Partido Novo quer romper com Bolsonaro e também livrar-se de Zema Partido Novo quer romper com Bolsonaro e também livrar-se de Zema

Partido Novo quer romper com Bolsonaro e também livrar-se de Zema

Zema e Amoêdo não escondem o antagonismo, reprodução de foto do site do Novo

Na quinta (8), foi consumada a expulsão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do Partido Novo ao qual era filiado. Por quê? Pelo conjunto da obra que estava queimando o filme do partido que se apresenta como “novo”, a começar pelo próprio nome. São trapalhadas, decisões erráticas e descompromisso com desmatamento, ação de garimpeiros, queimadas e incêndios na floresta amazônica. O pecado capital do ministro, segundo ele próprio disse, foi ter aceitado, sem consulta ao partido, o cargo de ministro de Bolsonaro.

A mesma proximidade torna a situação do governador Romeu Zema (Novo) de risco dentro do partido. A relação dele com a direção nacional do partido é de antagonismo, beirando o ataque de nervos. Por várias vezes, houve conflito entre eles. O último, já noticiado aqui, foram os reajustes dados pelo governador aos servidores da segurança pública do estado.

O partido pressionou Zema para recuar, como não obteve êxito, entrou no Supremo contra o reajuste de cerca de 40% em três parcelas anuais. O impacto seria de R$ 9 bilhões sobre o déficit público de Minas. Após idas e vindas, a Assembleia Legislativa de Minas aprovou o reajuste, quando o Governo estadual disse que teria o dinheiro para o aumento.

Diante disso, estendeu o aumento, parcialmente, ao restante do funcionalismo. Zema acabou por vetar tudo e recuar até mesmo no reajuste da segurança, que caiu para 13%, a ser pago em agosto próximo.

Apoio do Centrão divide todo mundo

Agora, o próximo embate de Zema com seu partido deverá ser o futuro político de Bolsonaro. O partido Novo começa a se descolar da base de apoio do presidente e pode engrossar o pedido de impeachment dele. Especialmente, depois que Bolsonaro abandonou o discurso contra a velha política e chamou o Centrão para dentro do governo. O Centrão é formado por cerca de 200 deputados de partidos menores que trocam apoio por cargos no governo.

Tudo isso pra quê? Para ter maioria e evitar o impeachment, que o presidente sabe que está chegando. Zema por sua vez, cada dia, reafirma que é um dos poucos governadores que mantém o apoio ao governo Bolsonaro. E faz disso uma relação pragmática na busca de soluções para viabilizar o próprio governo.

Está na mesa do presidente, por exemplo, o pedido de Zema para que o Governo federal, por meio de seus bancos, compre os créditos de governo mineiro no nióbio. Com esse recurso, cerca de R$ 5 bilhões, o governador mineiro espera pagar os salários do funcionalismo e ganhar algum fôlego administrativo.

Amoêdo já quis expulsar desalinhado

Tudo somado, Zema e João Amoêdo, líder nacional do Novo, caminham em vias opostas, o que poderá levar o governador mineiro para outro partido. Antes dos evitáveis desgastes com o Novo, como advertência e até expulsão.

Ex-presidente do Novo diz que Zema errou ao conceder reajuste a policiais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
53 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Alves

Este governador de pocilgas e estábulos devia é renunciar, este imbecil me envergonha ao se aliar ao homúnculo por governabilidade!

José da Silva

Mortadela ou coxinha ???? A quem você pertence ??? O governador Zema está fazendo milagre para levar esse Estado falido pelo PT e PSDB adiante.Demagogo !!!

Ricardo Alves

Eu pertenço ao grupo que não tem rabo preso com politico mentiroso, incompetente e idiota! E cujo partido NOVO pregou Estado mínimo, 20 meses antes de uma crise pandemica mostrar aos cidadãos e aos pensadores ultra-liberais que se alinham em torno destas figuras decrepitas e adptas da necropolitico, que o Estado é fundamental na prestação de serviços públicos e q se não fosse o SUS e as UPAS criadas pelo PT, QUE CONSTRUIU TODAS AS UPAS – UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DO BRASIL, O SAMU CRIADO PELO LULA, A POPULAÇÃO DO PAIS ESTARIA DESASSISTIDA E MORRENDO EM CASA E SEUS CORPOS JOGADOS NAS RUAS COMO ACONTECE NO EQUADOR. Então amigo! vc já entendeu bem de que lado da trincheiro eu estou, seu defensor de CNPJ xinfrim.

Carlos Frederico

ONDE estao os 1 MILHAO de mortes de JUNHO ? O INSS foi criado bem antes do governo do PT que roubou um PIB do BRasil . Em 1980 os hospitais e santa Casa eram vazios e quase ninguem tinha plano medico.Os postos de saude só encaminham os doentes , isso poderia ser feito de varias maneiras. O estado de MInas tinham 20mil contratados so na secretaria da saude e o PT acabou com o IPSEMG que era um dos melhores atendimentos medicos do Brasil . POr onde o PT PSOL e a esquerda passa fica um rastro de miseria e dor. Procure saber da Argentina

Virginia Lane Cordeiro Paiva

Ainda não entenderam q quem não Zema é o presidente do partido dele e isso já estava claro desde uma entrevista de Amoedo na Globonews.As palavras dele já era de oposição a Bolsonaro e aí q fiquei pensando como ficaria Zema q baba aos pés do presidente.

Roberto Luiz Moreira

Cantem comigo, ” Eu falei que isso ia dá merda” , ” isso ia dá merda” e deu.

Duval Emilio

Que partido ou político da certo ?. Isso é um bando de CANALHAS da pior espécie. O problema que é ser humano que tem que ser político, se fosse algum bicho talvez mudasse alguma coisa.

Fábio

Disparado um dos melhores governadores de Minas nos ultimos 50 anos! O cara pegou o estado quebrado por administrações corruptas(PSDB e PT) e tem de fazer mágica para pagar salários.
Os sindicalistas parasitas criticam o Zema porque a fonte secou. VÃO TRABALHAR, VAGABUNDOS!
Quem não idolatra politico, quem não é gado do PT e nem gado do BOZO sabe do ótimo trabalho que o Zema faz a frente do governo de Minas.
O resto é mimim da gadolândia vagabunda!
Repito: VÃO TRABALHAR, VAGABUNDOS!

Lucio

Concordo por completo. Ele não apoia Bolsonaro. Apenas não compra uma briga que não lhe cabe. Foi eleito pra cuidar de Minas, não pra julgar os bandidos de Brasília.

Cristina Ramos

a posiçao de zema em relaçao a bolsonaro é de quatro,,,só isso, e se o cara fosse bom fazia como os restos dos outros governadores dos outros Estados

Jolie5

O cara é bom justamente porquê não vai com a manada…

Robson01

Vai com a mancada de gado. Ou seja, é gado.

Caio Carvalho

exatamente. é a mesma posição do bozo em relação ao trump. Dois capachos

Carlos Frederico

A amizade do Brasil com Trump ja deu mais lucro que os 20anos dos governos anteriores. Qanto aos governadores todos governadores que são contra o Presidente estão sendo impechamados ou respondendo processo. Procura saber sobre a Argentina. Os partidos aqui estavam dizendo que a esquerda la ia dar certo.

Lucio

Só isso que sugere? Que seja igual aos outros? O que os outros estão fazendo de tão correto? Só tenho visto politicagens e em momento totalmente não recomendado para isso.

Gera

Chora PT

Carlos Frederico

Cristina ! Os outros governadores estão sendo impchemados ou estão respondendo processo . Zema pegou um estado riquissimo que foi devastado por governos anteriores.

Robson01

Kkkkkkkkkk. Capim ou grama pro gado? Como? Capim com queijo?

Carlos Frederico

Concordo! Zema é uma boa novidade na politica. Este Amoedo quer ser presidente e esta chantageando o governo federal para conseguir cargos para seus amigos e comparsas. Sem apoio dos partidos o Presidente não consegue aprovar nada e esses canalhas tentam barganhar ameaçando.

HUMBERTO ALVES GOBIRA

ZEMA, DE NOVO, PARA O BEM DE MINAS.

Marcelo Gomes

Amoêdo é inexpressivo na questão nacional. Zema é muito maior que ele. O Novo é o psol dos filhinhos de papai
Partido nanico que ta com o filme completamente queimado. Zema deve ta rindo até 2022 com a notícia

Paulo Sanches

Zema não ganha nem pra síndico de prédio.

antonio duarte

Esse governador é ridículo apoiando publicamente o bolsonaro..

Duval Emilio

Perda de tempo falar em política, isso da é nojo.

Lucas Resende

O Partido Novo do Zema, do Mateus Simões e do Marcel Van Hattem é uma grata surpresa. O partido Novo do Amoedo (e dos que o seguem) é mais do mesmo. Zema faz milagre em Minas, Mateus e Marcel fazem um papel impar na legislatura e o Amoedo não faz nada além de criticar, chorar pitangas e fazer discursos politicamente corretos que não dão em lugar nenhum. O Covid deu um golpe duro no liberalismo, até o Paulo Guedes aprendeu e mudou o discurso, é preciso de estado sim, já o Amoedo é cheio de teorias com práticas inexequíveis no Brasil. Em 2018 era até mais alinhado com as idéias do Novo, votei no Amoedo no primeiro turno, Zema, Laura Serrano, Lucas Gonzalez, só para senador não votei no Novo por achar o Rodrigo Paiva fraco. Com o passar do tempo percebi que há dois tipos de Novo, o combativo que quer fazer diferença de verdade e o blazé (Amoedo e Rodrigo Paiva são dois exemplos dessa turma) cheio de politicamente correto, criticas e teorias. Hoje não votaria no Amoedo de forma alguma pela postura dele após a eleição e por ter deixado o Zema de lado no segundo turno e durante o começo do governo e o Rodrigo Paiva será engolido pelo Kalil na disputa por BH, se fosse o Simões a história seria bem diferente.

Roberto Demiam

Gostei d parte, em que voce diz, que o mundo real,as vezes imprevisivel,precisa do estado, sim.

Arauto de Galactus

Cala a boca, animal imundo.

Lucas Resende

Tomara que o Zema se descole do Novo para disputar uma reeleição (Claro que se ele quiser, pois o estatuto do Novo se eu não tiver enganado proíbe a disputa de reeleição). Hoje se Zema disputar ele fecha a conta no primeiro turno com no mínimo 70% dos votos.

Raphael

O estatuto permite uma reeleição para o mesmo cargo. O que não pode é, por exemplo, deputado federal ficar mais de 8 anos no mandato.

Heloisa Barros

Quero ver alguém ganhar eleição em Minas com todos os professores contra ele…

Carlos Frederico

É a velha politica vestida de “NOVO” eles devem esta achando absurdo no governo do Zema nao ter cargos para os amigos dos amigos, não ter novas secretarias e não ter negociatas e pior Zema ainda nao ter sido processado como os outros governadores do Brasil. Eles vao chama lo de naazista, facista, machistas etc etc etc

Leonardo Guerra

Pra mim o único erro do Zema até agora foi propor o aumento (recomposição pra quem preferir) para parte do funcionalismo, tanto que teve que recuar. Errou, acontece.
De toda forma não o culpo exclusivamente por isso, acho esse episódio inclusive manifesta a chamada teoria da captura. Alguns setores do funcionalismo são politicamente fortes.
No mais, Zema está indo muito bem.

O Pimentel arrecadou os consignados do funcionalismo, os depósitos judiciais e as vendas dos municípios, ou seja, calote tríplice.

Geraldo Eugenio de Barros

Esse Zema tá igual o Bozo tá deixando minas jogado pras traça.

Emi Rochister

tudo que é certo os caras são contra…Zema e Bolsonaro…..acabar com a teta da tv, artistas e funcionarios publicos é complicado….são o cancer do Brasil

BRASIL É VERDE E AMARELO.

AMOEDO NÃO ESTÁ NEM AI PARA ZEMA APOIANDO BOLSONARO OU NÃO, O QUE DE FATO ESTÁ ACONTECENDO É QUE AMOEDO TEM MEDO DE ZEMA ESTAR MAIS POPULAR QUE ELE OU ATÉ MESMO QUE O PARTIDO… ZEMA É UM ÓTIMO ADMINISTRADOR, MAS PECA MUITO COMO POLÍTICO POIS ESQUECE QUE NINGUÉM PODE SER MAIS QUE O DONO DO PARTIDO, NO CASO AMOEDO…

Marcus Vinicius Rozzetto Silva

Amoedo é um idiota!! Não sabe nada de politica, é um playboy mimado!! O Partido “novo” que de novo não tem nada, é utópico e possui interesses somente na questão da privatização, pois o grupo de amoedo quer tomar conta das empresas do país!!

Aprisderito Agorito

A postura do presidente exige sacrifícios. Não dá para apoiá-lo sem criticar, Major Olímpio que o diga. Precisa mudar muito para se reeleger em 2022. Presidência é uma cadeira de honra e não de ideologias. Repetir erros petistas é prolongar a desordem. Presidente acorde, por favor, O Brasil não aguenta mais.

Roberto Demiam

Como é bom ver o liberalismo periferico,reconhecendo que é impossivel estado minimo em um país com renda per capita ridicula.

DRAGON

Alguém acredita mesmo que algum partido tem condições de exigir o impeachment do presidente? Me poupe de tanta bobagem! O Partido Novo de novo não tem nada, a não ser as caras de gente nunca esteve na mídia, mas continua sendo um partido igual aos outros. Sem nada novo para mostrar, a não ser a velha política do toma lá dá cá!

DRAGON

O Zema tem tentado fazer a diferença! E, se quiser fazer, esqueça esse partido, pois de novo só eu com os meus 60 anos, o resto é tudo velho!

Cristina Ramos

Posiçao de Zema em relação a Bolsonaro é de 4……….

anderson meier

Você deve falar isso por ter larga experiência.

Carlos Frederico

Qual a posicão voce prefere?

Antonio Braz Rodrigues

Renunciá Zema, é o pior governador que este estado já viu e já teve, administrar uma empresa familiar é uma coisa, administrar o estado é outra coisa bem diferente. Ele não sabe o que é política pública, não sabe que 50% dos impostos são da Saúde e Educação. Fez compromisso para não receber salários enquanto houvesse parcelamento de salário, mentiu, a mesma proposta foi dos secretários, mentiu também e ainda anda pagando jetons a vários secretários de estado que ele importou de outros estados, um governador que não conhece a realidade do seu estado e faz afirmações equivocadas sobre as regiões do estado que ele nasceu.
Não sabe a realidade dos municípios do interior e diz que a culpa é do PT, vai pescar, mas pede para sair antes. Com menos o Pimentel fez muito mais, se o Temer não tivesse bloqueado os recursos de repasses obrigatório para o estado teria terminado o seu mandato em alta, por isto não esqueça de agradecer o MDB pelo bloqueio financeiro que ajudou a afundar o estado de MG.

anderson meier

Sei, Pimental fez mais, limpou os cofres do estado, não pagou o funcionalismo público, ficou rico na política e responde a vários processos, coisa de praxe das administrações petistas.

Antonio Braz Rodrigues

Renunciá Zema, é o pior governador que este estado já viu e já teve, administrar uma empresa familiar é uma coisa, administrar o estado é outra coisa bem diferente. Ele não sabe o que é política pública, não sabe que 50% dos impostos são da Saúde e Educação. Fez compromisso para não receber salários enquanto houvesse parcelamento de salário, mentiu, a mesma proposta foi dos secretários, mentiu também e ainda anda pagando jetons a vários secretários de estado que ele importou de outros estados, um governador que não conhece a realidade do seu estado e faz afirmações equivocadas sobre as regiões do estado que ele nasceu.
Não sabe a realidade dos municípios do interior e diz que a culpa é do PT, vai pescar, mas pede para sair antes. Com menos o Pimentel fez muito mais, se o Temer não tivesse bloqueado os recursos de repasses obrigatório para o estado teria terminado o seu mandato em alta, por isto não esqueça de agradecer o MDB pelo bloqueio financeiro que ajudou a afundar o estado de MG.

anderson meier

O partido Novo não quer romper com o Zema coisa nenhuma, isso não passa de texto de bolsominions que procuram atacar a direita honesta deste país, mesma tática do PT, dividir para conquistar, felizmente não enganam mais ninguém neste país.

Calex R. Sozinho Amorim

Primeiro, o NOVO nunca alinhou com o Bolsonaro, o Amoêdo não quer. Mas que tá na linha de frente (os políticos eleitos) alinham-se muito com o Bolsonaro.

Nas eleições o Zema teve a audácia ou a expertise de dizer “vote em mim e no Amoêdo, mal qualquer coisa tem o Bolsonaro”. Ele surfou na onda Bolsonarista desda eleição.

O Amoêdo é centralizador dentro do partido, cinco assim? Só pode fazer o que ele quer e o que ele manda. No Partido NOVO o liberalismo ainda não existe. Não espere muitas boas ideia do partido, só um punhadinho.

Marco Túlio

NOVO é um PSDB com grife. Amoeba tomou surra até para Ciro Gomes em debate e ainda mama na rola dos mini$tros do $TF

André Chagas Corrêa

Realmente o título “Além do Fato” tá adequado. Essa coluna tá bem distante dos fatos, hehe. Como assim o NOVO “começa a se descolar da base de apoio do presidente”?? O partido nunca foi da base do presidente, como nunca foi oposição também. Os representantes não cansam de reforçar o ponto de que votamos de acordo com nossos princípios. Quando a pauta está alinhada com o que o partido defende, votamos a favor. Quando é contrária, voltamos contra. Não existe adesão cega, tampouco oposição como fim em si mesmo. Tem caminho mais coerente que esse? Não seria o correto todos os partidos procederem dessa forma?
Outra coisa: quem ficar apostando nesse suposto antagonismo entre Zema e Amoedo vai continuar errando feio! Essa narrativa de que o Zema é colado no Bolsonaro também não resiste a análise dos fatos. Basta pegarmos declarações recentes do Amoedo elogiando a gestão do Zema e Zema fazendo críticas bastante razoáveis e ponderadas ao presente.Gestão do Zema é orgulho para o partido e os filiados e o NOVO seguirá crescendo e contribuindo com o país, apesar das tentativas de criação de narrativas que não existem.

Ogivalmartins De Resende Resen

Zema tem mais prestígio do que a sua sigla partidária. Deve ser ciumeira.

hadassa

Zema realmente faz uma administração elogiável. Com certeza se tornou maior que o Amoebo almofadinha.

Carlos Frederico

ZEma esta muito bem obrigado . O partido “novo`” quer chantagear o governo para conseguir o que todos partidos sempre fizeram. E encurralam o Presidente que nao consegue apoio no congresso aprovar mudanças necessarias e esperada pela naçao. Este AMoedo é um ser da pior especie, nivel Witzel , Doria etcetc….querem voltar a roubar a nação . O Brasil acordou .Sabemos quem équem na politica.