Empresariado mineiro pensa financiar pesado contra reeleição de Kalil

Kalil e seu provável vice na chapa de reeleição, o fiel escudeiro Fuad Noman, foto Ascom PBH

Fato 1 – não é de hoje que o forte do empresariado mineiro, em especial o sediado na capital, está insatisfeito, melhor, muito insatisfeito com o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD). E gostariam de não o ver reeleito nas eleições municipais deste (?) ano. Até admitem que tal desfecho seria inevitável, mas querem diminuir, pelo menos, o tamanho de sua eventual reeleição. Por quê? O que mais destetariam, e vão trabalhar contra isso, é vê-lo se eleger, em 2022, governador de Minas. O que fazer então?

Fato 2 – O que sabe fazer o empresariado, e sempre soube, é financiar campanhas de candidatos e não ser o candidato. A experiência do empresário e governador Romeu Zema (Novo) e de seu partido não tem sido animadora nesse sentido.

Por isso, o segmento está disposto a praticar sua expertise. Não acharam o nome que possa vencer Kalil, ou acreditam que ele nem exista, mas, entre o sim e o não, vão fazer aquilo que sabem fazer. Ou seja, financiar várias opções de candidaturas de modo a reduzir o favoritismo que Kalil degusta nas pesquisas. É verdade que o financiamento privado (pessoa jurídica) é proibido, mas as doações podem acontecer dentro dos limites legais.

Plano Diretor acendeu reação

A insatisfação do empresariado com Kalil vem de há muito, e se consolidou com o Plano Diretor, que limitou construções na cidade e aumento dos custos para a construção. Quem for construir além do tamanho do terreno irá pagar para isso, ou seja, vai comprar o direito de construir. Agora, na pandemia do novo coronavírus, Kalil decidiu recuar na flexibilização.

A posição do empresariado por si só representa uma espécie de ação política, mas continua faltando ao empresariado o como fazer?, o modus operandi, para potencializar essa iniciativa. Até porque empresário não gosta de jogar dinheiro fora. Como transformar suas intenções em realidade? A questão não é simplesmente evitar jogar o dinheiro fora, o que seria um critério econômico, mas fazer com que o esforço investido traga resultados. Não é como um investimento na bolsa nem é preciso recorrer a uma bola de cristal.

Falta inteligência estratégica

Cada macaco no seu galho. O dinheiro ainda é um objeto de desejo dos políticos que sonham com voos mais altos, mas o tutu não tem o poder de, num ambiente democrático, transformar a realidade por si só. Até porque ela é muito grande para ser de apenas um segmento. Nesses tempos tantos que se envolveram com a política, o empresariado deveria ter aprendido algo mais.

Opções eleitorais possíveis

No campo das possibilidades eleitorais colocadas para Belo Horizonte, as opções do empresariado seriam nomes como do deputado João Vítor Xavier (Cidadania), Luisa Barreto (PSDB) e Rodrigo Paiva (Novo). Ainda no empresariado, repercute o nome do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

LEIA MAIS: “Eleição é o seguinte: fez boa gestão está eleito”, afirma prefeito Kalil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Queiroz de Almeida

O kalil é o Lula no primeiro mandato, depois que essa história acabar, onde o Kalil passar não nasce nem grama. O povo não aprende e a mídia enviesada como o Estado de Minas ajuda os populistas em troca de reserva de mercado e recursos financeiros.

Raimundo Nonato

Se a eleição para governador fosse hoje o Zema estaria eleito em primeiro turno. Só uma lambança muito grande tira ele do páreo em 2022.

Delp Cron

Serio?

Jon C.

Sim. No interior 90% é Zema. Mas em BH a popularidade dele é baixa.

WeBBer!!!!! GALAO DA MASSA!!!

e verdade,
mas em bh, se houver um candidato mais ou menos ja derruba kallil, conheço várias pessoas que nao suportam mais esse arrogante mentiroso, so nao podem concorrer com ele, os tibés , e joao leite da vida.

TijucaBH

Eu votei nele e nao voto mais nem pra síndico de prédio. Detalhe, nao sou comerciante e a 5 anos trabalho em casa para uma multinacional. Minha renda nao foi afetada em 1 centavo.

Ricardo Soares Rego Alves Pere

Vcs conhecem o Bruno Engler, Dep. Estadual? ele é um forte candidato para prefeitura de BH…eu estou fazendo uma pre campanha para ele, quem quiser conhecer os trabalhos dele, so entrar no instagran dele, ou em chamar no pv..que falo dele.

