Zema pode sair do partido Novo para manter aliança com Bolsonaro

Bolsonaro divide Zema e Amoêdo, fotos Marcos Corrêa/PR/ABr e site do Novo

A situação política do governador Romeu Zema vai ficando delicada dentro de seu partido. Como se sabe, elegeu-se pelo Partido Novo, mas vinculou seu nome, na reta final, ao do então candidato Jair Bolsonaro (ex-PSL). Foi um claro e explícito ato de infidelidade partidária, que lhe trouxe desgastes, já que o Novo tinha como candidato o empresário João Amoêdo, que comandava a legenda. De lá pra cá, reforçou a aliança com o presidente na gestão e quer mantê-la para tentar a reeleição no ano que vem.

A ousadia eleitoral garantiu-lhe a vitória surpreendente, mas rendeu alguns desgastes partidários internos. Tem sobrevivido a eles, assim como as divergências. Tanto é que o partido chegou a entrar no Supremo Tribunal Federal, no início de 2020, contra reajuste diferenciado que Zema tentou dar aos policiais mineiros. Era de 42%, mas o governador recuou para 13%.

Vice-governador deixou o partido

Por conta dessa trombada, o vice-governador Paulo Brant deixou o partido, mas Zema nada fez. Ficou em silêncio. Outro dia, ele defendeu mudanças na forma de financiamento eleitoral dentro do partido, que não aceita o fundo público, e não conseguiu audiência.

O Novo chegou a expulsar um ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles, do Meio ambiente, por sua desastrosa atuação. Amoêdo deixou a presidência do Novo e, hoje, defende o impeachment de Bolsonaro. Se a tese crescer dentro do partido, Zema viverá novo dilema. Voltar a ficar em silêncio ou fazer como fez seu vice, sair do Novo, e procurar outro já que, em 2022, precisará de legenda para disputar a reeleição ao Governo de Minas. E mais, como deverá manter a aliança com Bolsonaro, poderá migrar para o mesmo partido que o presidente se filiar.

Polarização à vista

Seu principal adversário político, o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), admite ser candidato e faz, todo o tempo, contraponto ao estilo de Bolsonaro e de Zema. Tudo indica que se desenha aí uma polarização entre Zema e Kalil: um bolsonarista e antibolsonarista. Ou ainda, Zema pode jogar a tolha e largar tudo. Afinal, seu grupo empresarial faturou no ano passado nada menos do que R$ 1 bilhão, de acordo com o jornal Valor Econômico.

LEIA MAIS: Kalil lucra, e Zema ignora ação para eleger mineiro na chefia do Senado

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
DENILSON SILVA

Este é meu governador! Zema 2022! Bolsonaro 2022! tmj

Marcos

Zema não elege nem para vereador em BH.

Léo Paulo

Não se elege não, vai vendo…

Eustáquio Borba

Parabéns, Zema, você está certíssimo! Esteve sempre com a consciência tranquila, está tirando Minas Gerais do buraco e da corrupção deixada pelo PT e vai longe na política séria, com certeza. E considere que NUNCA PRECISOU DISSO, pois, tem fortuna própria e honesta.

Marcos

Zema, não passa de um governador banana. Subalterno do capitão cloroquina o pior presidente que o Brasil já teve

Léo Paulo

Esqueceu da Dilma, do Lula, FHC, Collor, Sarney? Hmm, seletivo hein.

Marcos

Ganha de todos com facilidade. Deveria estar internado numa instituição psiquiátrica.

Marcus Marques

ai zema, na luta como sempre e de braços estendidos…. com o pires na mão, o politico prevaricador, péssimo gestor, um gamba cheira o outro, vai logo zema, mas o que eu acho mesmo é que seus devaneios políticos se encerram no próximo pleito

Marcos

O Zema é um ótimo vendedor de eletrodomésticos, mas como governador é uma vergonha para Minas GERAIS. Apoia o miliciano capitão cloroquina, afinou para a policia. Zema as lojas Zema precisam de vc. Deixe o governo de Minas para alguém que honre as nossas tradições. Zema não passa de um banana.

Fernando Araújo

Péssimo gestor?? Empresas do cara fatura 1 bi e ele eh péssimo gestor????? Kkkkk kkkkk eh cada uma que a gente lê nessa internet kkkkj

Grande e Sábio

O Kalil vai ganhar no 1º turno desse banana, subserviente.

Grande e Sábio

Vai voltar pra Araxá, aquela cidade linda. Vai vender ventilador em 82 parcelas, com aquele juros camaradas…

Fernando Araújo

Pisa na garganta dos esquerdopatas acéfalos zema!!! Parabéns pelo excelente trabalho… chorem abutres comedores de carniça adoradores do bandido sem dedo

Afogados da Ingazeira

eu e minha familia toda votou nessa fdp desse governador, e olha o que ele fez? nada, outro pimentel!! Vamo kalil, meu voto será seu!