GloboNews reage à CNN Brasil até em ponto de ônibus

  • por | publicado: 5/03/2020 - 16:10 | atualizado: 7/03/2020 - 10:53

GloboNews leva mensagem para rua, anunciando que valorizará o "debate". O anúncio, em ponto de ônibus , no bairro de Lourdes, Zona Sul de Belo Horizonte, é uma reação à chegada da CNN Brasil, dia 15 - Foto: ALÉM DO FATO

Como se diz na gíria, o Sistema Globo de Comunicação reage à estreia, CNN Brasil, dia 15 próximo, atirando para todos os lados. A nova emissora fechada, Canal 577, terá sede na Avenida Paulista, em São Paulo. A emissora pertence à Novus Mídia S.A. e é licenciada da rede CNN, dos Estados Unidos.

Os sócios da Novus são o empreiteiro e banqueiro Rubens Menin Teixeira de Souza, e o jornalista Douglas Tavolaro de Oliveira – ex-diretor de Jornalismo e vice-presidente da TV Record. Menin, além de investidor, é o presidente. O jornalista foi executivo poderoso de Comunicação do Grupo Recorde e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), empresário Edir Macedo. Trabalhou 14 anos na emissora. Assim como na Record, na CNN Brasil responderá pelo Jornalismo.

Abaixo dos sócios, o cargo executivo mais importante será da engenheira Jercineide Pires de Castro, de Diretoria Financeira.

Em janeiro de 2019, o jornalista Douglas Tavolaro (2º à esquerda) e Rubens Menin (1º à direita) estiveram com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Também na foto deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) – Foto: Presidência da República/Divulgação.

Menin e Tavolaro foram ao Planalto

Na primeira quinzena do mandato, o presidente Jair Bolsonaro recebeu (18/01/2019) Menin e Tavolaro. Foi, portanto, o comunicado oficial ao novo governo das metas da emissora. Pelo menos com o ex-diretor da TV Record, principal concorrente da TV Globo, Bolsonaro tinha afinidade, pois, Macedo o apoiou nas eleições de 2018. Menin é sócio-fundador (continua dono) de várias empresas, com destaque para a construtora MRV Engenharia (Brasil e EUA) e o Banco Inter.

A Novus declarou, no início das atividades, 03/12/2018, um capital social inicial de R$ 500 mil. No cadastro de “Atividade Econômica” junto à Receita listava 18 áreas, sendo “Programadora” a “atividade primária”. Entre as 17 “secundárias”, estão: produção cinematográfica (e programas de televisão), edição de livros, portais, agência de publicidade, marketing direto, consultoria em publicidade, gestão de ativos intangíveis não financeiros e sociedade de participação (mas exclui atuação como holding).

A CNN Brasil fará festa para os mercados publicitário e da comunicação no dia 9, em São Paulo – Foto: Reprodução/Divulgação CNN Brasil

Caras conhecidas do Sistema Globo

De lá para cá, a organização da equipe de profissionais da CNN Brasil se deu em cima dos quadros e/ou demitidos das outras emissoras, principalmente jornalistas. Aquela que será a principal concorrente entre os canais fechados, a GloboNews, perdeu muitos nomes. Porém, a TV Globo, canal aberto, bem mais.

Há pouco tempo, a GloboNews reagiu e refez boa parte da grade de programação. Mas, se mostrou tímida. Agora, todavia, resolveu mostrar a cara na rua. Em Belo Horizonte, por exemplo, uma dessas reações é vista em outdoor de abrigo em ponto de ônibus (foto do alto), em Lourdes, bairro nobre da Zona Sul.

A CNN Brasil revelou que pretende ter cerca de 700 profissionais no país, Argentina, Estados Unidos e Europa (Londres). Como a maioria dos jornalistas teve passagens pelas Redações da TV Globo e GloboNews, a CNN Brasil precisará se esforçar para não ficar tudo parecido: não parecer uma CNN Brasil da GloboNews.

Festa para mercado publicitário

Na próxima segunda-feira (09/03), a emissora de Menin e Tavolaro fará a festa de apresentação. O evento será exclusivo para profissionais dos mercados de publicidade e da comunicação. Porém, sem muitas novidades, pois, os envolvidos no projeto da CNN Brasil são bem conhecidos dos convidados.

No mais, é desejar excelente estreia à CNN Brasil. E que, da esperada disputa por espaços, vença o telespectador. Este, anda sedento por um bom telejornalismo e programação que promova a inteligência.

CNN BRASIL PEDE CORREÇÃO – Um representante da Assessoria de Comunicação da CNN Brasil fez contato neste sábado (07/03)com ALÉM DO FATO e negou laço familiar do jornalista Douglas Tavolaro com Edir Macedo. Essa relação é veiculada, ao menos, desde 2013 em notas e reportagens de sites e portais de jornais, revistas (inclusive a “Revista Fórum”) e universidades. As citações sobrinho e tio foram, então, retiradas do texto.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments