Contra insensatez de Bolsonaro e silêncio de Zema, Assembleia pode tornar vacina obrigatória

André Quintão pode ser o petista escolhido para ser o vice de Kalil, foto William Dias/ALMG

Um deputado estadual quer tornar a vacina obrigatória para curar, além da Covid-19, a insensatez de Bolsonaro e o silêncio de Zema. Após criticar, sem contrapontos, os arroubos do presidente, na Assembleia, o deputado André Quintão (PT) apresentou projeto que torna obrigatória a vacina em Minas. “Se o Governo federal não quiser adquirir a vacina, que repasse os recursos para os Estados comprarem”, disse ele, na quinta (22), quando tomou a iniciativa.

Por conta da eventual origem da vacina Coronavac, Bolsonaro adiantou, na quarta (20), que o governo não a compraria. A vacina é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Para Bolsonaro, os chineses são comunistas e inimigos de seu amigo Tio Sam.

E mais, o laboratório chinês fez parceria com o instituto paulista, com as bençãos do rival político dele, o governador João Doria Jr. (PSDB). Por conta dessa equivocada visão política, o presidente do Brasil quer afetar a saúde dos brasileiros.

“Onde está a voz de Minas?”

Para André Quintão, além de insensata, a postura de Bolsonaro é “absurda”, pois atenta contra a vida humana e contra a ciência. O deputado também julgou estranho o silêncio de Romeu Zema (Novo) diante das declarações do presidente. E lembrou que governadores de outros estados do Brasil manifestaram sua desaprovação ao anúncio de Bolsonaro.

“Estranha muito o silêncio do governador depois do pronunciamento do presidente Bolsonaro contra a ciência, a saúde e contra a vida humana. Onde está a voz de Minas?”, questionou ele.

Calendário de imunizações

Em seu projeto, Quintão inclui a vacina contra Covid-19 no calendário estadual de imunizações. O objetivo é que, independentemente das “atrocidades” do presidente, Minas tenha como meta a vacinação universal quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovar. Caso o Governo federal não a disponibilize por ser chinesa, como o presidente declarou, o Estado terá que se mobilizar para garantir os recursos e logística necessários.

O deputado destacou que o que mais as pessoas esperam hoje é o desenvolvimento, a comprovação científica e o acesso à vacina, para que se sintam mais protegidas. “E para que a economia possa ser retomada em sua plenitude e as redes de educação voltem a ter o funcionamento normal”, afirmou Quintão.

LEIA MAIS: As duas crises que afetam o Brasil: coronavírus e presidente Jair Bolsonaro

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Henrique Brito Gonzaga

Qual a vacina? PTralha idiota e querendo aparecer.

Luiz Carlos

Não sou obrigado a tomar vacina chinesa coisa nenhuma, ainda mas vindo desses PeTralhas que só querem aparecer!!!

Thales Resende

Ué, se a vacina tiver a certificação da ANVISA, tomo. Qual problema?! Tomo a da gripe, tomei a da febre amarela.

Carlos

Cadê a comprovação científica? Se fosse tão boa a China aplicava nos chineses.

Agnaldo Teixeira

Sugiro que a vacina chinesa caso seja obrigatória, que comece aplicando no “Quintão” desse deputado!!

RICARDO DE PAIVA GUIMARAES

Que texto lixo… Foi o estagiário né? A vachina não tem comprovação científica, não foi aprovada pela ANVISA e não está autorizada pelo MS…. Quando tiver comprovação ela será adquirida o que não pode é obrigar a tomar, quem toma estará imunizado e pronto! PTista sempre querendo impor as coisas…. Deve ser doença! de caráter…

Antônio Sette

baa-baa-caa…

Antônio Sette

Mais um idiota TOTALITÁRIO.

lukas

Era só o que faltava, Bolsonarista argumentando usando a ciência agora,
hipocrisia do caralho isso viu, os caras passam a pandemia toda
defendendo a Hidroxicloroquina que não tem uma pesquisa relevante com
credibilidade confirmando eficácia, mas agora querem usar a ciência pra
vacina? Será que leram os protocolos e os artigos sobre desenvolvimento
das vacinas pelo menos?

lukas

Se querem reclamar ou falar mal da China e da vacina chinesa, que pelo menos reclamem sem usarem celulares, televisões e computadores produzidos na China.

zeroing

Isso seria ideal mas há décadas que o governo insiste em não taxar produtos da China, como resultado já perdemos boa parte da indústria têxtil, da eletrônica e praticamente toda indústria de aço para eles(e muitas outras).

zeroing

Da onde vier a vacina não importa, o que importa é se ela é segura. Isso nenhuma vacina atual é comprovadamente.