A aquisição, por R$ 1,953 bilhão, de fatia da rede Makro Atacadista S.A. pelo Grupo Carrefour, no domingo (16/02), não será absorvida facilmente pelos supermercados de Minas Gerais. E há motivos. Em 10 de outubro, o grupo francês, sem desembolso para as partes, passou 17 lojas da Região Metropolitana de Belo Horizonte para o Super Nosso administrar. Em até um ano, haverá troca de bandeiras.
No dia 15 de janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação Carrefour-Super Nosso. Um mês depois, o Grupo Francês foi às compras no Makro. Desta vez, porém, gastou o suficiente para engolir o parceiro de Minas, se desejasse.
- RELEMBRE O CASO:
- Carrefour Bairro vira Super Nosso na RM de Belo Horizonte
O Grupo Carrefour Brasil fisgou 30 lojas do atacadista Makro – a rede opera 70 lojas. Mas, incluiu em mesmo pacote 14 postos de revenda de combustíveis. Os pontos usarão bandeira Atacadão S.A. Em, 2019, nas mãos do Makro, teriam faturado R$ 2,8 bilhões, conforme comunicado à B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Carrefour quer crescer 60% nas novas lojas
Naqueles pontos, o Carrefour pretende turbinar as vendas acima de 60%. Essa é a meta revelada pelo vice-presidente de Finanças e diretor de Relações com Investidores do Atacadão, Sébastien Durchon, quem assinou as nota ao mercado financeiro. No ano passado, contando com as vendas de gasolina, o Grupo Carrefour faturou no Brasil R$ 62,220 bilhões (sem gasolina, R$ 59,377 bilhões), crescimento de 10,4%.
Setor em Minas ficou vendido
Os pontos transferidos pelo Makro cobrem 16 estados (RJ, PR, GO, BA, PE, CE, MT, AL, SC, RS, SE, PA, AM, PB e TO) e o Distrito Federal. Das 30 lojas, 22 são próprias e oito alugadas.
É aqui, portanto, que reside a preocupação para os supermercados de Minas. Sete das lojas que o Carrefour assumirá estão no Estado do Rio, e oito na Região Nordeste. Assim sendo, os franceses se consolidarão nos dois mercados. São Paulo é fava contada há tempos. No meio do caminho, portanto, sobra Minas.
Assim, não será surpresa alguma se o Carrefour, de repente, estacionar seu caixa na praça de Minas em busca de ativos de ocasião.
O Atacadão, até então, 187 lojas no país. O prazo de transferência da marca nas lojas adquiridas poderá levar um ano também.
Por sua vez, o presidente do Conselho do Carrefour, Alexandre Bompard, lembra que o último salto significativo do grupo foi em 2007, a compra da rede Atacadão.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
O Carrefour não vai ampliar o Atacadão na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pois já dispõe das lojas que lhe interessa – Betim, Uberaba, Governador Valadares, Uberlândia, Juiz de Fora e Contagem, o atacado em São Joaquim de Bicas, e as de varejo que conhecemos. E o Makro está provando que o Brasil NÃO ESTÁ DANDO CERTO COM ESSE DESGOVERNO.
No governo passado o Brasil deu super certo. kkkkkkkkkkkkkkkk
Você vive de passado? O passado passou.
Passado não é o agora. E o agora NÃO ESTÁ DANDO CERTO.
Bom Mesmo era no tempo dos PTrálias e do Luladrão, E não podemos esquecer da Dilmanta e seus discursos. kkkkkkkkk.
Se era bom lá no tempo dos PTrálias e do Luladrão, eu não sei. Acho que não. Não era bom lá atrás, e não está sendo bom agora. Como eu não vivo no passado, eu vivo no presente e infelizmente o presente é Jair Bolsonaro, eu posso afirmar que AGORA MESMO, o país NÃO ESTÁ DANDO CERTO.