Como deputado, Bolsonaro apoiava Congresso, emenda impositiva e Eduardo Cunha Como deputado, Bolsonaro apoiava Congresso, emenda impositiva e Eduardo Cunha

Como deputado, Bolsonaro apoiava Congresso, emenda impositiva e Eduardo Cunha

O então deputado federal Jair Bolsonaro defende orçamento impositivo em entrevista, reprodução YouTube

Não foi à toa que a maioria dos deputados federais mineiros criticou a atitude de Bolsonaro em incitar ataques ao Congresso Nacional. O próprio presidente, quando foi deputado federal, em entrevista de 2017, defendeu a independência do Legislativo e adoção de emendas impositivas. Mais do que isso, disse que a composição do Congresso, no mandato anterior, era a melhor da história do Legislativo. E ainda elogiou o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), por ter implantado o modelo de Orçamento impositivo, que isso representava democracia.

Na entrevista, Bolsonaro disse que aquela legislatura era melhor do que os anteriores por conta das emendas impositivas. “O que o parlamentar tem pra negociar em Brasília? É o seu voto. Este Congresso ganhou muito em relação ao passado, em especial graças ao atual presidente Eduardo Cunha (PMDB), que aprovou emenda à Constituição que trata do orçamento impositivo. Ou seja, o Congresso agora não chantagia (sic) mais o Executivo para liberar nossas emendas”, disse ele.

Confira a entrevista do então deputado federal Jair Bolsonaro

“Governo não fica refém”

Nesse ponto, foi contestado pela apresentadora Mariana Godoy, da Rede TV, que disse, “agora, o governo fica refém” das emendas impositivas. Bolsonaro, então, retrucou: “Não, não fica refém. O governo tem que respeitar. Nós temos três poderes. Voto comprado não é sinônimo de democracia. Agora, acabou”, afirmou ele.

Como presidente, Bolsonaro reclama, hoje, de chantagem do Congresso e estimula pressão popular sobre deputados e senadores. Os líderes partidários reprovaram a atitude dele de enviar, na semana passada, mensagens em grupo de WhatsApp convocando para atos contra o Congresso no dia 15 de março.

Ministro acusou chantagem do Congresso

A crise começou com o ministro da Segurança Institucional, general Augusto Heleno, que acusou o Congresso de “chantagear” o Executivo por recursos. O Orçamento impositivo, aprovado no ano passado, é um dos motivos da crise entre os Poderes.

Para o líder do Democratas no Senado, Rodrigo Pacheco, não há “lógica” em o governo federal querer expor o Legislativo a ataques públicos. “Os parlamentares apoiaram as principais pautas econômicas da União, como a reforma da Previdência”, observou.

O líder do PSD na Câmara, Diego Andrade, classificou o episódio como desnecessário e diz que está na hora de serenidade. “Hoje, todas ações do Orçamento ficam concentrados na União. Enquanto não se tiver um pacto federativo forte, que coloque os recursos nos municípios, esse e outros governos terão que ouvir sim os deputados porque eles representam os municípios”, acentuou.

Como eles, o líder do Solidariedade na Câmara, Zé Silva, defendeu o papel do Legislativo. “Compete ao Executivo ter as ferramentas modernas de planejamento, monitoramento e gestão. Os parlamentares estão com o pé na estrada e levam as necessidades da população e indicam naquelas políticas públicas preparadas para o governo”, apontou.

Presidente disse que não incentivou protesto

Na quinta (27), em sua live semanal, Bolsonaro cobrou do Congresso a aprovação de projetos enviados pelo governo. No entanto, negou que tenha incitado a população a ir às ruas em manifestação contra o Legislativo.

Enumerou medidas do governo que, segundo ele, não avançam no Congresso. Citou duas. “Estou também há seis meses com um projeto fazendo com que você perca a sua carteira depois de completar 40 pontos no ano, e não 20, como é atualmente”, disse. A outra referia-se à validade do mesmo documento para 10 anos em vez de 5 anos como é hoje.

“Traidor da Constituição é traidor da Pátria”, advertiu Ulysses Guimarães

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
28 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruce

Essa nobreza aproveite enquanto o povo não está qualificado por quando estiver ninguém vai tolerar servir de burro de carga para manter luxos dessa elite como no passado.

Luís Fábio Soares

Ridículo as tentativas constantes de prejudicar o presidente. Porquê não mostram os grandes avanços conquistados em 1 ano de governo? Acorda imprensa, cada vez que atacam Bolsonaro seu prestígio só aumenta.

Murilo Garcia Valadares

Difícil encontrar “grandes avanços conquistados” para quem não é evangélico, nem milico, nem miliciano.

