Na quinta (8), foi consumada a expulsão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do Partido Novo ao qual era filiado. Por quê? Pelo conjunto da obra que estava queimando o filme do partido que se apresenta como “novo”, a começar pelo próprio nome. São trapalhadas, decisões erráticas e descompromisso com desmatamento, ação de garimpeiros, queimadas e incêndios na floresta amazônica. O pecado capital do ministro, segundo ele próprio disse, foi ter aceitado, sem consulta ao partido, o cargo de ministro de Bolsonaro.
A mesma proximidade torna a situação do governador Romeu Zema (Novo) de risco dentro do partido. A relação dele com a direção nacional do partido é de antagonismo, beirando o ataque de nervos. Por várias vezes, houve conflito entre eles. O último, já noticiado aqui, foram os reajustes dados pelo governador aos servidores da segurança pública do estado.
O partido pressionou Zema para recuar, como não obteve êxito, entrou no Supremo contra o reajuste de cerca de 40% em três parcelas anuais. O impacto seria de R$ 9 bilhões sobre o déficit público de Minas. Após idas e vindas, a Assembleia Legislativa de Minas aprovou o reajuste, quando o Governo estadual disse que teria o dinheiro para o aumento.
Diante disso, estendeu o aumento, parcialmente, ao restante do funcionalismo. Zema acabou por vetar tudo e recuar até mesmo no reajuste da segurança, que caiu para 13%, a ser pago em agosto próximo.
Agora, o próximo embate de Zema com seu partido deverá ser o futuro político de Bolsonaro. O partido Novo começa a se descolar da base de apoio do presidente e pode engrossar o pedido de impeachment dele. Especialmente, depois que Bolsonaro abandonou o discurso contra a velha política e chamou o Centrão para dentro do governo. O Centrão é formado por cerca de 200 deputados de partidos menores que trocam apoio por cargos no governo.
Tudo isso pra quê? Para ter maioria e evitar o impeachment, que o presidente sabe que está chegando. Zema por sua vez, cada dia, reafirma que é um dos poucos governadores que mantém o apoio ao governo Bolsonaro. E faz disso uma relação pragmática na busca de soluções para viabilizar o próprio governo.
Está na mesa do presidente, por exemplo, o pedido de Zema para que o Governo federal, por meio de seus bancos, compre os créditos de governo mineiro no nióbio. Com esse recurso, cerca de R$ 5 bilhões, o governador mineiro espera pagar os salários do funcionalismo e ganhar algum fôlego administrativo.
Tudo somado, Zema e João Amoêdo, líder nacional do Novo, caminham em vias opostas, o que poderá levar o governador mineiro para outro partido. Antes dos evitáveis desgastes com o Novo, como advertência e até expulsão.
Ex-presidente do Novo diz que Zema errou ao conceder reajuste a policiais
A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…
O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…
Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…
A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…
Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…
Ver Comentários
Cantem comigo, " Eu falei que isso ia dá merda" , " isso ia dá merda" e deu.
Que partido ou político da certo ?. Isso é um bando de CANALHAS da pior espécie. O problema que é ser humano que tem que ser político, se fosse algum bicho talvez mudasse alguma coisa.
Disparado um dos melhores governadores de Minas nos ultimos 50 anos! O cara pegou o estado quebrado por administrações corruptas(PSDB e PT) e tem de fazer mágica para pagar salários.
Os sindicalistas parasitas criticam o Zema porque a fonte secou. VÃO TRABALHAR, VAGABUNDOS!
Quem não idolatra politico, quem não é gado do PT e nem gado do BOZO sabe do ótimo trabalho que o Zema faz a frente do governo de Minas.
O resto é mimim da gadolândia vagabunda!
Repito: VÃO TRABALHAR, VAGABUNDOS!
Concordo por completo. Ele não apoia Bolsonaro. Apenas não compra uma briga que não lhe cabe. Foi eleito pra cuidar de Minas, não pra julgar os bandidos de Brasília.
a posiçao de zema em relaçao a bolsonaro é de quatro,,,só isso, e se o cara fosse bom fazia como os restos dos outros governadores dos outros Estados
O cara é bom justamente porquê não vai com a manada...
Vai com a mancada de gado. Ou seja, é gado.
exatamente. é a mesma posição do bozo em relação ao trump. Dois capachos
A amizade do Brasil com Trump ja deu mais lucro que os 20anos dos governos anteriores. Qanto aos governadores todos governadores que são contra o Presidente estão sendo impechamados ou respondendo processo. Procura saber sobre a Argentina. Os partidos aqui estavam dizendo que a esquerda la ia dar certo.
Só isso que sugere? Que seja igual aos outros? O que os outros estão fazendo de tão correto? Só tenho visto politicagens e em momento totalmente não recomendado para isso.
Chora PT
Cristina ! Os outros governadores estão sendo impchemados ou estão respondendo processo . Zema pegou um estado riquissimo que foi devastado por governos anteriores.
Kkkkkkkkkk. Capim ou grama pro gado? Como? Capim com queijo?
