Caio Induscar vende à Angola ônibus com barreira sanitária

Caio embarca para Angola 132 ônibus urbanos - Foto: Asperbras/Divulgação

A Caio Induscar, de Botucatu (SP), exportará 132 ônibus urbanos para o Grupo Asperbras, de Angola. Os coletivos, modelo Apache VIP, estão equipados com “Caio Protect”, isto é, kits de proteção aos motoristas e cobradores. Esses kits formam barreiras sanitárias. A Caio desenvolveu, portanto, como suporte em ações de contenção da (Covid-19).

O cliente africano receberá os primeiros lotes ainda neste mês, informou na sexta (06/11). A Asperbras fez a encomenda dentro do Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP).

O kit de apoio à segurança biológica desenvolvido pela Caio é feito de vidro. O propósito, então, é criar ambiente isolado.

Características

Os veículos terão capacidade para 65 passageiros. Todos contam itens de apoio à mobilidade inclusiva. Entre estes itens, por exemplo: poltronas reservadas a pessoas com mobilidade reduzida, PcD e idosos, e degrau escamoteável acesso.

Caio citou que os ônibus são equipamentos de ar-condicionado, sistema informação eletrônica de itinerários. Além disso, sistema de bilhetagem eletrônica, definido pelo cliente em conjunto com a Caio.

Destacou que os ônibus são equipados com portas tipo fole, acionamento eletropneumático e bloqueadores. Os bloqueadores, portanto, evitam a abertura inesperada durante o trajeto.

VWCO e Marcopolo

O Grupo Asperbras é, há dez anos, representante oficial da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), em Angola.

Em junho, dentro do TURP, a empresa adquiriu 130 coletivos da VWCO, montados em carroceria Marcopolo Torino. A exemplo da Caio, estes, também, com barreira sanitária, o “Marcopolo BioSafe”.

O TURP é um projeto do Governo de Angola para modernização do setor. Portanto, gerenciado pelo Ministério dos Transportes.

Caio não revela valor

Mas, nem a Caio nem a VWCO informaram os valores de seus contratos. Todavia, pode-se comparar com o modelo concorrente da BepoBus Cytta, o urbano 17230. Em 2019, no lançamento, o modelo 2020, com ar condicionado e chassi VW, custava ao redor de R$ 430 mil.

MATÉRIA RELACIONADA:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.