Partido Novo avalia expulsar Zema se ele sancionar aumento para a segurança - Além do Fato Partido Novo avalia expulsar Zema se ele sancionar aumento para a segurança - Além do Fato

Partido Novo avalia expulsar Zema se ele sancionar aumento para a segurança

Governador Romeu Zema corre risco de ser expulso do Partido Novo se sancionar aumento para servidores da segurança pública. Foto - Pedro Gontijo/Agência Minas

Governador Romeu Zema - Foto - Pedro Gontijo/Agência Minas

O Partido Novo avalia a possibilidade de expulsar o governador Romeu Zema da legenda se ele sancionar o aumento de quase 42% para as forças de segurança de Minas Gerais, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa. Há uma recomendação expressa da direção nacional do partido, tornada pública em nota oficial, para que o governador vete o reajuste. Mas como o projeto que trata do aumento é de autoria do próprio Zema, a tendência é que ele sancione a lei.

O grande temor do Novo, porém, conforme fontes da legenda ouvidas pelo Além do Fato, é que um de seus integrantes mais ilustres, governador do segundo Estado mais importante da Federação, coloque em risco o ajuste fiscal defendido pelo ministro Paulo Guedes e que é ponto de honra para a legenda; e que Minas não consiga o apoio do governo federal para tirar o Estado do buraco financeiro em que se encontra. E o fracasso, por óbvio, será debitado na conta do Novo.

Mais que isso, ao ceder às pressões das forças de segurança para abrir os cofres estaduais para a concessão de um aumento que não terá condições de pagar, a direção do Novo avalia que o governador mineiro dá um péssimo exemplo ao país e fere bandeiras caríssimas para a legenda, que são a austeridade fiscal e a redução do tamanho do Estado, bem como dos seus gastos.

A possibilidade de expulsão está muito clara no estatuto e nos códigos de ética da legenda, lembram as fonte ouvidas pelo site. E eles é que serão usados em caso dessa medida extrema. O chamado “Código de Conduta do Partido Novo” (imagem abaixo) é claro ao afirmar que é dever dos candidatos e mandatários (caso de Zema) “obedecer, defender, divulgar, cumprir e fazer cumprir o Termos de Compromisso Partidário e o Compromisso de Gestão…

Código de Conduta estabelece regras a serem cumpridas por filiados

“Combater privilégios e economizar”

E o que diz o Compromisso de Gestão (imagem abaixo), um documento que os eleitos pela legenda precisam assinar? Logo na primeira frase está escrito que o Partido Novo tem como compromisso “combater privilégios na área pública e economizar o dinheiro do pagador de impostos”.

Ao conceder aumento apenas para os servidores da segurança, o governador Zema está, sim, privilegiando essa categoria (sem entrar no mérito da necessidade de recomposição salarial dos funcionários da área) e não está, definitivamente, economizando o dinheiro dos contribuintes. Ao contrário, o reajuste para a segurança vai custar ao Estado R$ 9 bilhões em três anos.

No seu artigo 6º, Inciso II, o documento afirma textualmente que o detentor de cargo eletivo no Executivo deve trabalhar para reduzir o tamanho do Estado. O Inciso V é categórico ao afirmar que o mandatário precisa “instituir, propor e apoiar medidas que incentivem e garantam responsabilidade fiscal…”.

Exatamente o contrário do que está fazendo o governador Romeu Zema, para perplexidade da direção nacional do partido.

Termo de Compromisso que Novo determina a seus filiados que assinem

Motivo para expulsão

Tudo posto, a direção nacional avalia que há argumentos suficientes para aplicar o que prevê o Estatuto do Novo no seu artigo 21, que trata das sanções a que se sujeitam os seus filiados. O Inciso VII desse artigo (imagem abaixo) prevê expulsão, com cancelamento de filiação partidária, nos casos, entre outros, de violação do seu estatuto.

Portanto, a direção partidária está convencida de que elementos para a expulsão não faltam. Mas ficará o dito pelo não dito se o governador recuar e não conceder o reajuste para as forças de segurança do Estado, como já pediu publicamente a direção nacional.

Por outro lado, se atender ao apelo do Novo, ou seja, se não conceder o aumento, Romeu Zema poderá ficar no partido, mas terá que enfrentar a ira dos policiais (militares e civis), a quem prometeu recompor as perdas salariais que, eles alegam, tiveram desde 2015.

A propósito, a direção nacional do Novo também considera que Zema, com seu gesto de conceder aumento para as forças de segurança, contribuiu para acirrar ainda mais os ânimos de tropas de outros estados que também pressionam (em alguns casos de armas em punho) por correção salarial. Caso do Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Paraná e Paraíba.

Novo acredita ter elementos para expulsar governador Zema

Relacionadas

Direção nacional do Novo defende que Zema vete reajuste de policiais

Assembleia aprova pacote de bondades e ônus de vetar reajuste fica com Zema

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sebastião igidio da costa

Partido deverá expulsar o Governador!! A sociedade deveria expurgar a Câmara pois a união dos dois irão decretar falência do estado, com o aval tribunal de contras do estado que parece-me estar usando contabilidade criativa!!!

Leandro Ernesto

Vamos aguardar o belo final dessa novela. Esse Zema entrou numa furada e vai se arrepender de ter entrado na política. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. É isso que dá ser marinheiro de primeira viagem e querer virar o capitão do navio. É motim na certa.

Bernardo costa

Que ele saia o mais rápido possível desse partido nanico e fudido. Esse Novo não tem nada de novo!

Veni Vidi Vici

E o Aliança pelo Brasil tem tudo que uma organização criminosa tem.

pedro mito

Sim , vai pegar todos os corruptos dos esquerdopatas, isso é fato

Veni Vidi Vici

Vai nada. São bandidos. Bandidos amam bandidos.

Daniel Alem

Bom é a Aliança em prol das milícias? Petralhas? MDB fisiológico?
Partido ideal não existe, mas os outros são comprovadamente corruptos.

Marcos

O zema entrou na maior roubada com esse projeto. Esse caipira é muito incompetente. Governador banana pede licença e volte a vender eletrodomésticos.

ThrashMetal

E o povo …como diz Marta Suplicy , relaxem e goza !

Emanuel Sodré

A segurança não alega, ela foi a única que não recebeu as perdas inflacionarias. Assim sendo, não é privilégio.
Que saia dessa bosta de partido e vai para o Aliança do Brasil.

Veni Vidi Vici

Sair da bosta e entrar na merda?
Qual a diferença entre a fé do Novo e a fé do Aliança pelo Brasil?
São FEZES idênticas.

Dourado Brasilis

A única? Tem certeza?

José Judson da Silva

Não espere expulsá-lo governador Zema. Saia deste partidinho nanico e sem vergonha e venha fazer força com o novo partido de apoio ao governo Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil.

Veni Vidi Vici

Fazer força para cagar. Não precisa. Laxantes são encontrados no mercado a preços módicos…

Paulo Paixão

O Aliança pelo Brasil já saiu do papel ?

Veni Vidi Vici

Minha opinião sincera e leal ao Governador Romeu Zema.

Eu acho que ele deve SANCIONAR ESSE AUMENTO somente para a Segurança Pública.
E com isso, ser expulso do partido, ser execrado pelos demais servidores e castigado pela opinião pública nacional inclusive.
Também acho que ele deve SANCIONAR ESSE AUMENTO para todos os servidores. E com isso, ser expulso do partido, ser ridicularizado pelo desgoverno federal, castigado pela opinião pública nacional e desacreditado pelos investidores.
E também acho que ele NÃO DEVE SANCIONAR ESSE AUMENTO, não favorecendo nenhum servidor do estado, obedecendo o pito de seu partido, sendo com isso, ameaçado categoricamente pelas forças de Segurança Pública, aviltado pelos demais servidores, castigado pela opinião pública nacional, criticado pelos seus eleitores, e depois de causar enorme bagunça no coreto, ainda ridicularizado pelo desgoverno federal (do qual ele lambe botas) e desacreditado pelos investidores.

OU SEJA, como disse o Augusto Heleno, um ////(((FODA-SE)))\\ HOMÉRICO para Romeu Zema.

Dourado Brasilis

N é possível q ninguém percebeu q esse reajuste estava fora de hora?

alexandre garcia dos reis

Não entendo isso. O comerciante aumenta seus preços todo ano, o diretor da escola aumenta a mensalidade, o combustível aumenta, o gás de cozinha sobe, mas o salario da polícia tem que ficar congelado???

alexandre garcia dos reis

Tem muita gente opinando sobre ser errado reajuste para a segurança pública. Agora fala para essa gente que os salários deles vão ser congelados por vários anos, e aguardem para ver a reação deles. Se transformarão em leões.

Tiago Dayana

Quem é contra é hipócrita, pois dúvido ficar seis anos com o salário congelado. E ele não está dando aumento nenhum, está dando a recomposição das perdas salariais de seis anos de congelamento.

Tiago Dayana

Quando o Pilantrel concedeu recomposição ao pessoal da educação, ninguém da segurança foi contra ou disse q só aceitava se ganhasse também. Vamos deixar de ser hipócritas e correr atrás da reposição das perdas salariais (que é direto constitucional) ninguém está pedindo aumento salarial.

Tiago Dayana

Tomara q saia desse lixo de partido… Ele não está concedendo aumto p ninguém, está apenas pagando a perdas salariais (oq é um direito constitucional), pois a segurança pública está a seis anos com os salários congelados. A educação teve reposição salarial no governo passado e não teve naa p a segurança, ele está apenas corrigindo isso e se mostrando um homem justo. A segurança pública está aproximando de um colapso como aconteceu no ES e está acontecendo no Ceará, ninguém aguenta ficar seis anos com salários congelados. Ou concede ou aguenta a segurança entrando em colapso por conta desse lixo de partido (q não tem nada de novo).

Marcio Manoel

Não espere ser expulso,o Governador Zema não precisa deste partido que ao meu ver,é uma mistura de PT com PSDB.

Tecnologias Inuteis

boa sorte ai com o estado falido. KEKW

™™

Engraçado, quando tem aumento pra qualquer categoria que seja, inclusive no governo pimentel, não tinha NENHUMA matéria contra, agora que é pra segurança pública esse monte de notícia contra, outros servidores contra, e tudo mais. É mais fácil admitir que odeiam forças de segurança mesmo do que ficar fazendo isso, por que só contra a segurança pública essa pressão contra e essa retaliação crítica?

pedro mito

na realidade Zema vai pular fora desse barco furado chamado Novo. Só está esperando o Aliança ser criado e migrará par o partido do Bolsonaro

GILBERTO RIBEIRO DA SILVA

Partido não vale nada