Economia

Ministério das Comunicações paga ‘blindados’ para Faria

O Ministério das Comunicações alugou dois carros blindados (“com resistência a impactos nível iii a”) para os deslocamentos do titular da pasta, Fábio Faria, em Brasília e São Paulo. O contrato com a OBDI Locação de Veículos, de Curitiba (PR), inclui outros dois veículos, porém, sem blindagem (“sedan de grande porte”). Estes, servirão ao secretário-executivo do MCom.

O Ministério das Comunicações, então, parece pouco se importar com o aperto orçamentário da União, e não cessa com as despesas não essenciais.

A OBDI receberá R$ 889.342,00 pela prestação do serviço. O contrato, assinado na sexta (09/04) e divulgado nesta segunda (12/04), tem validade de um ano, portanto até abril de 2022.

O fornecedor do serviço, todavia, foi citado na súmula do contrato (EXTRATO DE CONTRATO Nº 9/2021 – UASG 410003 – CGRL/MCOM) apenas pelo nome fantasia: OBDI Equipamentos. Além disso, foi omitido respectivo CNPJ (095.546.840/0001-29). No site API de Compras Governamentais, o CNAE da empresa é “7711000: locação de automóveis sem condutor”. Mas, o contrato reza: “com motorista (eventual)”. A palavra eventual está na publicação.

OBDI oferece gama de blindados

A OBDI lista, portanto, vários contratos com órgãos públicos federais e agências reguladoras. Entre os quais, por exemplo: Fundação Nacional de Saúde (RN, PE, MS, MT), antigo Ministério do Exército, Anac, Secretaria da Presidência da República (Copa 2014), UFMG, Fiocruz e ANP.

No portal, a OBDI anuncia automóveis blindados para “pronta entrega”. Veja AQUI.

Genro de Sílvio Santos

O ministro das comunicações é deputado federal (PSD-RN) e casado com Patrícia Abravanel, filha do empresário Sílvio Santos, do Grupo TV SBT. Patrícia, além de apresentadora no SBT, é dona da TV Alphaville, canal por assinatura. O casal é sócio da New Beginnings, empresa de produção artística.

Último entre os eleitos

Fábio é deputado federal desde 2007. Mas, em 2018 figurou como último colocado (8º) na conquista de uma cadeira. O partido dele integra o baixo clero e o “Centrão”. Mesmo assim, ocupou a terceira vaga na secretária da Mesa da Câmara, enquanto Rodrigo Maia (DEM-RJ) presidia.

Citado na Laja Jato

Juntamente com o pai, ex-governador Robinson Faria (PSD), derrotado na reeleição de 2018, Fábio apareceu em duas delações de investigação de corrupção na Operação Lava Jato. Robinson preside o partido no RN e é dono da cadeia de rádios Rádio Agreste.

Delações da Odebrecht e JBS

Os Faria foram delatados por executivos de empresas dos Grupos Odebrecht (empreiteira) e JBS (alimentos e agropecuária). O Supremo Tribunal Federal (STF), todavia, arquivou os processos por falta de provas.

Caixa dois – Justiça Eleitoral

Mas, parte das investigações da Lava Jato seguiu Justiça Eleitoral, por envolver denúncias de caixa dois nas eleições de 2010.

Fábio é ministro desde 17 de junho de 2020.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Veja as cidades mineiras mais afetadas pelo tarifaço de Trump

Belo Horizonte, Araxá, Contagem, Guaxupé, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Sete Lagoas e Varginha são os…

15 horas atrás

Planalto dentro do STF

A independência nas atividades entre os Três Poderes da República está clara na Constituição. "Art.…

2 dias atrás

Além de partido, Simões precisa mudar a narrativa

A possível troca do partido Novo pelo PSD do senador Rodrigo Pacheco, antecipada nesta coluna,…

2 dias atrás

Com nova lei, BH se torna a 6ª capital mais competitiva do país

No dia 12 de agosto, Belo Horizonte uniu-se aos outros 578 municípios mineiros onde a…

2 dias atrás

Dino e o risco de cangaço ideológico no STF

A bagunça brasileira turbinada. Desta vez, pelo ministro Fábio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).…

3 dias atrás

AMIG Brasil debate o Marco Regulatório Municipal da Mineração

A Associação Brasileira dos Municípios Mineradores abre, nesta quarta (20), o VI Encontro Nacional dos…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!