Política

Zema diz não ter rabo preso com partidos e esconde PSDB e DEM

Ao se gabar de ser liberal, especialista em gestão e de praticante da ‘nova política’, o governador Romeu Zema (Novo) busca manter-se distante de partidos e da ‘velha política’. Sua fala abriu o 10º Fórum Liberdade e Democracia, em Belo Horizonte, na segunda (23).

Pontuou que não tem compromissos com partidos nem dívidas de campanha, porque só teve o apoio de sua própria agremiação, o Novo. Para reafirmar o distanciamento dos políticos, ou da ‘velha política’, disse que seus secretários foram selecionados e, depois, aprovados em sabatina pela Assembleia Legislativa. A sabatina surgiu em outro contexto, mas juntou tudo isso para dizer à audiência que faz um “governo diferente” como é o slogan de sua gestão.

Escondidinho tucano

O pronunciamento do governador tentou esconder dos liberais presentes que ele tem parceiros na política e que precisa deles para ter um mínimo de governabilidade. Ainda assim, Zema não celebra a parceria que tem com o PSDB desde o início da gestão. Nem mesmo os tucanos o fazem; quando tratam do assunto, dizem que não foi opção partidária.

Desde o início da gestão, a área política de seu governo foi comandada pelos tucanos. Seu primeiro secretário de Governo foi Custódio Mattos (PSDB), responsável pela articulação política com a Assembleia Legislativa. Como não foi bem-sucedido, foi trocado por outro político de perfil tucano, mas filiado ao DEM, o deputado federal Bilac Pinto. Na verdade, esse foi o primeiro político com mandato a entrar para a nova gestão, quebrando promessa de campanha.

O papel da ‘velha política’

Na Assembleia Legislativa, Zema ancorou e ainda se ancora em dois tucanos, o líder do governo, Luiz Humberto, e o líder da maioria, Gustavo Valadares. Todos já tiveram estreitas ligações com o deputado federal e ex-governador Aécio Neves (PSDB). Não há como mascarar a realidade. O governador precisa da ‘velha política’ para conduzir seu projeto político. Estilo semelhante adotou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Apesar do estilo apolítico, nomeou para sua articulação um experiente político do MDB, Adalclever Lopes (ex-presidente da Assembleia Legislativa por dois mandatos).

Liberdade só econômica

O 10º Fórum Liberdade e Democracia, do qual o governador e o ministro da Economia, Paulo Guedes, foram palestrantes, confirmou que os liberais priorizam mesmo a economia. A política é um detalhe, seja democrática ou não, que não deve atrapalhar os negócios e os lucros.

O governador Romeu Zema, um clássico liberal, deixou isso bem claro, ao falar sobre a ditadura e a democracia brasileiras. No primeiro caso, não se posicionou se foi revolução ou golpe militar. Por outro lado, atacou duramente a democracia dos últimos 30 anos, classificando-a de “irresponsável”.

Democracia não é um sistema fácil, porque depende de diálogo, escuta e inversão de prioridades, com investimentos em políticas compensatórias. É plural e requer tempo e prazos. Ao contrário do outro, do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Especialmente em tempos de crise, ganha-se mais dinheiro nesse último regime. A democracia do fórum traduziu-se exclusivamente em liberdade econômica.

Zema diz que só apaga incêndio e que até usa ‘seu jatinho’ contra o crime

Leia mais no Além do Fato

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • O engraçado neste tipo de post é sempre o ataque, ficando claro a posição de quem escreve, isso é impressa livre e independe? Apartidária? Parece que não.
    Nunca são apresentadas idéias, soluções ou até mesmo os erros que ocorreram em gestões anteriores para que não se repita...
    Simplesmente só ataques.

  • Seria bom se a mídia porca guardasse suas opiniões parciais e desse apenas os fatos ao conhecimento da população.

  • O Estadao parecendo a Falha de São Paulo...ééé o dinheiro farto da corrupção petralha/tucanalha acabou..
    Isso que assistimos atualmente de toda a imprensa, com nojo, nada mais é do que a crise de abstinência que aflige os drogados por estarem longos periídos sem consumir drogas...no caso da sem vergonha mídia brasileira...dinheiro público..roubado da Educação, Segurança e Saúde.

  • Acho interessante a tentativa de denegrir a imagem do Secretário Bilac Pinto por ter participado do governo Aécio Neves. Acho que o grupo uai/estaminas não pode falar nada do Aécio né?
    *provavelmente vcs não publicarão este comentário

  • PODE Isso Katha?!?! ""O ESTADAO Enxerga um ditador de looongeeee...."" Esse tal ditador devem ser Os Mesquitas....Na Atitude desses só pode constatar isso! Viraram até panfletadores dos PTralhas

Posts Relacionados

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

2 dias atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

4 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

4 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

4 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

6 dias atrás

Caso Daniel Alves inspira bares de BH no combate à violência contra mulher

A maioria dos 4.136 estabelecimentos de BH já pode aderir ao Protocolo Quebre o Silêncio,…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!