Empresas de ônibus incluem os animais em atos solidários

  • por | publicado: 2/09/2019 - 18:15 | atualizado: 3/09/2019 - 00:10

Ônibus da Cometa transportou médicos até lugarejos carentes próximas do traçado do Rally dos Sertões - Foto: Divulgação/Cometa

Empresas de ônibus de São Paulo e Rio de Janeiro dão exemplos solidariedade com as pessoas carentes e às iniciativas em defesa dos animais de rua. O portal “Diário do Transporte” relata atitudes corporativas com foco nas pessoas de áreas pobres do interior país e necessitadas nas cidades. Mostra também campanha pelo acolhimento de animais abandonados.

Em ônibus da Cometa, médicos no Rally

Nas trilhas do Rally dos Sertões 2019, a Viação Cometa (Grupo JCA) incorporou dois ônibus especiais para o transporte de médicos até dez comunidades carentes que margeiam o trajeto da prova. O rally começou dia 23, em Campo Grande (MS) e foi encerrado ontem (01), em Aquiraz (CE), percurso de 4.700 km. Os ônibus – um leito-cama de dois andares e um micro – alojaram médicos do projeto “S.A.S – Saúde Alegria Sertões”. O S.A.S existe desde 2013 e leva atendimento aos lugarejos junto ao percurso. O diretor de marketing do Grupo JCA, Rodrigo Trevizan, disse que a empresa atuou para oferecer melhores condições de transporte e segurança aos profissionais de saúde.

SBCTrans e as tampinhas pet pela adoção

Em São Bernardo do Campo (SP), a SBCTrans, operadora do transporte coletivo urbano, arrecada tampinhas plásticas (todo tipo) para ajudar animais em situação de risco. Bem diferente a atitude noticiada na cidade mineira de Ibiá, no Alto Paranaíba, onde há extermínio de cães 21 e gatos de rua por envenenamento. A campanha da SBCTrans é suporte ao “Projeto Amor de Pet”, que resgata de animais em situação de risco e prepara a posterior adoção. A meta da campanha “Tampa Pet” é atingir 500 kg de tampinhas até o final de 2019. Elas serão vendidas às empresas de reciclagem e o recurso aplicado nessa atividade solidária. A diretora-executiva da SBCTrans, Milena Braga Romano, diz que a empresa fará campanha com banners e redes sociais e montará pontos de coletas nas empresas do grupo. A estatal municipal opera 400 ônibus em “contrato emergencial” em São Bernardo do Campo.

Setranspetro recolhe agasalhos

No Estado do Rio, em Petrópolis, a campanha “Doe sorrisos”, realizada desde  2017 e apoiada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) e associadas, arrecadou 2,5 mil peças de roupas. As empresas envolvidas mantiveram, de maio a julho, pontos de recebimento das doações nas garagens, terminais e sede do sindicato para roupas de frio. As peças foram destinadas aos sanatórios, instituições de caridade e instituições religiosas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.