GM capta US$ 2,24 bi; foco no “transporte limpo” - Além do Fato GM capta US$ 2,24 bi; foco no “transporte limpo” - Além do Fato

GM capta US$ 2,24 bi; foco no “transporte limpo”

  • por | publicado: 02/08/2022 - 07:11 | atualizado: 03/08/2022 - 10:40

No ano passado, a GM reapresentou o Hummer, o famoso jipe militar. Mas, agora, como Hummer EV, ou seja, no portfólio dos veículos elétricos. Deverá ser lançado em 2024. A versão básica custará a partir de US$ 80 mil - Crédito: Imagem da TV

A General Motors (GM), via holding General Motors Company (GMC), fará, nesta terça (02/08), duas ofertas de Notas (títulos sem garantias) no total de US$ 2,250 bilhões. Os recursos líquidos serão destinados ao financiamento e/ou refinanciamento de um ou mais “Projetos Elegíveis”, novos ou em curso, com foco no “Transporte Limpo”. Mas, poderão ser aplicados em financiamentos parciais ou totais.

Deduzidas os descontos e comissões de subscrição e as despesas da oferta, a GM estima a captação líquida de US$ 2,24 bilhões.

No comunicado de segunda (01/08), divulgado em Detroit (EUA), a GM esclarece que a emissão de US$ 1 bilhão, vencerá em 15 de outubro de 2029, com um agregado de 5,400%. A oferta de valor maior, de US$ 1,250 bilhão, vencerá em 15 de outubro de 2032, com agregado de 5,600%.

As notas, com valor de US$ 2 mil, entretanto, não serão listadas em Bolsa. A companhia espera que a liquidação das Nota ocorra nesta terça, ou no máximo três após a oferta (D+3).

Projetos Elegíveis pela GM

A holding listou aos investidores como elegíveis os projetos de:

  • Veículos de emissão zero;
  • Tecnologia de bateria, armazenamento de bateria e sistemas de gerenciamento de bateria;
  • Tecnologia de célula de combustível;
  • Baterias, células de bateria, células de combustível, motores elétricos e outros componentes usados em soluções de propulsão de emissão zero para a indústria automobilística e outras;
  • Soluções e equipamentos de carregamento;
  • Energia como serviço;
  • Microrrede e veículo-rede.

Três categorias

A GM esclarece ainda que os projetos serão enquadrados em uma ou mais das categorias definidas: Pesquisa e Desenvolvimento (P,D&I), Instalações e infraestrutura e Operações. Mas, isso seguirá critérios do “ciclo de vida da Solução de Transporte Limpo”:

A avaliação e seleção dos projetos serão subordinados ao Conselho de Financiamento Sustentável. Do Conselho participam as áreas de Tesouraria, Sustentabilidade, Controladoria, Finanças e Desenvolvimento de Produto, Relações com Investidores e Jurídico.

Divisão de mercados da GM

O comunicado dá pinceladas em fases da GMC. Aborda, por exemplo, a incorporação a uma nova corporação do Estado de Delaware, no processo de falência e recuperação, em 2009.

O Grupo GMC, no mundo, monta e comercializa carros, caminhões, crossovers e peças de automóveis. É gerido em duas divisões automotivas: GM North America (GMNA) e GM International (GMI).

O mercado da América do Norte é atendido pela GMNA com as marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC. A GMI, então, se ocupa de clientes fora daquele continente com negócios na Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC e Holden.

Mas, além daquelas divisões, a companhia norte-americana se posiciona em outros mercados, notadamente da China, de forma acionária em empresas. Nesses negócios, portanto, estão as marcas Baojun, Buick, Cadillac, Chevrolet e Wuling.

Dívida de US$ 185,1 bilhões

O custo e endividamento da captação serão, porém, exclusivos da holding GMG. “As Notas serão obrigações exclusivamente da General Motors Company e não de qualquer de nossas subsidiárias, e nenhuma de nossas subsidiárias garantirá as Notas”. É o que assegura a companhia logo na abertura do item sobre “Riscos Relacionados às Notas” do comunicado.

Sobre seu endividamento, a GM comunicou: “Em 30 de junho de 2022, tínhamos passivos consolidados totais de aproximadamente US$ 185,1 bilhões (incluindo endividamento consolidado de aproximadamente US$ 110,4 bilhões), dos quais US$ 15,7 bilhões representam o valor principal agregado do endividamento da General Motors Company (somente controladora)…”

Matérias Relacionadas à “incorporação” e à postura da companhia no auge da Covid-19:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments