Patrimônio líquido negativo da Azul bate nos R$ 26 bi - Além do Fato Patrimônio líquido negativo da Azul bate nos R$ 26 bi - Além do Fato

Patrimônio líquido negativo da Azul bate nos R$ 26 bi

  • por | publicado: 12/08/2024 - 13:17 | atualizado: 15/08/2024 - 11:07

Azul continua operando com as contas no vermelho - Crédito: Azul/Divulgação/Redes Sociais

A tragédia das enchentes, de maio, no Rio Grande do Sul virou fato comum nos balancetes financeiros 2T24 das companhias áreas para justificar perdas de receitas. A A Azul S.A. (Azul Linhas Aéreas), por exemplo, destacou a “redução temporária” nas rotas internacionais frente a 2023, de 8%, também relacionada à tragédia.

No 2T24, a Azul apresentou queda de 2,3% nas receitas líquidas, para R$ 4,172 bilhões, frente ao 2T23. O balanço continuou no vermelho, com prejuízo líquido de R$ 3,865 bilhões. Isso se contrapôs, então, ao lucro de R$ 497 milhões no 2T23.

Dívida bruta da Azul soma R$ 28,1 bilhões

As demonstrações semestrais, do 1S23 para 1S24, mostram que o patrimônio líquido seguiu negativo. Nesse item, todavia, houve um extraordinário salto de 32,94%, de R$ 19,682 bilhões para R$ 26,166 bilhões. A rubrica dos prejuízos acumulados cresceu 27,2%, de R$ 23,999 bilhões para R$ 30,519 bilhões.

A dívida bruta, do 1T24 para 30 de junho, aumentou em R$ 3,722 bilhões, para R$ 28,105 bilhões.

Em comunicado desta segunda (12/08) à Bolsa de Valores B3, a Azul apresentou “atualizações das perspectivas para 2024”. Destacou a implementação do plano “Eleva”, que contempla “múltiplas oportunidades de aumento de receita e redução de custos”. A companhia acredita, portanto, que obterá “mais de R$ 1 bilhão incremental”.

Azul, em seu perfil institucional, informa que opera frota de 180 aeronaves, sendo a “maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas”. Acrescenta que realiza ao redor de 1 mil voos diários para 160 destinos.

MATÉRIA RELACIONADA:

Voando no vermelho, Azul busca suporte de R$ 1,6 bi

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments