A subordinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) à socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), a Janja, é ampla. Talvez, até irrestrita. Recentemente, na presença do ditador da China, Xi Jinping, em Pequim, ela reclamou da atuação da TikTok no Brasil.
Janja avaliou como desfavorável aos propósitos políticos do marido para 2026 a atuação chinesa com internautas brasileiros. E pediu, então, que o tirano envie seus agentes ao Brasil, para enquadrar a plataforma.
Reinou a tal saia-justa global, e o ditador local fez cara feia. O petista do Planalto, então, tentou impor uma operação abafa na lambança. Argumentou que a conversa era reservada e que partiu dele o pedido de frila a Xi Jinping.
Mas não colou. E Lula saiu à caça do ministro infiel, o autor do vazamento.
A primeira-dama conseguiu viajar ao Uruguai, para o funeral de Pepe Mujica (Jose Alberto “Pepe” Mujica Cordano), ex-presidente do Uruguai, sem registrar ocorrência (sabida) grave.
Mimos do marido
Nesta semana, entretanto, ela puxa novamente os holofotes para a sua raia. Recebeu, por determinação do marido, a principal honraria pública do setor cultural brasileiro: Ordem do Mérito Cultural. Detalhe: foi posta no andar de cima, ou seja, no grau Grã-Cruz. Entregue ontem (20/05)
Lula, portanto, entronizou a “companheira” acima de algumas centenas de qualificados de artistas, escritores, músicos etc. brasileiros. Muitos com méritos reconhecidos no exterior. Empossar (ato político) Janja no panteão da Cultura, claro, não ficará barato.
Coleção de medalhas públicas entregues por Lula à mulher:
- Ordem do Rio Branco (maior condecoração do Governo do Brasil, no grau Grã-Cruz) – 2023
- Mérito (da Saúde) Oswaldo Cruz (categoria ouro: mais alto grau)- fevereiro 2025
Antes de seguir para o Rio de Janeiro, entregar outra medalha à patroa, Lula foi vaiado, em Brasília. Em protesto de alguns milhares de prefeitos.
Todavia, mesmo em estado de impopularidade galopante, a mulher do petista parece não estar nem aí para a fatura política negativa nas pesquisas.
Mas está claro, não de hoje, que para Lula vale é atender aos mandos da mulher. Entre as ordens, agendas seguidas de viagens ao exterior. Voar ao sertão da Paraíba, só com bonificações de rotas internacionais: Europa, Oriente Médio e Ásia. E eventuais giros pela América Latina.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
- Janja, a mosca na sopa (2026) do Lula – novembro 2024
- Lula e Janja no modo Julio Iglesias – março 2025
Sempre os tropeços na diplomacia
A política externa do Governo do PT, desde o início do Governo Lula 3, em 01/01/2023, carrega a marca dos atropelos na diplomacia. Além disso, não abandonou práticas danosas ao país do período 2003-2010. Estre estas, fortalecimento de laços com ditaduras pelo mundo, da América Latina, Europa do Leste, Oriente Médio até na Ásia.
- O brasilzinho de Lula na China – maio 2025
- Venezuela – Lula nunca abandonou Maduro – janeiro 2025
- Lula segue no modo “chanceler” do ditador Putin – novembro 2024
No modo ZPE de espiões de Putin
Nesta quarta (21/05), a notícia de que o Brasil serve de “fábrica” para espiões da ditadura de Vladimir Putin, da Rússia.
O russo montou aqui uma espécie de Zona de Processamento para Exportação (ZPE) de espiões. Daqui, despacha para o mundo, preferencialmente, claro, para os Estados Unidos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.