Wildlife Researchantas. Os pesquisadores relacionados à Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (INCAB-IPÊ), citam também a aplicação de “pesticidas irregulares”.
Agrotóxicos em venda casada com sementes
As sementes de grãos com organismos geneticamente modificados (OGMs),ou transgênicos, assumiram maiores fatias nas lavouras dos Estados Unidos e Brasil na virada do século. A multinacional Monsanto era quase exclusiva e, portanto, alvo preferido nos ataques ambientalistas. Entre as principais críticas, por exemplo, que sementes transgênicas exigem maior volume de aplicações de agrotóxicos. Ou seja, aumentam os riscos da contaminação para pessoas e animais.
Além disso, ambientalistas e pesquisadores apontam que os alimentos seguiam para consumo contendo resíduos dos venenos muito acima do tolerado. Os ambientalistas, portanto, associavam o plantio intenso das sementes com OGMs aos registros, no Ministério Público do Trabalho, de denúncias do aumento de diversas doenças nas lavouras.
Isso, então, uma das causas do aumento nas dosagens dos agrotóxicos. Entre os casos mais citados, por exemplo, o câncer.
- MATÉRIAS RELACIONADAS:
- Brasil usa 500 mil toneladas de agrotóxicos por ano, mas quantidade pode ser reduzida, dizem especialistas
- Antas contaminadas alertam para uso de agrotóxicos proibidos no Brasil
- O relatório da ONU contra os agrotóxicos não pode ser esquecido
- Joint venture Monsanto, Basf, Du Pont, Syngenta e Dow
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Estas Antas destroem todas plantações que veem pela frente ! Deveria ter controle e São hospedeiras de carrapatos!