Ministro da Economia, Paulo Guedes (D), ontem (16/12) ao lado do presidente Jair Bolsonaro durante a cúpula virtual dos presidentes dos países do Mercosul - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na falta de assunto positivo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, requentou café ralo de ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esse é o chamado “clube dos países ricos”. Mas, o próprio ministro sabe que o país descumpre princípios básicos econômicos, no combate à corrupção, científicos, ambientais e sociais para ser avaliado.
O Governo Bolsonaro tem atitudes sofríveis para o espelho da OCDE. Todavia, Guedes diz amém, por apego ao cargo. Por isso, então, na quarta (16/12), preferiu distrair jornalistas com abobrinhas. Portando, encheu barrigas vazias com lereias de sempre na agricultura e Amazônia.
Os editores dos jornais, rádios, TVs e sites de notícias, pelo visto, ficaram satisfeitos. Pois, publicaram relatórios e vastos declaratórios. Nada questionaram. Portanto, repassaram tudo como sagradas verdades.
Guedes, então, vomitou que o Governo Bolsonaro “cumpre” 94 das 245 condicionantes exigidas pelo “clube”. Jornalistas não confrontaram o ministro com um checklist de verdades. O ministro, muito à vontade, jogou alpiste aos trouxas. Assim sendo, fez festa com divagações para o agronegócio, Bolsa Família e adereços, além das consagradas mentiras sobre a Amazônica. Ou seja, pautou o que quis, apoiado no tal “Relatório Econômico Brasil 2020”, da OCDE.
Seguindo o chefe, Paulo Guedes evitou, portanto, as flores murchas dos jardins do Alvorada, Planalto, Praça dos Três Poderes e Executivos e Legislativo nos Estados (principalmente capitais). Ou seja, não falou da corrupção. Mas, também, nem foi importunado.
Mas, o ministro da Economia sabe, muito bem, que, mantida a tolerância à corrupção, o Brasil nunca entrará solene, pela porta da frente, na OCDE. Só com o impossível: por exemplo, se aberta uma porteira de fundos, para ‘passar a aboiada’ (países) da corrupção.
Ou seja, a Organização teria de abandona seus princípios.
“Reforço que o Brasil está pronto para ingressar na OCDE” (sic), Paulo Guedes. Fala sério, ministro!
Alguns aspectos chamam atenção na Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas da holding Alpargatas S.A. realizada…
Quase todo dia, um nome se assanha para ser candidato a governador ou a presidente,…
O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), um dos maiores prêmios em Minas Gerais, está…
Sem partido e sem equipe, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil se lançou, na…
O técnico do futebol europeu mega campeão Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegará daqui a…
O Brasil continua pequeno, brasilzinho, no cenário internacional. Será que o Ministério das Relações Exteriores,…
Ver Comentários
Ler jornal comunista é uma merda. Por que ,você jornalista desta matéria, não vai morar em Cuba?
Legal que isso é o único argumento a qualquer crítica do governo, "vai pra cuba", foi a msm coisa se critica-se governos de esquerda, e agora de direita; para de ser estúpido, não apenas por si mesmo, mas por seu país que tu tanto ama mas não busca melhorar. Ter político de estimação é o pior erro que nossa população faz.