Funed e UFMG firmam parceria na vacina contra Covid-19

  • por | publicado: 08/07/2022 - 06:17 | atualizado: 11/07/2022 - 09:12

UFMG, em parceria com a Fiocruz, avançou na produção da vacina. Em 2021, por exemplo, as entidades solicitaram à Anvisa autorização para testes em humanos com a vacina Spin-TEC (foto) - Créditos das Imagens: Lucas Tunes e Samuel do Vale/Reprodução TV UFMG/ Gov. Federal

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Governo de Minas Gerais, agora é oficialmente parte no projeto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a produção de vacina nacional contra Covid-19. Pelo termo firmado entre as partes, trata-se de empenho verticalizado, ou seja, em todas fases da pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I).

A UFMG, então, abre as portas ao ingresso da Funed no projeto “Desenvolvimento e produção de vacina para Covid-19 SpiN-Tec UFMG MCTI com tecnologia de proteína recombinante”. Não foi estipulado valor. Mas, terá vigência de quatro anos (48 meses), a contar do dia 1º deste mês.

Cabe, entretanto, destacar que vacina contra Covid-19 com “proteínas recombinantes”, grupo da SpiN-TEC, não é fato no país. Além disso, a própria UFMG avançou nela.

MATÉRIA RELACIONADA:

UFMG desenvolve sete vacinas contra Covid-19

Funed e UFMG receberam recursos do Governo de Minas Gerais

Laboratórios da UFMG estão na Rede do MCTI de produção de vacina contra Covid-19

A partir do laboratório do Centro de Tecnologia em Vacinas (CTVacinas), a UFMG e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) protocolaram, em agosto de 2021, pedido de autorização na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização das primeiras fases de “testes clínicos” em humanos. O CTVacinas recebe recursos via RedeVírus/MCTI.

Em julho do ano passado, o Governo de Minas anunciou a liberação de R$ 28 milhões para os laboratórios da Funed. Esse aporte visava, portanto, a parceria formalizada agora com a UFMG. A universidade também recebeu recursos da administração estadual mineira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments