O que está planejando o presidente Bolsonaro: um golpe ou só brinca com fogo para intimidar e emparedar as instituições democráticas? As duas situações são perigosas e de consequências desastrosas para a democracia. Intimidações, ameaças e agressões às instituições são tão graves quanto propriamente o golpe de estado.
Em ambos os casos, o que se busca é tutelar e controlar os outros poderes, tirando-lhes a independência e a autonomia para cumprir seus papeis constitucionais. Cada um tem seu papel e tem seus limites constitucionais no sistema de freios e contrapesos para que nenhum deles extrapole nem se sobreponha a outro.
Presidente quer poder absoluto
Para quê Bolsonaro cria esse ambiente de tensão? Para fazer, como disse, no domingo (19), durante ato, “tudo o que precisa ser feito” para colocar o que chama de “Brasil acima de tudo”. Na mesma data, comemorava-se o dia do Exército. No ato, Bolsonaro disse que não vai “negociar nada”. Negociar o quê? Que vai acabar com a patifaria. Quem é e o que é?
“Hora do povo no poder”; de que povo está falando? Os que o apoiam? Os que defendem o AI-5, o instrumento mais cruel da ditadura brasileira, intervenção militar, o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional? Aí, o que ele diz a respeito? “Contem comigo. Farei tudo que puder”.
República tem três poderes
Além de frases de efeito, o que significa “fazer de tudo” e o quem é o Brasil que ele imagina “acima de tudo”? Ele não representa o Brasil, isso é um delírio autoritário de ditadores. Nem mesmo seus seguidores, ou aqueles que estavam lá no ato, representam o povo brasileiro. Ele foi eleito presidente da República, que chefia apenas o Poder Executivo, mas a mesma República tem um Poder Judiciário, constituído conforme as regras constitucionais. Pode-se até mudar as regras, mas elas têm que ser aprovadas e respeitadas democrática e constitucionalmente.
A República tem ainda um Poder Legislativo, igualmente eleito, bem ou mal representado. Mas foi uma escolha democrática das mesmas urnas e dentro dos mesmos princípios constitucionais que elegeram Bolsonaro. Além de desenhar isso, é preciso que todo o mundo civilizado e democrático rejeite isso e faça seus protestos.
O país não pode aceitar um retrocesso democrático e institucional. Muito menos, numa época em que todos, principalmente, o presidente da República, deveriam combater a ameaça maior à vida que é a pandemia do coronavírus.
Incapacidade com divergências
A situação vai se agravando por conta da incapacidade política do presidente em governar numa democracia, que implica vitórias, derrotas, críticas, debates e divergências. Nada disso ele está disposto a ouvir ou a aceitar.
Desde a demissão de Henrique Mandetta e posse de Nelson Teich, no Ministério da Saúde, a gravidade ficou mais explicitada. Esse episódio tem por trás de si o negacionismo e a forma de conduzir o combate à pandemia, culminado no isolamento do presidente. Juntos, isolamento e a fraqueza política o levam a endurecer o discurso. Além da ameaça do vírus, que já levou à morte, em números oficiais, cerca de 2.500 brasileiros, teremos que lidar com o vírus do autoritarismo. Dias piores nos esperam.
Após demitir o ministro que pedia o isolamento social, distanciamento e sem aglomerações, ele participou pelo segundo dia seguido de manifestações em Brasília. Provocou aglomerações em meio à pandemia do coronavírus. A aglomeração aconteceu diante do quartel-general do Exército, deixando generais constrangidos.
Não foi à toa que, ao final do ato, Bolsonaro teve uma crise de tosse e, no dia seguinte, nesta segunda (20), teve que tentar corrigir o malfeito. Fez declarações a favor do STF e do Congresso Nacional.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Mais um isentao! ????
Achou ruim, vai pra Cuba, Venezuela, Argentina ou Coreia do Norte, o Brasil mudou, se você gosta de político corrupto aqui não é seu lugar.
Tirando a Argentina, são todos países com regimes ditatoriais autocraticos que dizem “governar para o povo”….e aí, não conhece esse história?
O seu imbecil, desde quando a Argentina não é um regime socialista ditatorial? Mora aonde seu jumento.
Fala aí bolsominiom, conversar com tipos igual a vc eh perda de tempo … Pra vcs , eh tudo comunismo, todos contra o mito Salvador kkkkkkkkkkkk alucinações da turma bolsominions
2022 tem mais até 2027, aceita que dói menos.
Putz, quem disse que não há corrupção no Bolsonarismo?? O Flávio ou o Queiroz??
O lulinha ou o deputado estadual André Ceciliano do pt , (que rima com miliciano) e atual presidente da ALERJ com rachadinha de 49,3 milhões em 2015 aliás esse é o campeão.
??
AI 5 até afastar os corruptos sim, com o psicopata do Bolsonaro não.
Isolado??? Quem fez essa matéria, ou é idiota ou não vê as redes sociais! O Cara bate recordes de apoio todos os dias e esse reporter imbecil escreve que Bolsonaro está isolado. Está sim, se livrando da mídia vendida e de corruptos como o Presidente da Câmara dos Deputados e pessoas nefastas como o Gilmar Mendes e midia safada como Rede Globo, Uol, Folha de São Paulo e vocês.
Os militontos do luladrao diziam que a mídia eh golpista, agora os bolsominions dizem que a mídia eh vendida, comunista…eh estratégia da militância?
Vcs tem no máximo 30% (no máximo) de apoio….não viaja na maionese, o povo apartidário não coaduna com essas babaquices autoritárias….
então vc é da turma que se dizem dos 70 por cento kkkkkk faz-me rir.
Militante de rede social? Deve ser um revoltadinho seguidor do Carlixo. Em que ponto chegamos de tamanha ignorância.
Francisco, além de idiota, tomo a liberdade de dizer alienado, sonso, ideólogo, mimizento e mal intencionado
O jornalista em questão foi homenageado com o título de cidadão honorário proposto por políticos do PT.. precisa falar mais alguma coisa?
deixa quieto, o comentário do camarada é todo com viés esquerdista, será que perdeu alguma mamata. kkkkkkk