Esse o valor girado anualmente pela chamada Economia Azul, ou economia oceânica. Por baixo, seriam US$ 3 trilhões. Na pauta da dependência dos oceanos estariam 3 bilhões de humanos ao redor do planeta. Ou seja, 36,6% da população do mundo, de 8,2 bilhões (2024/ONU), necessitam dos oceanos para sobrevivência.
Os dados estimativos são da Organização das Nações Unidas (ONU). Estão em destaque na apresentação do congresso internacional Tomorrow.Blue Economy Niterói pela publicação eletrônica “Plurale em revista”. O evento, organizado pela iCities, chega ao Brasil pela primeira. Será nos dias 4 e 5/11, em Niterói (RJ).
Entre os experts estrangeiros em recursos dos oceanos a participação de Gunter Pauli, economista belga. Pauli é o autor do conceito de economia azul. Na lista de palestrantes do Brasil está a velejadora e escritora brasileira Tamara Klink.
O congresso terá um espaço dedicado à inovação e negócios. Cluster Naval será um dos expositores. Cluster é uma associação voltada à cooperação para o desenvolvimento do business com foco no mar no Estado do Rio de Janeiro.
A expansão dos “sistemas alimentares aquáticos sustentáveis” figurou como tema na cúpula Oceans 20 (O20). Esse foi um dos eventos paralelos na recente cúpula do G20, no Rio de Janeiro, dias 18 e 19/11.
Os organizadores aguardam a presença de 2 mil pessoas no Congresso, que terá 40 palestrantes. Na área de negócios, esperados 500 executivos e 80 palestrantes. Leia sobre a programação AQUI.
Marinha se qualifica para defesa e domínio de minerais
*Título original: Até US$ 6 trilhões dos oceanos
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.