Mônica Aragão é a mais votada para vaga de desembargadora no TJMG

  • por | publicado: 31/01/2022 - 22:02 | atualizado: 03/02/2022 - 15:39

Posse de oito novos desembargadores no TJMG, foto Riva Moreira/TJMG

Três advogados foram eleitos, nesta segunda (31), para integrar lista tríplice a ser enviada ao governador Romeu Zema (Novo), que irá escolher um deles para o cargo de desembargador (a). A votação foi feita pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre a vaga do chamado quinto constitucional. Para ela, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Minas havia indicado seis advogados. Quinto constitucional é o mecanismo que confere 20% das vagas existentes nos tribunais a advogados (as) e promotores (as).

Com a votação do TJMG, foram eleitos Mônica Aragão Ferreira e Costa, com 88 votos; Antônio Marcos Nohmi, 68 votos, e o Leonardo de Faria Beraldo, 67 votos. Houve 133 votos apurados entre os desembargadores que integram o Tribunal Pleno do TJMG. Foram oito votos em branco e três nulos.

Lista tinha seis nomes

Os outros da lista sêxtupla da OAB obtiveram a seguinte votação: Luís Eduardo Alves Pinto, 52 votos; Lúcio Delfino, 48 votos; e Adriano Guilherme de Aro Ferreira, 33 votos. A votação foi realizada de forma remota.

O documento com os três mais votados será encaminhado ao governador para a escolha de um deles, que ocupará a vaga do desembargador Edgard Penna Amorim, que se aposentou.

Posse de oito magistrados

Ainda nesta segunda (31), oito novos desembargadores tomaram posse na sede do TJMG. São eles: Rui de Almeida Magalhães, Maria Cristina Cunha Carvalhaes, Fábio Torres de Sousa, Danton Soares Martins, Luzia Divina de Paula Peixôto, Cristiano Álvares Valladares do Lago, Âmalin Aziz Sant’Ana e Maria das Graças Rocha Santos.

O evento foi conduzido pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, e contou com a presença do presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments