AMM pede socorro a Bolsonaro pelos municípios mineiros contra Covid

  • por | publicado: 21/03/2021 - 08:15 | atualizado: 20/03/2021 - 23:15

Julvan Lacerda, presidente da AMM, faz a defesa dos municípios em nome dos prefeitos, foto Flávia Bernardo/ALMG

Em tom dramático e de forte apelo, a Associação Mineira dos Municípios (AMM) enviou ofício ao governo Bolsonaro para socorrer os 853 prefeitos mineiros no combate à Covid-19. O presidente da entidade, Julvan Lacerda, adverte para o agravamento da pandemia.

“É inaceitável assistirmos brasileiros e brasileiras em total desespero e morrendo por afogamento no seco ou que, conscientes, fiquem em deplorável situação de intubação em, muitas vezes, interminável permanência hospitalar”, apontou Julvan.

Na mensagem, adianta que prefeitas e prefeitos mineiros reivindicam emergencial solução pelo governo federal para que Minas Gerais não viva os horrores presenciados recentemente em Manaus.

Congresso Nacional acionado também

Além de Bolsonaro e do Ministério da Saúde, a AMM dirigiu o mesmo apelo ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM). E mais, ao líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados, Diego Andrade, e ao presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi.

Leia abaixo o documento na íntegra ou AQUI

FALTA DE OXIGÊNIO E MEDICAMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

“A grave situação que enfrentamos, com o aumento assustador de contaminados com o coronavírus e da demanda hospitalar, indica um cenário ainda mais trágico com eminente falta de oxigênio e medicamentos para sedação de pacientes intubados. São inúmeros os registros, em todas as regiões do Brasil, da escassez e falta desses insumos essenciais no combate ao coronavírus e Minas Gerais não foge à regra.

Nesse contexto, dentro da realidade específica do nosso estado, com o maior número de municípios do país (853), a Associação Mineira de Municípios (AMM) encaminhou ofício nessa quinta-feira (18), ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; ao líder da bancada mineira na Câmara, deputado Diego Andrade; e ao presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, contextualizando a crítica situação e solicitando que intercedam no Ministério da Saúde para que seja priorizada a liberação de recursos de emendas parlamentares destinados aos fundos municipais de saúde.

Já nessa sexta-feira (19), a AMM enviou ofícios ao presidente da República e ao Ministério da Saúde, ratificando o estado de extrema emergência que estamos passando e pedindo soluções imediatas para suprir essas carências, reforçando a aquisição de insumos e medicamentos e o envio aos municípios.

É inaceitável assistirmos brasileiros e brasileiras em total desespero e morrendo por afogamento no seco ou que, conscientes, fiquem em deplorável situação de intubação em, muitas vezes, interminável permanência hospitalar.

Sendo assim, prefeitas e prefeitos mineiros reivindicam emergencial solução pelo governo federal para que Minas Gerais não viva os horrores presenciados recentemente em Manaus (AM)”.

Belo Horizonte, 19 de março de 2021.

Associação Mineira de Municípios

LEIA MAIS: Exército contratará UTIs aéreas para o Sul. Covid?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments