Desde 25 de novembro, ALÉM DO FATO faz referência a um infográfico que circula nas redes sociais (internet), relacionando autoridades ao escândalo do Baco Master. Exibe, portanto, uma suposta malha de envolvimentos de autoridades (e ex-autoridades) criada pelo banco do mineiro Daniel Vorcaro.
Algumas pessoas já apareceram no noticiário das investigadas pelo Banco Central (BC) e a Polícia Federal (PF).
O site, todavia, foi além da observação para os atalhos incomuns aplicados na liquidação do Master. “E some-se a isso a circulação de infográfico incômodo nas redes sociais. O material traça supostos elos (nomes) nas relações políticas com agentes públicos dos Três Poderes República nas ações Master-BRB”. Trecho do post de 25/11.
Em outra publicação, de 02/12, Além do Fato chamou atenção para presença de políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia nos tais elos das influências do Master. E reproduziu “O Globo”, com destaque à decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de levar as investigações para Corte. “Documento com nome de deputado do PL é citado para tentar levar caso de Vocaro ao STF’, escreveu o mesmo jornal na segunda (01/12). No caso, o deputado João Carlos Bacelar Filho (PL-BA). A Bahia, aliás, é um dos núcleos em destaque no infográfico”.
Ou seja, Toffoli se valeu do foro privilegiado assegurado aos parlamentares federais.
O Globo também cita PT da Bahia
O Master criou quatro núcleos principais e outros quatro subgrupos na sua rede dentro dos poderes da República. Na segunda categoria, está o “PT da Bahia”.
Além do Fato mencionou, em 25/12 (Toffoli de Marqueteiro por um Lula-4), quais ministros do Governo Lula (PT) são listados no infográfico. Até esta publicação, ainda estava disponível na internet.
Ontem (07/01), o jornalista Lauro Jardim, colunista de Política de O Globo, coloca o PT da Bahia em cima do telhado do Master. “Lula, o caso Master e o PT baiano“. O colunista escreveu:”Lula já foi avisado por um cacique do PT baiano que se as investigações sobre o Banco Master & Daniel Vorcaro evoluírem de verdade — ou se, um dia, o ex-banqueiro resolver abrir a boca — a bomba também explodirá no colo do partido“.
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
TCU põe mais lenha no Master
A trapalhada do ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU), ex-deputado federal pelo Republicanos-RR, nas investigações do Master, pôs mais combustível na fogueira. O ministro quis impôr “investigação” na atuação do Banco Central (BC).
A postura de Jhonatan, além de causar espanto ao setor bancário, gerou especulações. Entre elas, por exemplo, pretender a suspensão da liquidação na liquidação do Master.
Todavia, diante de pressões de todos os lados, recuou. Por fim, o ministro do TCU aumentou as desconfianças de pretender uma operação abafa dentro das investigações do Master e Vorcaro.
Lewandowski de saída
Nesta semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública. Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, anunciou a saída do Governo Lula. Pretende ficar só até amanhã (09/01). O ministro aparece no citado infográfico.
O ministro da Justiça, porém, se dispõe a permanecer um pouco mais, para a transição.
Lewandowski prestou serviços ao Master. A “consultoria” foi entre a saída do STF e a chegada no Governo Lula. Outros ex-ministros do petista também teriam atendido ao banco.
Matérias Relacionadas:
- Toffoli de marqueteiro por um Lula-4
- Emboladas de Toffoli não atendem Lula
- Dias (Toffoli) difíceis no STF; jatinho, passageiro e contrato
- Toffoli e Gilmar: mosqueteiros aflitos
- Toffoli blindou Master e aplicou caladão no BC e PF
- B3 entra em elo do Master, apontado primeiro no ALÉM DO FATO
- Novembro ‘master’: corrupção, prisão de generais e COP30 pífia
- Master fedeu para investidores e mineração; respingos em 2026
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

