A sueca Volvo Trucks iniciou testes de campo com caminhões elétricos pesados em áreas da construção civil. Nota da montadora, no Brasil, desta terça (20/10), revela que dois modelos 100% elétricos, o FM e o FMX, foram entregues à Swerock.
A Swerock, do Grupo Peab, lidera no fornecimento de materiais e serviços na construção civil da Escandinávia – 360 pedreiras e 60 usinas de concreto. O Peab emprega 17 mil pessoas e regista receita líquida de SEK 56 bilhões – 1 coroa sueca igual a € 0,097, em 20/10/2020.
A fase de testes da categoria de elétricos da Volvo, portanto, será de imediato ao início da produção em série dos caminhões elétricos semipesados. Estes, todavia, configurados para o transporte urbano e coleta de resíduos
Volvo checará desempenhos
O Volvo FM recebeu uma betoneira e fará entrega de concreto. Por sua vez, o FMX foi equipado com guindaste. Este equipamento irá para construção e obras de infraestrutura, mas apenas em centros urbanos.
A gerente de Negócios de Eletromobilidade da Volvo Trucks, Ebba Bergbom Wallin, esclareceu que os testes focarão, por exemplo, desempenho do trem de força elétrico e sistema de recarga das baterias.
Ambev encomenda à VW
Na sexta (16/10), Ambev e a Traton, braço da Volkswagen AG, confirmaram a encomenda de 100 caminhões elétricos pela cervejaria. Ambev terá frota de 1.660 unidades elétricas, até 2023.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.