Marco Aurelio Diotaiuti

Tem algum pequeno avanço pelo menos?

DIGOTOG

Tem vários! Dólar, carne, desemprego, desigualdade, queimadas, gastos no cartão corporativo! Tos e mais alguns avançaram bem

Marcelo Gomes

Talvez o errado seja vc. Reflita

DIGOTOG

Onde? Só achei avanço do dólar, da carne, da desigualdade social, do desemprego, das queimadas e dos empregos informais! Além do avanço das fake news e das lorotas presidenciais

Roberto Carlos da Silva

Este ” presidente” é um LIXO parasita!!

Antonio Alberto

Como eleitor eu votei no Roberto Freire, no FHC, no Lula e no Bolsonaro, e daí? O que importa é o que ele está fazendo e ninguém está proibido de rever conceitos.
Tudo pra tentar desconstruir o cara. Não adianta, passa o homem, fica a história.

Victor Lima

E quando ele sair da presidência vai rever os conceitos novamente. Rapaz, deixe de alisar caco de vidro. Você sabe muito bem que ele está errado.

Rodrigo Oliveira

Pera aí, me lembro bem de Bolsonaro apoiar cunha na ocasião do impeachment da diaba. Inclusive com a declaração, agora sou cunha depois agente vê o que faz com ele. O que não pode é um jornal que foi plataforma do cheirador Aécio que esconde fatos que acontece em minas apenas por ser apoiado por governos e prefeituras corruptas com suas verbas de publicidade, ficar fazendo fake news o tempo todo. Vão a puta que pariu!!!! Não leio essa desgraça mais!!!!

DIGOTOG

Vá assistir record e SBT! Aliás, vire evangélico tbm

Rodrigo Oliveira

Qual o problema disso tudo aí? Ver Record, sbt virar evangélico? Melhor que ser uma bicha enrustida assistindo Globo e fumando maconha pelo cu igual a você!

DIGOTOG

kkkkk sai do meu colo gado chifrudo! Deposite seus 10% na record e ajude o ratinho a reeleger seu filho governador e o genro do Silvio santos pra ministro! Gado!

Rodrigo Oliveira

Vai tomar no meio do seu cu maconheiro filho da puta, eleje o kalixo vagabundo enfia esse seu galo o Lula e esse bando de petista maconheiro vagabundo no meio do seu rabo sua bicha que dá o cu escondido da mulher quem é jumento de lula e apoia vagabundo maconheiro e ladrão não tem moral para chamar ninguém de gado. Não te conheço para você vir falando merda para mim não, o direito que tem de falar merda é o que tenho de te xingar achou ruim março um lugar que corto sua língua e enfio no seu cu sua bichinha enrustida

DIGOTOG

AAhh que isso, a bicha ficou descontrolada! levou dedada do lula e no bozo deu uma chupada, e ficou descontrolada!

DIGOTOG

Na sua boca eu viro fruta, chupa que é de uva! Bozominion descontrolado, esta com o rabo arrombado!

Marcelo Gomes

Bolsonaro não tem adversário para 2022. Faz um excepcional governo apesar da midia podre e do congresso. Com esse prensa do General Heleno e apoio do povo acredito que o congresso vai trocar as fraldas e ficar pianinho

Victor Lima

Que povo apoia ele? Pare de generalizar! A maioria dos brasileiros não apoia o Bolsonaro! As eleições deixaram isso bastante claro, onde o mesmo só saiu vitorioso porque o adversário era o PT.

DIGOTOG

Puts kkkkk falou o especialista político formado no universo fake da internet

paulo

Mais um artigo mequetrefe da gaystapo tentando desconstruir o presidente…A canalha esquerdista que infesta as redações e blogs sujos do PT estão no desespero…

Mijair bolsoloide miliciano

gado adestrado

paulo

a gaystapo como sempre vomitando asneiras…kkkk esse nomezinhos fake ridiculos não dá outra: viado detectado

paulo

Mais um artigo mequetrefe da gaystapo tentando desconstruir o presidente…A canalha esquerdista que infesta as redações e blogs sujos do PT estão no desespero…

Mijair bolsoloide miliciano

esse verme miliciano engana so quem tem a inteligencia bem limitada!!

Agnaldo Teixeira

O Jornal Estado de Minas dá mostras de que tá com saudades do país da corrupção!!

lukas

Bolsonaro ficou por 25 ANOS no Congresso e agora acha que tem moral pra reclamar do mesmo Congresso, certamente não tem, mesmo que se tivesse nesses 25 anos aprovado algo de relevante…

DIGOTOG

Esse bossal nunca foi inteligente o bastante para entender o que ele mesmo fala!