Auditorias definidas, ao longo de 2023, para 25 portos ligados a grandes grupos econômicos. Entre estes, por exemplo, estão Transpetro/Petrobras (petróleo), Braskem (petroquímica), Ternium (siderurgia), Alcoa (alumínio), Sindaçúcar (açúcar e álcool). A decisão é da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).
Na Deliberação Nº 993, que regula a medida, o Estado de São Paulo, com 12 terminais, lidera em terminais que passarão por auditorias da Conportos. Depois, seguem Rio de Janeiro (06) e Pará (04). Ou seja, unidades com maior número de terminais. Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco aparecem um cada.
A decisão pelas auditorias surgiu na reunião ordinária de 31/01. Mas, começa a valer a partir desta segunda (13/02). Assinaram a deliberação representantes dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa (Marinha), Economia e Infraestrutura, além da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Movimentação dos Portos registra queda em 2022
Nos doze meses de 2022, o conjunto dos portos do país realizou movimentação de 1,209 bilhão de toneladas de cargas. Isso representou, portanto, 0,40% inferior a 2021, conforme o Relatório Estatístico Portuário, da Antaq. A agência destacou, entretanto, que foi a segunda maior movimentação anual desde 2010.
O melhor crescimento regional (12%) em movimentação ficou com os portos da Região Norte, com 138,4 milhões de t. Todavia, o destaque foi para o Porto de Santos (Santos – SP), com 126,2 milhões de t, aumento de 11,41% sobre 2021.
MATÉRIA RELACIONADA:
Café: Antaq proíbe taxa MSC Mediterranean Shipping
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.