Concordo! Zema é uma boa novidade na politica. Este Amoedo quer ser presidente e esta chantageando o governo federal para conseguir cargos para seus amigos e comparsas. Sem apoio dos partidos o Presidente não consegue aprovar nada e esses canalhas tentam barganhar ameaçando.
ZEMA, DE NOVO, PARA O BEM DE MINAS.
Amoêdo é inexpressivo na questão nacional. Zema é muito maior que ele. O Novo é o psol dos filhinhos de papai
Partido nanico que ta com o filme completamente queimado. Zema deve ta rindo até 2022 com a notícia
Zema não ganha nem pra síndico de prédio.
Este governador de pocilgas e estábulos devia é renunciar, este imbecil me envergonha ao se aliar ao homúnculo por governabilidade!
Mortadela ou coxinha ???? A quem você pertence ??? O governador Zema está fazendo milagre para levar esse Estado falido pelo PT e PSDB adiante.Demagogo !!!
Eu pertenço ao grupo que não tem rabo preso com politico mentiroso, incompetente e idiota! E cujo partido NOVO pregou Estado mínimo, 20 meses antes de uma crise pandemica mostrar aos cidadãos e aos pensadores ultra-liberais que se alinham em torno destas figuras decrepitas e adptas da necropolitico, que o Estado é fundamental na prestação de serviços públicos e q se não fosse o SUS e as UPAS criadas pelo PT, QUE CONSTRUIU TODAS AS UPAS - UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DO BRASIL, O SAMU CRIADO PELO LULA, A POPULAÇÃO DO PAIS ESTARIA DESASSISTIDA E MORRENDO EM CASA E SEUS CORPOS JOGADOS NAS RUAS COMO ACONTECE NO EQUADOR. Então amigo! vc já entendeu bem de que lado da trincheiro eu estou, seu defensor de CNPJ xinfrim.
ONDE estao os 1 MILHAO de mortes de JUNHO ? O INSS foi criado bem antes do governo do PT que roubou um PIB do BRasil . Em 1980 os hospitais e santa Casa eram vazios e quase ninguem tinha plano medico.Os postos de saude só encaminham os doentes , isso poderia ser feito de varias maneiras. O estado de MInas tinham 20mil contratados so na secretaria da saude e o PT acabou com o IPSEMG que era um dos melhores atendimentos medicos do Brasil . POr onde o PT PSOL e a esquerda passa fica um rastro de miseria e dor. Procure saber da Argentina
Ainda não entenderam q quem não Zema é o presidente do partido dele e isso já estava claro desde uma entrevista de Amoedo na Globonews.As palavras dele já era de oposição a Bolsonaro e aí q fiquei pensando como ficaria Zema q baba aos pés do presidente.
Esse governador é ridículo apoiando publicamente o bolsonaro..
Perda de tempo falar em política, isso da é nojo.
O Partido Novo do Zema, do Mateus Simões e do Marcel Van Hattem é uma grata surpresa. O partido Novo do Amoedo (e dos que o seguem) é mais do mesmo. Zema faz milagre em Minas, Mateus e Marcel fazem um papel impar na legislatura e o Amoedo não faz nada além de criticar, chorar pitangas e fazer discursos politicamente corretos que não dão em lugar nenhum. O Covid deu um golpe duro no liberalismo, até o Paulo Guedes aprendeu e mudou o discurso, é preciso de estado sim, já o Amoedo é cheio de teorias com práticas inexequíveis no Brasil. Em 2018 era até mais alinhado com as idéias do Novo, votei no Amoedo no primeiro turno, Zema, Laura Serrano, Lucas Gonzalez, só para senador não votei no Novo por achar o Rodrigo Paiva fraco. Com o passar do tempo percebi que há dois tipos de Novo, o combativo que quer fazer diferença de verdade e o blazé (Amoedo e Rodrigo Paiva são dois exemplos dessa turma) cheio de politicamente correto, criticas e teorias. Hoje não votaria no Amoedo de forma alguma pela postura dele após a eleição e por ter deixado o Zema de lado no segundo turno e durante o começo do governo e o Rodrigo Paiva será engolido pelo Kalil na disputa por BH, se fosse o Simões a história seria bem diferente.
Gostei d parte, em que voce diz, que o mundo real,as vezes imprevisivel,precisa do estado, sim.
Cala a boca, animal imundo.
Tomara que o Zema se descole do Novo para disputar uma reeleição (Claro que se ele quiser, pois o estatuto do Novo se eu não tiver enganado proíbe a disputa de reeleição). Hoje se Zema disputar ele fecha a conta no primeiro turno com no mínimo 70% dos votos.
O estatuto permite uma reeleição para o mesmo cargo. O que não pode é, por exemplo, deputado federal ficar mais de 8 anos no mandato.
Quero ver alguém ganhar eleição em Minas com todos os professores contra ele...
É a velha politica vestida de "NOVO" eles devem esta achando absurdo no governo do Zema nao ter cargos para os amigos dos amigos, não ter novas secretarias e não ter negociatas e pior Zema ainda nao ter sido processado como os outros governadores do Brasil. Eles vao chama lo de naazista, facista, machistas etc etc etc