Ministro do STF acusa Lava Jato de ameaçar a democracia com excessos Ministro do STF acusa Lava Jato de ameaçar a democracia com excessos

Ministro do STF acusa Lava Jato de ameaçar a democracia com excessos

Gilmar Mendes, ministro do Supremo, foto Rosinei Coutinho/SCO/STF

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo e UOL, o ministro Gilmar Mendes (STF) reafirmou críticas duras à condução e aos rumos da Operação Lava Jato. Sem citar nomes, o ministro observou que, quando alguma autoridade se investe de um poder incontrastável ou soberano, ela de fato ameaça a democracia. “Quando se diz que não se pode contrariar a Lava Jato, que não se pode contrariar o espírito da Lava Jato —e muitos de vocês na mídia dão um eco a isso—, nós estamos dizendo que há um poder soberano. Onde? Em Curitiba”, apontou ele.

E mais: “Que poder incontrastável é esse? Aprendemos, vendo esse submundo, o que eles faziam: delações submetidas a contingência, ironizavam as pessoas, perseguiram os familiares para obter o resultado em relação ao investigado. Tudo isso que nada tem a ver com o Estado de Direito”, pontuou Gilmar Mendes, acentuando o perfil autoritário que tem marcado a atuação dos integrantes da força-tarefa.

“Vamos imaginar que essa gente estivesse no Executivo. O que eles fariam? Certamente fechariam o Congresso, fechariam o Supremo. Esse fenômeno de violação institucional não teria ocorrido de forma sistêmica não fosse o apoio da mídia. Portanto, são coautores dos malfeitos”.

“Estava se gerando o ovo da serpente”

Considerou ainda “sorte”, a despeito de vir de fonte ilegal, as revelações feitas pelos vazamentos das conversas entre juiz e promotores. “E parece que os colegas hoje percebem a gravidade, que, na verdade, se estava gerando o ovo da serpente. Pessoas inexperientes que se deslumbraram, sem controle, porque não havia controle sequer dos órgãos correcionais. Eles começaram a delirar no sentido literal do termo”.

Sobre o uso de informações obtidas de forma ilícita, como as divulgadas pelo site Intercept Brasil, após hackeamento de celulares, o ministro adiantou que o assunto será pauta nas turmas do Supremo. Boa parte das conversas se deu entre promotores, procuradores e deles com o ex-juiz federal Sérgio Moro (hoje ministro da Justiça), especialmente com Deltan Dallagnol, sobre os rumos das investigações e julgamentos.

“Mas aí uma curiosidade e uma observação: quem defendia o uso de prova ilícita até ontem eram os lavajatistas. Nas dez medidas [de combate à corrupção], estava lá que a prova ilícita de boa-fé deveria ser utilizada”.

Leia aqui a íntegra da entrevista

Supremo pode colocar em xeque decisões de Moro e da Lava Jato

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
46 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilson

Esse ministro é o símbolo da corrupção e impunidade no país. O impeachment é uma necessidade para dias melhores no Brasil.

Ailton

Esse sujeito é uma vergonha!

Heber Siman

Só a Folha para abrir espaço para um demente como o Gilmar!!!! Uma vergonha para o país e fiel representante do que ha de pior no país.

Rogério de Araújo Barbosa

Pior que um “ministro” e a Folha, é brasileiro/as que concordam e apoiam essas ideias idiotas.

Voltaire Lemos

É piada???… Está debochando da nossa cara… de novo.

Lauar

Esse FDP defensor de bandidos e com atos ilícitos em sua conduta no STf, fica ai querendo dá uma de democrata. Esse cara é um dos maiores ditadores que temos no País. Sua Caneta faz a ditadura , e ninguém pode fazer nada, nem esse congresso de bandidos, que só querem se proteger e continuar roubando .

Agnaldo Teixeira

Esse ministro é um vagabundo, imoral, marginal, cangaceiro… Tudo que ele se diz ser contra, representa o bem para o país!!

Gerson Mafra

Quem está ameaçando a democracia é a liberdade que o supremo da aos bandidos corruptos!

Silvano Neia

Ele só pode estar de sacanagem

Ricardo Godinho

Gilmar Mendes FDP
Defensor de Corrupto Aécio, temer etc.

Murilo Andrade Marçal

Lula, Zé Dirceu, Genoíno, Ciro, etc….

Alfredo

Ministro safado. STF VERGONHA NACIONAL.

Carlos Meira

Lava jato anti democrática? O ideal de democracia deve ser então, troca de favores políticos por financiamento de campanhas políticas e enriquecimento de políticos.

Guimaraes

Se o povo brasileiro não for pra Brasília, fazer uma revolução, acabar com o STF e congresso nacional na base da porrada mesmo, Brasil já era. Esse ministro é um miserável corrupto defensor de bandidos e da anarquia. Ou o povo brasileiro toma uma atitude ou teremos uma ditadura do STF no Brasil.

Gilney

Sou da opinião que excessos são combatidos com excessos. Se você entrar numa guerra tipo contra os nazistas na 2a grande guerra ou contra os terroristas tipo All Qaida ou ISIS, com discursinhos humanistas na ONU ou com pedidos imbecis e ineficazes de paz, você será triturado. Ate gostaria sim que os agentes públicos (de todas as instituições) se unissem numa força tarefa de verdade para combater um inimigo poderoso e entranhado dentro da própria república. Chega de leniencia, chega de tanta estupidez que só favorece os criminosos que a cada dia ficam mais felizes com o sentimento de impunidade. Eles sabem que existem juizes que estão do lado deles.

Gilney

O jornal Folha de São Paulo representa o que há de pior no jornalismo, que é a parcialidade ideológica infiltrada em suas notícias. Se existe um ex-grande jornal sem a outrora credibilidade, é esta Folha de São Paulo.

Nosferatu

Esse velho safado ainda vai ser preso.

Ricardo Cançado

É lamentável o espaço oferecido na mídia corrompida a posturas anti-brasileiras.

Marcelo Cal

Gilmar Mendes não nos representa … Ele solta os poderosos e os protege (lembra do rei do ônibus no RJ – Jorge barata)….se ele está contra a Lava jato aí tem…..

Marcelo Cal

A corrupção no Brasil mata mais que o tráfico.

Marcelo Cal

Sr Gilmar, o sr sabia que a corrupção dos entes políticos mata mais que o tráfico?? São bilhões desviados da saúde, saneamento, segurança, moradia, escolas, etc….. Pq continuam acobertando tudo isso???

ubirajaranunes

A DONA MORTE deveria fazer uma visita a esta figura REPUGNATE

Adson Rosario

FDP!!

marcelo almeida

Democracia para a mídia é quando a vontade dela e dos eleitos sobrepõe a vontade dos eleitores.

afonsogoncalves

O problema que a Lava Jato está assombrando os que se sentem ameaçados de ser pegos por ela. Lamentável, inacreditável, um ministro do STF criticar a ação de um órgão que vem combatendo a corrupção.

Vicente José de Oliveira

risco à democracia quem tem colocado é justamente esse ministro do STF, com suas decisões absurdas, sempre concedendo liberdade a bandidos poderosos.

Denildo Gomes

Gilmar Mendes,

Onde o ex presidente Fernando Henrique Cardoso estava com a cabeça quando indicou esse juiz para ministro do STF ?

O cidadão ai intitulado de juiz, é favor de tudo aquilo que vai contra os anseios da sociedade.

As intenções desse camarada são tão questionáveis que até mesmo seus colegas, Ministro Joaquim Barbosa e Ministro Luiz Barroso não aguentaram o seu posicionamento em relação as suas decisões;

https://www.youtube.com/watch?v=6vtot33D7zg

https://www.youtube.com/watch?v=sl_S_RSIfwA

no name

Normal que ele dissesse isso, afinal começaram a investigar as contas-movimentações da Sra Advogada, mulher dele.

Cleiton Costa

Eu tento pensar diferente desse Gilmar Mendes mas não consigo. Quem me dera ter um amigo jihadista para pedir um favor.

Gera

Olha quem está falando? Um dos maiores corruptos do país. Vende sentenças, liberdades para bandidos condenados, e ainda fala em perigo à democracia. O maior perigo para um povo trabalhador e para a democracia é a corrupção. O nosso judiciário está podre, e grande parte dessa podridão está com este IMBECÍL. Força Bolsonaro, força Brasil.

Luis

Soltou o cumpadte dele ..o ladrao Barata 3 X

Jorge Luiz Tocafundo

Certamente o gilmar entende que a polícia federal prender políticos corruptos com provas após longa investigação é crime.

victor hugo mores

Esse elemento, o tal Gilmau Mendes, ele, sim, tem ameaçado a democracia, protegendo criminosos corrutos; em um país com a justiça moralizada não só estaria fora do STF, como na cadeia.

João Roberto

Tá provado, comprovado e evidenciado que esse ministro está doido varrido. Não tem noção de espaço e nem de apetite, ou melhor, não sabe nem quanto está com fome. Manicômio urgente.

Dourado Brasilis

Bandido, protetor de quadrilha.
Juízes como esse boca-aberta é que são o perigo para a Democracia, pois agem à bel prazer para protegerem os mafiosos nacionais.
Indecente, vag/abun/do.
Sua hora está chegando!!

GALAPAGO

O pior bandido é o de toga. Por tudo o que já foi publicado, em um país sério, Moro e Dallagnol já estariam na cadeia.

Luis

E o cachaceiro da Odebrech em presidio comum….e não num SPA 5 estrelas

Warlen Matos

Piada do mês, este senhor que é uma ameaça para o Brasil, este sujeito não sabe nem o que significa democracia

Agnaldo Teixeira

Às vezes eu tenho dúvidas se esse vagabundo sabe definir a palavra democracia!!

Sergio Marola

Nunca concordei com as decisões de Gilmar Mendes, desta vez ele esta certo Curitiba usa de métodos antidemocráticos e inconstitucionais pra mudar o rumo das eleições no pais de acordo com conveniências de seus Juízes e procuradores.

ZÉ DE MINAS

O problema da Lava Jato é que prende os amigos deles.

Marcio Cardoso

Ele está falando da Lava jato ou do STF??? Esse Ministro não tem credibilidade alguma!!! E como gosta de um holofote!!! Ministro sem credibilidade só consegue se manifestar na Folha!!!

Marcio Cardoso

O STF recusou várias provas Lícitas e agora quer discutir Provas Ilícitas??? Esse STF!!!!!!

Luis

Só falta este BEIÇOLA IMUNDO querer devolver os (10 bilhoes que a Lava Jato recuperou )…….pros ladroes e doleiros.

Deustch

O Beiçola é o membro mais ativo do STF = Supremo Tribunal das Falcatruas.

Antonio Afonso Andrade Filho

Ninguém consegue agradar a todos. Cristo, o Filho de Deus, que o diga…!
O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos…!
Os brasileiros de BEM, contra a DESORDEM, a CORRUPÇÃO e o COMUNISMO,
confiam nas FORÇAS ARMADAS…!
Que as FORÇAS ARMADAS, que em 1964 livraram o Brasil do COMUNISMO…,
continuem de PRONTIDÃO, demonstrando PATRIOTISMO, para que a BANDEIRA
do Brasil jamais seja VERMELHA…!
Fora DESORDEM…! Fora CORRUPÇÃO…! Fora COMUNISMO…!