TijucaBH

Nossa sorte foi ter o Zema como governador nessa pandemia. Se ele nao ajudou muito, pelo menos nao atrapalhou e nao aproveitou a da situaçao para roubar como vários outros governadores fizeram. “Ah, mas MG está quebrado e nao teria de onde roubar!” diriam alguns. O RJ também está quebrado e o governador deu um jeito…

Lilian Garracio

Pois ele terá meu voto se candidatar novamente , é impossível governar sem contrariar setores que se acostumaram com o lucro fácil Os tempos agora são outros e só um” tolerância zero ” como êle.

Vitor Alwan

Eu gostaria somente de lembrar que Belo Horizonte e região metropolitana representam 35% de toda a população do estado e que na região de BH foi exatamente aonde as medidas + extremas de controle e lockdown foram tomadas preventivamente, portanto os números do estado refletem diretamente a atuação de cada prefeito em especial o Kalil cujo é a cidade com maior habitantes, portanto, o mérito de Minas Gerais não estar sendo destruída vai também para cada prefeito inclusive o Kalil… muitos talvez não vão gostar do comentário simplesmente por apego politico o que é lamentável, a sociedade brasileira precisa começar a analisar os fatos, as decisões tomadas e parar de ficar apegada com politico x ou Y… O Zema tomou varias medidas positivas também, especialmente usando da sua influencia empresarial para fazer boas parcerias em beneficio do estado, concluindo nos mineiros somos privilegiados na verdade de neste momento ter ambos ( Zema/Kalil – Kalil/Zema) como gestores públicos, comparando com o Rio por exemplo que mesmo com quantidade de mortes e casos crescentes estão falando em abrir estádio de futebol, gente, a formula 1 esta voltando na EUROPA, aonde o virus esta controlado, e vejam, não tem torcida, por favor, tenham bom senso.

Cristhensen

Não sei que empresariarios são esses, mas no meu círculo de amigos e negocios ele não é bem visto. Como sempre foi um boquirroto e nos negócios basta verem como está a empresa que ele erdou.

Wadson Torres

A cidade é dos empresários ou povo?

WeBBer!!!!! GALAO DA MASSA!!!

quero ver kallil pedir voto nos comercios, ele nao pede voto no povao,

Diogo Domingues Carvalho

O “empresariado”, esse “segmento” único e indivisível que se reúne semanalmente (por videoconferência durante a pandemia) para decidir o futuro de nossa cidade. Ah, vá… Que anti-jornalismo. Kalil é empresário também (ou era, até quebrar tudo do pai, do Atlético e entrar na política). O Antônio da padaria é também empresário e está tão infeliz com o Kalil como vários outros belorizontinhos. Da mesma forma, existem empresários e contratados de carteira assinada que gostam do prefeito.

WeBBer!!!!! GALAO DA MASSA!!!

os unicos que gostam sao os funcionarios municipais, que recebem dentro de casa. sem fazer nada.tirando o pessoal da saúde , pois a guarda municipal so serve para passear em viatura.

TijucaBH

a turminha canhota que nao gosta de trabalhar também está à favor do Kalil achando que ele de fato está se preocupando com a saude da população. Até hoje nao consegui engolir as 1900 covas abertas!

Antônio De Pádua Rosa

Aprovado. Que Deus abençoe! Amém!

lukas

Creio que ele seja reeleito sem muitas dificuldades,se a insatisfação popular estivesse realmente relevante não estariam apenas grupos de empresários protestando em frente a prefeitura com bandeira do Brasil misturando as coisas.

TijucaBH

eu nao teria tanta certeza. Eu sou totalmente contra o Kalil (e votei nele) e conheço várias pessoas que nao votam nele de jeito nenhum. Nenhuma dessas pessoas (inclusive eu), foram pra rua protestar.

lukas

Eu também conheço vários que não votariam nele, mas tudo isso é uma percepção muito restrita de uma população de milhões, apenas quando existe um forte movimento nas ruas é que a situação toma uma dimensão maior realmente relevante em eleições.

Igor Hotz

Essa bosta não vai ser reeleito.. Tem uma candidata do PSDB, uma mulher, parece que tem boas idéias.. tem meu voto…

JOSE HILTON SANTOS

Com certeza o pior prefeito que BH já teve, mas torcedor é bicho burro mesmo, compra camisa de time por 300 tirando o pão dos filhos enquanto o jogador ganha acima de 100mil. Então pela burrice, o Falil será reeleito, fácil fácil!!!

WeBBer!!!!! GALAO DA MASSA!!!

a realidade, que kallil nao fez nada em bh, é um covarde, é um hipocrita, e esperem mais, ate as proximas chuvas, vai colocar a culpa novamente em sao pedro…

kallil esta destruindo bh, mente o tempo todo, com relaçao a pandemia, qual medida contra as empresas de onibus, com onibus cheios? pois foi feita uma pesquisa pela ufmg, que o contágio pelos onibus é o maior, ao lado de hospitais.

Mauro Sérgio Morais

Kalil o melhor prefeito do Brasil. Meu voto é certo.

lukas

Vamos supor o cenário no qual o prefeito tivesse atendido plenamente os pedidos da classe dos empresários, com isso o comercio da cidade estaria aberto e haveria maior circulação de pessoas nas ruas, com maior circulação o numero de infectados e de hospitalizados aumentaria bastante(o que é possível verificar hoje), ou seja, ele seria criticado e impopular de qualquer maneira.

lukas

Existe uma critica ao Kalil sobre o aumento do número de leitos relacionado a quarentena, mas o que algumas pessoas não entenderam é que não adianta aumentar o número de leitos se não tem mão de obra especializada(medico intensivista) pra operar esses leitos fora os profissionais afastados por infecção, na prática seria uma estrutura ampliada ociosa e com custo de manutenção, isso não é algo coerente nem sensato numa administração pública.

Rodrigo

Kanil conseguiu ser pior que o Márcio Lamerda, o babá. Trancou a cidade inteira, fechou praças, não deixa ninguém trabalhar, obrigou sob pena de multa todo mundo a usar máscara. Tentou beneficiar amiguinhos dele para recuperar a Teresa Cristina mas foi desmascarado. E ainda querem esse traste com governador? Abre o olho povo, vamos escolher melhor nossos políticos.

Thiago Viana

Kalil so deu certo no Galao da Massa. Pior prefeito que BH ja teve. Essa desgraca tem que perder a eleicao.

Observatório automobile

Esse desgraçado não vai descansar enquanto não quebrar a cidade toda….torcer pra essa besta-fera morrer logo, antes que morramos todos nós..de fome…

Observatório automobile

FUHRER KALIL….Hitler perto desse desgraçado era Madre Teresa de Calcutá..aí depois, esse energumeno vem postar foto de neta recém-nascida, falando de Deus Misericordioso…desgraçado, pulha…

Eder Nogueira

Não votarei nele, mas não é por causa de isolamento. Ele é oportunista e não acredito em nada que vem dele e da equipe. Votei no primeiro mandado, mas agora não tenho coragem mais. Pode ganhar, mas sem o meu voto. Ele mandou bater nas Educadoras da Prefeitura, jogar água, foi muito triste, descaso com a saúde, enfim, não voto mais.

lukas

É bem curioso empresário protestar dizendo que as empresas estão quebrando, mas ao mesmo tempo sobra dinheiro pra financiar campanha de politico que talvez nem ganhe, falta um pouco de coerência aí ou alguém não está falando a verdade….

e dai

João Vitor Xavier nem podendo.

Ricardo Soares Rego Alves Pere

Este corrupto, sabe dar ordens…mas so quando estava no Atlético, aqui fora é outro departamento, não é como os funcionarios do galo, manda e eles tem que obedecer…quero ver ele na cadeia…como todos corruptos….vagabundo, verme….deveria ter prisão perpetua para todos corruptos.

Kevin

Bruno Engler é uma opção das muito boas que não foi mencionada na matéria.

Vitor Alwan

Eu sinto na realidade alivio do prefeito de BH ser o Kalil durante essa pandemia, acredito que é entre os prefeitos do Brasil um dos que teve maior coerencia ao aplicar medidas definidas por um corpo técnico, por um time de cientistas além claro de não abrir mão de fazer o que é certo mesmo diante de tanta pressão como por exemplo do empresariado que querem que tudo funcione mesmo que “morra quem tiver que morrer”. Eu fico extremamente assustado com empresários, pessoas de boa educação insistindo para uma abertura totalmente no escuro, sem nenhum plano, mesmo com números de contagio subindo, minha sugestão para os empresários é que se reinventem, utilizem o virus ao seu favor, foque em criar soluções para viabilizar a abertura da sociedade com segurança.

Honneur Monção

Se mesmo os adversários reconhecem a força da candidatura do Kalil, é porque ele está fazendo um bom trabalho. Melhor dar uma de Benedito Valadares e “aderir” logo, para não perder o bonde e a história…