Dia Mundial do Meio Ambiente sem comemorações

  • por | publicado: 05/06/2023 - 15:26 | atualizado: 10/06/2023 - 15:36

Imagem ilustrativa de flagrante de desmatamento, mês passado, em área de Mata Atlântica, no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais - Crédito: Ibama/Gov Federal

O ALÉM DO FATO apresenta, seguidamente, fatos ligados aos crimes contra o meio ambiente em diversos biomas do Brasil. O Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 05 de junho, praticamente, não encontra espaços para comemorações entre ambientalistas não apenas na Amazônia, mas na Região Sudeste.

Apesar de concentrar grandes centros acadêmicos e de pesquisas, movimentos pela preservação ambiental e sediar ONGs importantes, os crimes avançam de forma acelerada sobre biomas no Sudeste. Envolvem áreas da Mata Atlântica e Cerrado em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A última edição do Atlas da Mata Atlântica, divulgada em 27 de maio, mostra que 91% dos “desflorestamentos”, no levantamento estão concentrados em cinco estados do Brasil. A agricultura e a pecuária são os projetos que mais destroem maciços e vestígios da floresta.

O Brasil, há meio século, tolera crimes ambientais. Muitos, entretanto, impulsionados em projetos do próprio Governo.

Acesse AQUI matérias relacionadas neste site.

Meio Ambiente revive descaso do 2º Governo Lula

O país assiste, além disso, ao desmonte, pelo Governo Lula e o Congresso Nacional, da estrutura do Ministério do Meio Ambiente. A ministra Marian Silva (Rede) suporta, portanto, mesma fritura que a levou a renunciar ao cargo no segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2008..

A ministra não demonstra, entretanto, coragem para assumir postura de pulso pela causa ambiental. Enquanto isso, o presidente Lula faz de conta que atua por ela. Veja nos links abaixo como a ministra é tratada:

Meio Ambiente: Lula prepara evento com Marina após derrota no Congresso

Após ver ministério perder atribuições, Marina deve ser prestigiada por Lula, no Dia do meio Ambiente

Marina sobre ministério: nem Lula poderá reabrir portas

Relator da MP nega esvaziamentos de ministérios e critica Marina Silva: “Está fora do contexto”

Marina Silva relembra Belo Monte ao defender Ibama

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments