Governo inicia privatização da “Rodovia da Morte”

  • por | publicado: 18/05/2021 - 10:29 | atualizado: 20/05/2021 - 14:49

O Governo federal executa obras de duplicação da BR-381. Vários trechos foram concluídos. Na foto, em Caetés. Foto: DNIT/Divulgação, maio de 2020

O Ministério da Economia abriu processo para privatização da “Rodovia da Morte”, a BR-381, trecho Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais. A decisão inclui trechos de outras rodovias. Entre estes, por exemplo, a ligação da BR-262 entre João Monlevade, no Vale do Aço, e Viana (ES). Essas desestatizações constam, portanto, na Resolução CPPI Nº 173, do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos -CPPI). A concessão será por 30 anos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário Especial (substituto) do PPI, Bruno Westin Prado Soares Leal, assinaram a resolução em 27 de abril, mas publicada nesta terça (18/05).

Inúmeras tentativas, nos últimos 20 anos, de privatização da “Rodovia da Morte” fracassaram. Entre os principais obstáculos, por exemplo, não ser duplicada. O processo de duplicação só foi iniciado no Governo Dilma, mas teve de superar várias etapas burocráticas e políticas.

A CCPI Nº 173 determina que o processo de “concessão como modalidade operacional para a desestatização” dos trechos das BRr 381 e 262 será em licitação por leilão via concorrência internacional. A proposta econômica vencedora deverá combinar “critério de menor valor de tarifa de pedágio limitado ao desconto tarifário máximo permitido estabelecido em edital, com o de maior valor de outorga fixa”.

O Governo decidiu que o “valor de tarifa-teto do edital será aquele capaz de zerar o fluxo de caixa do projeto descontado pelo custo de capital regulatório”. Todavia, não fixou valor mínimo para “outorga fixa”.

Trechos da BRs 116 E 101

Mas a Resolução Nº 173 inclui processo de privatização em outras rodovias:

  • BR-101 (litorânea), entre o Rio de Janeiro (RJ) e Ubatuba (SP); e,
  • BR-116, entre São Paulo (SP) e Seropédica (RJ).

As condições da concessão serão as mesmas estabelecidas para as BRs 381 e 262.

Terminais portuários, do NE ao Sul

O Ministério da Economia assinou, também em 27 de abril, duas resoluções, mas referentes à privatizações de terminais e canais na logística portuária. Ambas, todavia, ainda para submissão e decisão do presidente da República.

A Resolução Nº 174, é, porém, exclusiva ao Canal de Acesso no complexo dos portos Paranaguá e Antonina, no Paraná. Na Resolução Nº 172, todavia, estão oito (8) terminais para diversas modalidades operativas. São:

  • Mucuripe (CE);
  • Itaguaí (RJ);
  • Imbituba (SC);
  • Salvador (BA);
  • Santos (SP); e,
  • Paranaguá (PR). Em Paranaguá, porém, aparecem três terminais.

O cronograma do Ministério da Economia prevê, por fim, que o leilão dos terminais ocorrerá entre o 3º trimestre deste ano e o 2º trimestre de 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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marco almeida

vai sair do papel mesmo? já estou com 41 anos e vejo estas obras indo para mídia em épocas eleitorais e/ou baixa popularidade dos políticos

Alexandre Almeida

Privatizar para pagarmos pedágio caro, é bom demais

Marcelo Cal

Construíram, gastaram uma grana preta – dinheiro nosso – agora entregam para explorarem kkkkkkkk Brasil sil sil

José Vieira Neto Vieira

Cobra do governo Dilna e Lula.

marcelon narciso  vieira

ESTO TUDO É POR CAUSA DAS ELEIÇÃO 2022 , SÓ PARA CONSEGUIR VOTO KKKKK

Marcelo Cal

Quanto custará a Concessão? Ou usaram dinheiro público para fazer a obra e agora vão entregar de mão beijada para explorarem o povo cobrando pedágio?

Euler Oliveira

Daqui até João Monlevade tem aproximadamente 110 Kms……dos quais pelo menos a metade não passou por qualquer movimentação de terra (terraplenagem)…….e já querem privatizar….a prioridade seria terminar a obra!!!!!!!! Percorro esse trecho de 15 em 15 dias!!!!!

Juliano

Imaginam só, Gastaram dinheiro a zoi, e depois privatizam e recebem o dinheiro gasto na reforma em malas , alguém dúvida disto,ou somos burros demais ? O que mais é impressionante, é que somente os leitores que se expõem e a mídia não, será que somente nós lemos os jornais ? Eita trem que não desce a guela abaixo…

José Vieira Neto Vieira

Verdade, eu estou em sp, e a cada seis meses eu faço todo o trecho até gv, essa duplicação deve ter rendido muita propina para alguns gatunos la de cima, fizeram uns desvios que não seriam nescessarios, inclusive com tuneis que custaram os olhos da cara, deixando grandes viadutos sem utilidade, por essa razao, sou a favor da privatização, do contrário vão usar essa duplicação por muitos anos para desvio de verba, por mais que o governo BOLSONARO não apareça atos de corrupção, ela já está instituida no pais, um ou outro sempre leva o dele, nas maos de uma empresa, já fica mais dificil.

José Vieira Neto Vieira

Melhor a fazer, é privatizar, uma duplicação que nao acaba nunca, só serviu para o PT desviar dinheiro, o governo não tem que ter rodovias nem empresas, isso só serve para cabide de empregos para parentes de politicos, e desvio de dinheiro, todo mundo sabe disso, más poucos interessam a privatização, só mesmo o governo BOLSONARO pra tocar isso pra frente. Parabens presidente, nas mãos da iniciativa privada, fica muito melhor.