Atuação de Bolsonaro na segurança e na economia é desaprovada pela população

Atuação do governo na segurança, comandada pelo ministro Sérgio Moro, e na economia, chefiada por Paulo Guedes, é desaprovada pela população, conforme pesquisa do portal Jota. Foto - Agência Câmara - Divulgação

Atuação do governo na segurança, comandada pelo ministro Sérgio Moro, e na economia, chefiada por Paulo Guedes, é desaprovada pela população, conforme pesquisa do portal Jota. Fotos - Agência Câmara - Divulgação

Pesquisa feita pelo Portal Jota/Ibdap, divulgada em parte, ontem, pelo Além do Fato, mostra que a maioria da população aprova a atuação do governo do presidente Jair Bolsonaro quando o assunto é combate à corrupção.

Apesar das denúncias de uso de candidaturas laranjas que envolvem o deputado federal Luciano Bivar, presidente do PSL, partido de Bolsonaro, e também o seu ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, 51,1% dos entrevistados aprovam a política de combate à corrupção do governo, contra 40,7% que desaprovam. Outros 8,2% não souberam ou não quiseram responder.

Em outras áreas nevrálgicas e de grande importância para a população, como a segurança, a economia, a educação e a saúde, o governo não vai bem, conforme a pesquisa. A atuação na segurança, por exemplo, que é comandada pelo ex-super ministro Sérgio Moro, é desaprovada pela maioria dos entrevistados. Entre os ouvidos, 51,5% disseram que desaprovam as ações do governo na área, contra 41,2% que aprovam (7,2% não quiseram ou não souberam responder.

A atuação na economia, sob a batuta do ministro Paulo Guedes, tem agradado muito ao mercado, mas não aos brasileiros de uma forma geral – talvez porque o desemprego ainda assombra quase 13 milhões de famílias. Nesse quesito, a desaprovação, de acordo com a pesquisa do Jota, chega a 49,8%, contra 38,2% que aprovam e outros 12% que não quiseram ou não souberam responder.

O quadro é um pouco pior na educação, sob o comando do polêmico ministro Abraham Weintraub. Segundo a pesquisa, a atuação do governo na área é desaprovada 53,6%, aprovada por 41,3% e 7,3% preferiram não responder (ou não souberam).

A campeã da desaprovação, que é recorrente em quase todos os governos, é a saúde. A atuação do governo Bolsonaro na área, que é gerida pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, é desaprovada por 62% dos entrevistados, contra 38,2% que aprovam e 7,1% que não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, por telefone, com 1042 pessoas de 304 municípios brasileiros.

Temas polêmicos

A pesquisa feita pelo portal Jota quis saber também a opinião de brasileiros sobre alguns temas caros para o presidente Bolsonaro e seu grupo. Quando perguntados se os direitos humanos atrapalham no combate ao crime, 55,3% responderam que concordam, contra 34,3% que discordam (10,4% NS/NR).

Na linha do que defende o presidente Bolsonaro, a maioria dos entrevistados é a favor de aumentar as penas para quem cometer crime. Quando perguntados se é preciso punir os criminosos com mais tempo na cadeira, 80,2% disseram que concordam, contra 11% que discordam (4,9% NS/NR).

A internet está também em alta junto aos brasileiros. Quando perguntados se a rede mundial de computadores permite descobrir verdades que jornais e TVs querem esconder, 70,7% disseram que concordam, contra 17% que discordam. Mas a grande imprensa, que tem sido execrada pelo presidente ao longo do seu governo (em especial nos últimos dias), não aparece tão mal. Perguntados se a grande imprensa é inimiga do povo, 48,8% responderam que discordam, contra 39% que concordam.

O PT, acusado de comandar um brutal esquema de corrupção nos governos de Lula e Dilma, não é considerado o campeão dos corruptos. O instituto colocou a seguinte questão para os entrevistados: “Todos os partidos tradicionais são corruptos, mas o PT é pior”. Entre os ouvidos, 49,4% disseram que discordam da afirmação, contra 37,9% que concordam.

O partido, entretanto, é responsabilizado pelo quadro de crise por que atravessa o país. “A incompetência do PT afundou o país?”, perguntou o instituto. Dos ouvidos, 51,3% disseram concordar, contra 39,1% que discordaram.

E sobre a possibilidade de impeachment do presidente Jair Bolsonaro? Se o presidente cometer erros ele pode, sim, perder o cargo, na opinião dos entrevistados. “Se Bolsonaro errar, o povo tira ele como tirou Dilma e Collor”, foi a questão colocada aos entrevistados. Disseram que concordam 75,7% e que discordam 21,5%.

O instituto quis saber também o que pensam os entrevistados sobre a possibilidade de liberdade do presidente Lula. A pergunta feita foi a seguinte: “O(a) sr(a) acha que a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão é certa ou errada?

Responderam que é errada 45,3%, que é certa 40,3%, outros 7,8% disseram que não é certo nem errado e 6,6% não quiseram ou não souberam responder.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigues Souza

Fizeram essa pesquisa na sede da CUT, da UNE do PT e nas celas da PF em Curitiba.

Simone Bastos

Quem pesquisou e publicou isso esta imensamente desinformado. Até a Globo News através da Jornalista Eliane Cantanhede tem aplaudido a política econômica do Ministro Paulo Guedes que tem dado certo e traz recuperação econômica para o país. A respeito do ministro da justiça nem vou comentar… Super aplaudido e apoiado pelo cidadão brasileiro. Quem escreveu a matéria ou é bocó ou recebeu uma graninha de algum petista o que o faz mais bocó ainda.

Murdock

O imbecil que escreveu essa besteira toda aí é que deveria ser investigado na CPMI das fake news.

Tool 7empest

‘Portal Jota/Ibdap’
kkkkkkkkkkk
O SEU BANDIDO DE ESTIMAÇÃO TÁ PRESO, BABACA!

NELSON MACHADO

Ridículo esta matéria, a segurança e a economia foram o que mais mudou no Brasil, melhorando muito em relação ao passado.

Samuel

o cu da mãe de quem fez essa matéria.

Kaku Kaku

Só entregaram o questionário para a turma do PT. KKKKK

Heleno Cardoso

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou denunciar saporra na cpmi da fakenews!

Raul Gervásio Senra Itaboraí

Um jornal sério não publicaria uma asneira deste tamanho.

sergio

portal o que??????ah sei… é o portal do mestre dos magos.

Bento Abreu

Mas que texto mequetrefe Ricardo Campos. E usar o ilibado portal JOTA como referência chega a ser risível.

Gera

Pesquisa falsa. A imprensa não aceita que a mamata acabou. A bolsa de valores bate os 109.000 pontos, o desemprego está diminuindo, a confiança dos empresários está aumentando. A pesquisa foi feita com as pessoas de esquerda, e jornalistas.

Ricardo Valle

Esse instituto de pequisa é o mesmo do instituto luladrão?