Comando do Exército foi impedido pela Justiça Federal, via Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), de Brasília, nesta segunda (05/12), de assinar a compra de 98 tanques 8×8 Centauro II. A licitação foi vencida pela Iveco, dentro do Consócio CIO, da Itália. A vencedora foi anunciada na semana passada, com assinatura do contrato, de R$ 5 bilhões, prevista para hoje.
O jornal O Globo noticia, entretanto, que o desembargador Wilson Alves de Souza, do TRF-1, acolheu ação popular impetrada pelo advogado Charles Capella de Abreu para barrar o negócio. O magistrado aceitou, portanto, a tese da falta de “urgência”. O advogado argumentou, ainda, que o governo, nestes dias, realiza cortes em orçamentos de várias áreas por falta de recursos. Acesse aqui a íntegra da publicação do jornal.
Exército pretende 221 tanques 8×8
O contrato seria, portanto, fechado a menos de quatro semanas do término do Governo Jair Bolsonaro (PL), e início da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pelo edital, as encomendas poderia chegar a 221 blindados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Iveco vence licitação do Exército: Centauro II
Exército compra blindados no meio das eleições
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.