Carlos Drummond de Andrade, o poeta do mundo

  • por | publicado: 31/10/2021 - 09:35 | atualizado: 3/11/2021 - 10:59

O itabirano Carlos Drummond de Andrade foi maior poeta da literatura brasileira no século XX - Fotos: Editora Companhia das Letras/Divulgação

O poeta Carlos Drummond de Andrade completaria neste domingo (31/10) 119 anos. Nasceu em 1902, em Itabira (Itabira do Mato Dentro), no interior de Minas Gerais.

Saiu para ganhar o mundo da literatura e nunca mais voltou. Não testemunhou, então, a agonia e morte lenta do Pico do Cauê. Assistiu, distante, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), hoje Vale, levar para longe, e transformar em bilhões de dólares. Ou seja, pedaços de suas inspirações virarem papéis puxando índices em Bolsa de Valores.

O poeta Carlos Drummond e Rio se amavam – Foto: Redes Sociais

Morou no Rio de Janeiro, cidade que adotou, no início dos anos da década de 1930, para seguir funcionário público. O poeta também foi um amante da vida carioca. A Praia de Copacabana era uma paixão eterna. Morreu, no Rio, em 17 de agosto de 1987.

Carlos Drummond retratou o país

As poesias e as crônicas – cotidiano e os amores pensados – de Drummond eram encontros permanentes com os brasileiros.

Carlos Drummond de Andrade

Nas páginas do Jornal do Brasil, mais importante diário carioca no século passado, as colunas do poeta espelhavam o Brasil da época. O jornal comemorava, sempre, a relevância do poeta, como prova o Caderno especial: “DRUMMOND – 80 ANOS“. Foi assim até ele se despedir, em 29/09/1984. AQUI a última coluna no Caderno B, do JB.

Carlos Drummond de Andrade

Em Itabira

Itabira, a Prefeitura, abriu calendário de homenagens, neste mês. Entretanto, acanhando para a importância do filho ilustre. Não cabem culpas das restrições contra a pandemia da Covid-19, pois, o mundo digital está aí rompendo barreiras.

Dia da Poesia

Hoje, por decreto, de 2015, da ex-presidente Dilma Rousseff, é, também, o Dia Nacional da Poesia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments