Cresce expectativa do comércio para 2024 com nova queda da Selic Cresce expectativa do comércio para 2024 com nova queda da Selic

Cresce expectativa do comércio para 2024 com nova queda da Selic

Sede do Banco Central em Brasília, foto Rafa Neddemeyer/AgênciaBrasil

A nova redução da Selic foi celebrada pela principal força econômica da capital mineira, o setor de comércio e serviços. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o terceiro recuo consecutivo da taxa de juros terá impacto positivo no primeiro trimestre de 2024 e na confiança de consumidores e lojistas. Em resumo, poderá favorecer o desempenho das atividades comerciais em 2024, já que os efeitos reais dessa baixa começarão a surgir entre três e seis meses. 

Na quarta (1º), o Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual, de 12,75% para 12,25% ao ano na quarta (1º).  De acordo com o BC, o ambiente externo continua adverso, citando a alta das taxas de juros de prazos mais longos nos Estados Unidos. E mais, a resiliência dos núcleos de inflação em níveis ainda elevados em outros países e de novas tensões geopolíticas como pontos de atenção. “O Comitê avalia que o cenário exige atenção e cautela por parte de países emergentes”, disse o Copom em nota.

Cenário de recuperação de crédito

“Comerciantes e consumidores entendem que a economia está avançando e isso os deixam mais confiantes para realizar compras e investimentos em médio e longo prazo. A tendência é que 2024 seja impactado de forma positiva ainda no primeiro trimestre. Em Belo Horizonte, em especial, vivenciamos um cenário de recuperação de crédito entre empresas e pessoas físicas. Com a redução da Selic, a expectativa é que mais débitos sejam quitados e o mercado se aqueça”, analisou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Cai inadimplência

Tanto é que o número de dívidas por CPF desacelerou em BH e a inadimplência na capital mineira é a menor do país. Pelo quinto mês consecutivo, recuou o número de contratos em atraso entre os consumidores da cidade. Desde o mês de julho, tem-se observado uma desaceleração do número de dívidas por CPF entre os consumidores da capital mineira. Em setembro deste ano, o indicador do número de dívidas foi de 10,1%. Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revelou que, em comparação ao mesmo período de 2022, houve um recuo de 48,46% no número de dívidas por CPF. 

Desenrola já tem efeito

“A melhora do mercado de trabalho, a desaceleração da inflação e, consequentemente os juros, têm possibilitado que os consumidores honrem seus compromissos financeiros. Além disso, o programa Desenrola Brasil tem beneficiado os inadimplentes na renegociação de suas dívidas e retirando-os do cadastro de negativados”, apontou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Essa redução do número de dívidas por CPF, aliada ao crescimento da renda, queda da inflação e da taxa Selic, fizeram com que no nono mês do ano, a inadimplência em Belo Horizonte (2,28%) ficasse abaixo do país (5,78%) e da região Sudeste (5,74%).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments