A 11 dias das eleições para definir o comando de seu próximo triênio (2025/2028), a Associação Mineira de Municípios (AMM) vive momento de intensa e acirrada disputa. A votação acontece no próximo dia 4 para escolher um dos dois candidatos: o atual presidente, Marcos Vinícius Bizarro, e o prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão.
Duas sondagens foram divulgadas nesta semana, com resultados divergentes. De acordo com dados da Quasar Produções, Marcos Vinícius estaria à frente, com 56,67%, e Falcão, com 43,33%. Em outra, divulgada pelo jornal Estado de Minas, Falcão estaria à frente.
Segundo a empresa Quasar, no levantamento feito entre os dias 20/02 a 21/03/2025, 195 participaram da consulta; outros 611 não quiseram se manifestar. Na enquete do Estado de Minas, 25 responderam, dos quais 17 declararam o voto em Falcão, e outros 35 consultados não deram retorno. Alguns prefeitos consultados pelo jornal, dividiram-se entre quem apoia a continuidade de Marcos Vinícius e os que são contra pelo fato de ele não ser mais prefeito. Ele foi prefeito por dois mandatos de Coronel Fabriciano (Vale do Rio Doce) entre os anos de 2017 e 2024.
Ainda na pesquisa da Quasar, 70% dos entrevistados aprovam a atual gestão, dos quais 46,67% a consideram ótima e 23,33%, boa. Os que reprovam são 20%, dos quais 16,67% a consideram péssima e 3,33, ruim. Outros 10% a classificam como regular. Outro dado apontou que 66,6% defendem mudanças na atuação da entidade, com maiores investimentos na descentralização e na capacitação.
Regras da votação
A eleição será realizada na Assembleia Geral da Associação, no dia 4 de abril próximo, na sede da entidade, na Avenida Raja Gabaglia, n.º 385, bairro Cidade Jardim, em BH. Estarão aptos a votar os prefeitos e prefeitas dos municípios associados que estejam em dia com as obrigações estatutárias. Para isso, é preciso que o município tenha sido filiado há mais de três meses consecutivos antes da eleição e que esteja em dia com as contribuições e demais obrigações sociais.
A Assembleia Geral será instalada em primeira convocação, às 9h, ou às 10h em segunda convocação, com qualquer quórum. A votação será concluída às 16h, e a apuração dos votos terá início imediatamente após o encerramento. As chapas deverão ser inscritas, presencialmente, na sede da AMM, por meio de Termo de Registro de Chapa, até as 17h do dia 30 de março de 2025.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.