Subsidiária da Airbus Helicopters, da França, a Helibras, enfim, começa a colocar no Brasil helicópteros militares competitivos. No dia 28 passado, entregou à Marinha um H135. Esse equipamento utilizado pelas forças da Alemanha, Japão, Espanha, Reino Unido e Austrália. A aeronave será incorporada ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), na Base Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Essa entrega, foi a primeira de três helicópteros H135 encomendados pela Marinha. O modelo é da configuração multiuso: missões como transporte de carga, inspeção naval, busca e salvamento e resgate aeromédico etc. O diretor-presidente da Helibras, Jean-Luc Alfonsi, estimou que cerca de 130 modelos dessa aeronave são operados pelas marinhas de vários países.
Para o Brasil, contudo, entrega de aparelhos competitivos só ocorre 40 anos após a inauguração da linha de montagem em Itajubá, no Sul de Minas. A placa foi descerrada em 28 de março de 1980.
Apesar de tanto anos, os aparelhos montados na Helibras ainda têm enormes índices de peso e valor em partes e componentes importados.
Primeiro helicóptero pentapá do mundo
No dia 17 passado, a Airbus anunciou que a primeira venda no mundo do modelo ACH145 Mercedes-Benz Style com cinco pás foi destinada ao Brasil. O cliente é um empresário do mercado financeiro com negócios em agribusiness. A aeronave, que deriva do ACH145, foi apresentada ao mercado em 2019.
O ACH145 teve demonstração no Brasil em 27 de novembro. A primeira venda do modelo, avaliado US$ 11 milhões (Fonte: Airwai), ocorreu também no país, para uma empresa. Em função do tamanho e luxo interior, recebeu apelido de “Helicóptero Limosine”. Ele esta listado entre os “mais avançados” da indústria aeronáutica.
A versão do ACH145 na parceria com a Mercedes-Benz tem capacidade para mais 150 kg de carga útil e foi equipado com três tanques de combustível. O aparelho pode decolar com dez pessoas e os três tanques cheios.
“O modelo será equipado com todos os recursos opcionais disponíveis para uso VIP, como insonorização avançada na cabine – possibilitando o voo sem fones de ouvido, sistema de entretenimento conectado via Wi-Fi, aplicações em madeira no teto e piso, luzes reguláveis em cores e intensidade, entre outras inovações”, diz nota da Helibras. A empresa, contudo, não revelou valor do aparelho, identidade do comprador nem quando será entregue.
Mas ainda é o “básico”
Apesar de todo diferencial, o helicóptero ACHl145 vendido no Brasil, de acordo com a Helibras, é da versão “Line”, isto é, o “básico” do modelo “Luxo”. A versão ACH145 Mercedes-Benz Style é “mais requintada”. E, para quem é do mercado, lembra os carros mais luxuosos da Mercedes-Benz.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.