Zema pede trégua a policiais, mas não sabe como pagar a reposição Zema pede trégua a policiais, mas não sabe como pagar a reposição

Zema pede trégua a policiais, mas não sabe como pagar a reposição

Sargento Rodrigues e Coronel Sandro advertem governo Zema, foto Willian Dias/ ALMG

Sem qualquer indício de fato novo, o governo Romeu Zema (Novo) reabriu negociações, pediu trégua e ganhou prazo até 7 de outubro para apresentar nova contraproposta à reivindicação dos servidores da segurança. Com isso, adiou também o risco de colapso na segurança pública com paralisação de policiais, bombeiros e agentes penitenciários.

De igual forma, ainda evitou outro risco, de ordem política, que seria o imediato rompimento de cinco deputados estaduais de sua frágil base política e que são ligados aos servidores da área. Insatisfeitos com a condução política do governo, os deputados fizeram pressão no plenário da Assembleia. O deputado Sargento Rodrigues fez a ameaça direta, na qual foi acompanhado pelos outros quatro parlamentares, ao cobrar nova contraproposta.

Ameaça de rompimento e obstrução

“Se o governo não ajustar melhor as parcelas e os percentuais, o Regime de Recuperação Fiscal não passa aqui. Usarei de todos os recursos regimentais que conheço bem para não deixar passar. Estou há 21 anos nessa Casa, conheço bem o regimento e sei como atrasar a aprovação de um projeto em, pelo menos, seis meses. Não brinquem conosco”, avisou Rodrigues da tribuna da Assembleia Legislativa.

E mais: “Se querem fazer um gesto de diálogo que chamem uma nova reunião com os deputados e as entidades associativas dos servidores da segurança. Como o soldado que ganha R$ 3.500,00 vai esperar até setembro de 2020 para ter a primeira parcela de recomposição, sem sequer saber qual percentual? E estão completamente endividados”, insistiu ele.

Governo pede trégua

Poucas horas depois, temendo radicalização, o governo anunciou que reabriria as negociações, visando nova proposta, no dia 7 de outubro. Na segunda à noite, depois de deixar a impressão de avanço, o governo recuou nas negociações. Informou que, por dificuldades financeiras, reconhecia as perdas, mas que só poderia dar a reposição em quatro parcelas anuais, a partir de setembro de 2020 até 2023. No entanto, não apontou nem estabeleceu índices de recomposição.

Os servidores da segurança reivindicam reposição salarial de 28.8%, referente às perdas dos últimos quatro anos. Porém, de acordo com nota das entidades associativas, elas somarão 43,16% em 2022, quando se encerra o mandato do atual governo.

Pergunta sem resposta

Em reunião, na terça à noite, com deputados estaduais, o secretário de Governo, Bilac Pinto (DEM), novo coordenador político do governo, se apresentou, oficialmente e pela primeira vez, aos líderes partidários na Assembleia. Ouviu de tudo. Numa delas, foi questionado sobre como o governo pretendia dar reposição salarial, conforme anunciado, quando pretende, ao mesmo tempo, aderir ao programa federal de Recuperação Fiscal. Esse programa impõe, entre outras exigências, congelamento de reajustes salariais pelo tempo que durar o período de ajuste. Não deu resposta objetiva.  

O governo não pode contar com a aprovação da recuperação fiscal até o dia 7 de outubro. Até porque não construiu maioria parlamentar para isso, nem convenceu os deputados. Sequer apresentou o projeto.

Atentos as essas possibilidades, as lideranças associativas dos servidores da segurança e os cinco deputados da área concederam a trégua, mas deram o prazo até 7 de outubro para avaliação de nova proposta. Registre-se ainda que há dissidência no movimento. O tenente-coronel Domingos Sávio de Mendonça, que liderou a mobilização de servidores na última segunda-feira, disse apenas que “nós estamos sendo enganados, porque há muita mentira”. Não deu mais detalhes nem os nomes de quem estaria manipulando a tropa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Domingos Sávio de Oliveira

Ou seja, dê aumento pra nós e que o povo arque com nossas regalias.
Bando de safados.

Fabio

Onde viu que policiais tem regalias?

Fabio

Tem sim muitas responsabilidades e zero reconhecimento da sociedade, que acha que o policial deve ganhar pouco e trabalhar muito.

Domingos Sávio de Oliveira

Você já viu trabalhador privado ter plano saúde, aposentadoria integral, 30 anos de serviço, garantia no emprego? Se souber de alguém assim, esclareça…

Fabio

Você já viu trabalhador privado fazer horas extras sem receber, não receber adicional noturno, periculosidade, FGTS, contribuir com 11% do seu vencimento mesmo depois de aposentado? Se tiver visto me fala.

Domingos Sávio de Oliveira

Cara, já viu trabalhador privado ter descanso de 36 horas? Lógico que não há como ter 200 milhões de militares, se pudesse todo mundo queria fazer esse “sacrifício”.
O negócio, cara, é ISONOMIA, somos todos brasileiros.

Fabio

E desde quando trabalhar 12 por 36 é vantajoso? E toda empresa que trabalha em turnos tem escala de folgas semelhantes. A diferença é que recebem horas extras, adicional noturno, FGTS, periculosidade, vale alimentação e plano de saúde. Na polícia o salário vem sem nenhum acréscimo. E ainda vem gente falando que não tem que ter reajuste da inflação. O salário do policial não tem reajuste desde 2015.

Domingos Sávio de Oliveira

Cara, minha família toda é PM, oficiais graduados, 2 da mais alta patente na ativa, falo com conhecimento de causa. São merecedores? São, mas o momento e situação do Estado não permitem. A polícia teve aumentos substanciosos e fora da realidade da situação econômica do Estado nos (des) governos do PSDB e acumulou muita gordura pra queimar. Repito, é uma classe merecedora, mas está na hora de sacrifício de TODOS!

Fabio

Oficiais de alta patente não se enquadram com os demais. Eles tiveram 16% de aumento devido ao teto do STF. E ninguém quer aumento, só reposição salarial. Perdas inflacionárias. Só isso. Aumento TB acho que não cabe. O salário está bom, só que sem reposição, daqui a pouco estará uma miséria. O PSDB só repôs as perdas de anos.

Rodrigues Oliv.

Onde estavam o sargento e o coronel quando o Pimentel esta no poder? Não existiu esta pressão, porque?

Jose Carlos Prado Alves

Quer dizer que só soldado passa fome aqui? Os demais servidores são a cara da riqueza??? CadeiA NELES!